A importância de passeios com cães

A importância de passeios com cães

Os passeios com cães são bons não apenas para a saúde de seu fiel amigo, mas também para sua relação com ele. Veja:

Mais do que um simples passeio por um parque ou praia, levar seu cachorro de estimação para passear melhora a qualidade de vida dele — e a sua. Muitos donos de cães não entendem que levar o cão para passear é um ato que diz muito sobre a relação entre eles. Alguns se escondem em desculpas como “falta de tempo”, “meu quintal é grande para ele” ou que “tenho medo dele não se comportar”, mas isso não justifica, já que levar o cão para passear não se resume em apenas sair com ele.

Uma das peculiaridades dos cães é desbravar o ambiente ao redor. É interessante sim que o dono tenha um quintal grande o suficiente para ele correr, brincar, vigiar, porém, ainda assim será um espaço limitado. Alguns cães respondem a agonia de ficarem presos com um comportamento inadequado, rasgando panos e sofás, mastigando móveis, urinando em locais impróprios e etc. Eles têm uma energia inesgotável e dar uma volta pode ser necessário para ele liberar o que está acumulado.

O cão também tem sentimentos. Ele sente o amor do dono, assim como o desprezo. Ele chama atenção como uma criança pequena. Se não dá pra sair com ele sempre, então dedique ao menos alguns dias da semana para fazer isso. Você sentirá o comportamento dele diferente. Outra questão que será resolvida é na hora do cão ser levado ao veterinário ou à casa de alguém. Se ele não tem o costume de sair, o mundo afora parecerá sempre ameaçador. Daí ele vai chorar, correr e fugir para não ser capturado para outro lado do portão do dono.

O ato também vai ajudar na socialização do cão. Quando não vê muitas pessoas diferentes, é natural que qualquer estranho pareça uma ameaça. Passeando com frequência, o cachorro vai ter uma reação diferente quando vê algum convidado seu em sua casa. Um cachorro anti-social, além de ser chato, ficar latindo, rosnando para pessoas conhecidas suas, pode até ser uma ameaça real.

A saúde também é uma questão que será devidamente tratada com o passeio do cão. Fazendo exercícios, ele manterá o corpo em movimento, gastando a gordura que acumulou no dia. Não é difícil ver casos de cachorros acima do peso ou com doenças nas articulações por falta de movimento. Nem precisa mencionar que o dono também será recompensado com o exercício físico da caminhada ao lado do companheiro de quatro patas. Passear com ele também aumentará o vínculo entre vocês e com outras pessoas que fazem o mesmo. Muitas amizades e amores nascem de passeios descompromissados com cães —  e muitas relações do seu convívio, não chegam nem perto do nível da sua relação com seu cão.

Então é se preparar, encoleirar o fiel amigo e curtir essa amizade!

Com informações:
Web Animal

× Como posso te ajudar?