4 maneiras para alavancar o negócio food service em 2019

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Para proprietários e gestores de estabelecimentos no segmento de food services, 2019 ainda promete ser o ano em que será possível deixar para traz os problemas gerados pela crise financeira e outras intempéries que assolaram o país, como a greve dos caminhoneiros.

Ainda que existam muitos desafios a serem superados, alguns dados elevam o otimismo do setor. Segundo o Instituto de Food Service Brasil, o segmento deve atingir um faturamento de R$ 60 bilhões, atendendo 80 milhões de consumidores.

Os números são de fato animadores, no entanto, como já citado, ainda será preciso superar os desafios que cercam o negócio. São consumidores exigentes, em busca de novas experiências e a concorrência ampliada com conveniência oferecida pelos aplicativos de delivery e as opções Grab and Go em supermercados e padarias.

Para contribuir com a modernização do seu negócio e aumentar a satisfação dos clientes, reunimos quatro propostas mais atraentes para serem aplicadas em estabelecimentos food service.

1) Seja uma experiência para os clientes

Os novos consumidores estão cada vez mais exigentes, e quando se trata de alimentação, esta nova geração de potenciais clientes busca mais do que apenas uma refeição confiável. É preciso oferecer uma experiência gastronômica agradável e interessante.

Na busca pela satisfação, os consumidores de modo geral  estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência de compra. Por esta razão, encantar os clientes pode ser uma das melhores maneiras para melhorar os resultados do negócio.

O atendimento ao cliente é de grande importância para o negócio, pois, a maior parte dos consumidores que não retornam à um estabelecimento aponta o atendimento como principal insatisfação.

Para melhorar o processo de atendimento, muitas organizações passaram a investir em tecnologias que garantem mais agilidade e conforto, melhorando a experiência do cliente com a marca, desde a realização do pedido até o recebimento da conta.

2) Desenvolva propostas de valor a marca

A maneira como muitos consumidores se colocam diante às transformações na sociedade mudou também a maneira como estes enxergam as responsabilidades sociais de cada indivíduo e empresa.  Portanto, é preciso convencer os seus clientes que o seu negócio está atento a voz da rua.

Há diversas maneiras de agregar valor a sua marca, desde a transparência com os fornecedores, a diminuição dos impactos ambientais através da reutilização da água e redução do uso de lâmpadas, com o melhor aproveitamento da luz natural no ambiente interno.

Para além do seu negócio, apoiar ou desenvolver ações sociais na comunidade contribuem para mostrar aos clientes que a sua empresa está de fato preocupada com as questões sociais ao redor.

Voltando para dentro da loja, outra forma de agregar mais valor ao seu negócio é oferecer aos clientes atendimento diferenciado ao de seus concorrentes. Para isso é preciso investir na capacitação da equipe, em ambientes ou momentos temáticos e na acessibilidade do estabelecimento.

3) Ofereça opções saudáveis

Trabalhar com pratos saudáveis não significa necessariamente cortar do cardápio opções ricas em açúcares, calorias, glúten, etc. Ao trabalhar a variedade de pratos é possível garantir um ambiente eclético, capaz de atender uma diversidade de consumidores.

E não se engane, o número de consumidores mais conscientes com a alimentação cresce a cada ano. Segundo o Ibope, 14% da população brasileira são adeptos a alimentação sem carne, cerca de 30 milhões de brasileiros.

Para de fato tonar o cardápio mais saudável e assim conquistar os clientes basta optar por produtos orgânicos, incluir bons pratos vegetarianos e informar aos clientes os ingredientes utilizados nos preparos principalmente quando há produtos alérgenos.

4) Trabalhe com ferramentas digitais

No Brasil diversas empresas têm dificuldades para digitalizar e automatizar o seu negócio. No entanto, as inovações digitais atingiram todo tipo de mercado e não seria diferente em relação ao food service.

Quando se trata de serviço de delivery, muitos empreendimentos ainda utilizam apenas a opção por telefone, ignorando os serviços por aplicativos utilizados pela maior parte dos consumidores.

Porém, para melhorar a experiência dos clientes é preciso mais do que apenas estar presente em aplicativos de delivery. Automatizar alguns serviços como a reserva de mesas, pedidos de pratos e até mesmo o pagamento pode tornar o ambiente mais dinâmico e agradável.

Soluções Wesco para a satisfação e bem-estar dos clientes

Tork Xpressnap modelo vertical com capacidade para mil guardanapos
Tork Xpressnap modelo vertical com capacidade para mil guardanapos

Atento ao momento disruptivo no mercado de food service, o gestor pode, por exemplo, levar para o seu estabelecimento propostas para promover as melhores experiências aos seus clientes através do atendimento diferenciado, opções diversificadas em um cardápio digital onde o cliente pode solicitar o prato sem o intermédio do garçom.

Contudo, o momento pode gerar certa frustração quando os clientes tiverem a necessidade de utilizar um guardanapo, mas encontrarem dificuldades para retirar do dispenser apenas a quantidade necessária, ou mesmo não conseguir retirar nenhum do dispositivo.

Para solucionar este problema muito comum no segmento, a Wesco dispõe a linha de dispenser Tork Xpressnap. Desenvolvido para proporcionar mais economia, os dispensers da Tork fornecem apenas um guardanapo por vez, projetando uma redução de 25% no uso de guardanapos, embora os resultados reais muitas vezes mostrem economias de até 40%.

A unidade Tork Xpressnap é totalmente fechada proporcionando mais higiene e permitindo que o cliente toque apenas no guardanapo que irá utilizar. Assim, reduz os resíduos que podem contaminar o produto.

Tork Xpressnap modelo de mesa com capacidade para 250 guardanapos
Tork Xpressnap modelo de mesa com capacidade para 250 guardanapos

O Tork Xpressnap pode ser encontrado no modelo vertical, com capacidade para mil guardanapos ou na versão menos robusta capaz de acomodar 250 guardanapos. Nos dois modelos é possível utilizar o painel transparente para promoções ou publicidade.

Para contribuir com a diminuição do impacto ambiental o dispenser contém guardanapos tork advanced Xpressnap, feitos de material

100% reciclado o produto possui alta capacidade de absorção.

Clique aqui para saber mais sobre o Tork Xpressnap e fazer a sua cotação.

Referências: Instituto Food Service Brasil, G1, Tork

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