Cuidados no Verão: excesso de calor aumenta casos de gastroenterite

Cuidados no Verão: excesso de calor aumenta casos de gastroenterite

As altas temperaturas do verão agradam muitas pessoas, mas também provocam risco para a saúde. Nessa estação do ano é muito comum o aumento dos casos de gastroenterite, doença caracterizada pela inflamação aguda no canal digestivo e tem como principais sintomas náuseas, vômitos, diarreias e febre.

A gastroenterite é uma doença que pode ocorrer em qualquer época do ano, mas ganha força durante o verão devido às temperaturas mais altas que contribuem para proliferação das bactérias nos alimentos. Por esta razão, é preciso tomar medidas para se prevenir da doença, levando em consideração que neste ano está sendo registrado recordes de calor, os cuidados precisam ser redobrados.

As bactérias se proliferam nos alimentos mal conservados, principalmente quando expostos em ambientes muito quentes. Sua infecção pode acontecer através da ingestão de alimentos contaminados, ou pelo contato com pessoas infectadas.

Os sintomas se estendem por até sete dias, em alguns casos, os sinais podem se agravar provocando fraqueza no corpo ou complicações ainda mais sérias devido à desidratação. Gestores precisam estar alertas para evitar a contaminação da sua força de trabalho já que a gastroenterite provoca o absenteísmo daqueles que estão infectados por até uma semana.

Como evitar a contaminação

Entre os cuidados necessários para se prevenir contra a gastroenterite passa pela escolha dos alimentos no dia a dia. É preciso evitar o consumo de produtos  que não se tenha conhecimento sobre a sua origem. Alimentos vendidos na rua, na maioria dos casos, não estão conservados de maneira adequada, estando exposto as condições do clima. Alguns produtos se deterioram com mais facilidade como maionese, comidas com frango ou camarão.

Alimentos naturais como o milho verde cozido também devem ser evitados, já que suas bactérias possuem toxinas resistentes à fervura. Para aqueles que gostam de preparar as próprias refeições, o ideal é levar alimentos e bebidas de casa condicionados em bolsas térmicas com gelo.

Locais com muito fluxo de pessoas também podem oferecer risco de contaminação. Em self-services é comum que as pessoas falem próximos das estufas com os alimentos, além de compartilharem o uso dos talheres que estão em contato com a comida. Bandejões mal higienizados também podem estar contaminados.

Na falta de alternativa, o ideal é buscar fazer as refeições o mais cedo possível, para evitar fazer o consumo de alimentos que estejam expostos nas estufas por um longo período.

Como tratar 

A gastroenterite é uma doença que pode ser transmitida pelas bactérias nos alimentos ou de forma viral através do contato. O portador da doença pode contaminar outras pessoas através da saliva ou pelo contato com as mãos, por isso é muito importante fazer a higienização constantemente.

Os cuidados devem ser redobrados na hora de ir ao banheiro e ao manipular alimentos. A pessoa com disenteria, precisa lavar bem as mãos com água e sabão, apenas utilizar álcool em gel não garante a limpeza, pois alguns microorganismos que causam a diarreia são resistentes ao álcool.

Ao sentir os sintomas, procure um médico e mantenha-se hidratado, ingerindo bastante água ou soro. Não é recomendado o uso de medicamentos para combater os sintomas da doença, pois estes podem levar a retenção de toxinas que precisam ser eliminadas, agravando o caso.

Soluções Wesco para melhorar a higiene do ambiente de trabalho

Para gestores e líderes de equipe a ausência de um único funcionário pode comprometer as metas estabelecidas para o dia ou mesmo para a semana de trabalho. O problema pode ser ainda mais desastroso se outros colaboradores são contaminados pelo mesmo tipo de bactéria ou infectadas pelo mesmo vírus.

Estima-se que as viroses levam a uma perda produtiva superior a R$ 220 bilhões por ano no mundo. Até mesmo competições e campeonatos esportivos podem ser afetados pelas infecções virais, como ocorreu com alguns membros do Vasco da Gama antes de uma partida pela Copa Libertadores, no ano passado. Segundo o clube, atletas e membros da comissão técnica podem ter sido infectados por um enterovírus, o que causou náuseas, vômitos e diarreia nos profissionais.

Por isso é muito importante a realização de campanhas para incentivar a higienização correta das mãos antes das refeições e após o uso do banheiro. E tão importante quanto o incentivo, é a escolha dos produtos ideias para garantir a eficácia da limpeza.

O ambiente físico precisa oferecer condições que aliam conforto, praticidade e segurança para os colaboradores. Manter banheiros preparados para receber de forma confortável e segura todos os funcionários da empresa é, além de afirmar um compromisso assegurado como direito do trabalhador, um diferencial que incentivará os funcionários a se higienizarem, por serem práticos de usar e de boa qualidade, se refletirá na produtividade de todos da empresa.

Veja algumas das soluções Wesco para a higienização periódica que irão contribuir para o bem-estar da sua equipe e para economia da sua empresa:

Dispenser Espuma Sensor

O dispenser Tork Foam Skincare de Elevation Design se encaixa em todos os banheiros e pode ser usado com uma ampla gama de produtos Skincare Tork em garrafas seladas. É fácil de usar e oferece boa higiene das mãos para todos os usuários. O dispenser Elevation tem um design funcional e moderno.

  • Fácil de apertar, botão permite o uso confortável, especialmente para crianças e idosos.
  • Limpeza sem esforço e reabastecimento intuitivo que economizam tempo.

Dispenser Álcool em Gel Sensor

purell_homeO dispenser para álcool em gel Purell com sensor permite que cada acionamento disponibilize apenas 1ml do produto, gerando uma maior autonomia de maior autonomia no acionamento e  economia de produto. Vale lembrar que o uso do álcool gel não substitui a tradicional lavagem das mãos com água e sabão, mas é um indispensável complemento para a total higienização.

  • Elimina 99,9% dos vírus e bactérias;
  • Dispositivo com sensor, mais higiênico e econômico;
  • Não agride a pele;
  • Prevenção e zelo a seus clientes e colaboradores.

Tork Dispenser de Toalha Interfolhada

A linha Tork Elevation é uma gama de dispensers com um design elegante e funcional. Possui uma aparência moderna e se encaixa em praticamente qualquer toalete. O sistema de toalha interfolhada TORK é o mais econômico do mundo, gerando redução comprovada de aproximadamente 30% no consumo de papel.

Conheça a Wesco e descubra o produto ideal para a sua empresa fortalecer o ambiente de trabalho e a relação com o cliente. Clique aqui!

---

Referências: Saúde, G1