5 passos para adotar a atitude mental correta para ter sucesso

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela psicóloga de Stanford Carol Dweck e seus colaboradores, o melhor preditor do sucesso na vida não é a inteligência, a disposição para correr riscos, ou a criatividade, como muitos podem pensar; é a atitude mental.

A autora, em seu website, lista 5 passos que ajudam as pessoas a adotar essa atitude mental, que leva ao sucesso. Esses passos são os seguintes:

1. Pense na sua atitude mental como uma voz interior

Todos nós falamos com nós mesmos, na privacidade da nossa mente. Ao enfrentarmos um desafio, é comum dizermos para nós mesmos: “Será que eu serei capaz de vencer este desafio”? “Será que eu tenho o talento necessário”?

Se você flagrar a sua voz interior lhe dizendo coisas assim, você precisa reagir e sair fora desse estado mental fixo, que mina o seu potencial para ter sucesso.

2. Escolha crescer

Segundo Dweck, quando você identificar pensamentos interiores como os mencionados no item anterior, você deve interpreta-los com uma atitude mental de crescimento, como sinais de que você precisa melhorar as suas estratégias e esforços, revisar a sua disposição para se esforçar mais e melhorar as suas capacidades.

3. Responda de maneira petulante

Quando a sua voz interior disser “Você tem certeza que é capaz”?, ou, “Talvez você não tenha talento suficiente”, você deve responder a si próprio “Talvez eu não seja capaz de fazer isto agora, mas, certamente, com um pouco de tempo de esforço, eu posso aprender”. Ou, quando a sua voz interior disser “E se eu falhar”?, você deve responder a si próprio “Muitas pessoas de sucesso já falharam uma vez ou outra, e daí”?

4. Aja

Você não apenas deve mudar a sua atitude mental, com já viu nos itens anteriores, como também deve, além de mudar a sua atitude mental, deve agir e praticar o que está pregando a si mesmo.

5. Comece a usar a palavra ‘ainda’

Como um quinto passo bonificado, Carol explica neste vídeo, quando você fizer a si mesmo uma objeção, responda essa objeção acrescentando a palavra ‘ainda’. Exemplo: “Eu não sou capaz de fazer isto” deve se tornar “Eu ‘ainda’ não sou capaz de fazer isto”. Esse exercício é especificamente mais eficaz para estudantes.

Você gostou deste post? Você conversa com você mesmo na privacidade da sua mente? Como é essa conversa? Você tem uma atitude mental de crescimento? E, se você a tiver, você age de acordo com ela? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações: Inc.com

Creative Commons Imagem: Creative Ignition

Os comentários estão fechados.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?