4 dicas para garantir a evolução da sua equipe de gerenciamento de facilities

4 dicas para garantir a evolução da sua equipe de gerenciamento de facilities

A força de trabalho de gerenciamento de facilities (Facilities Management, ou FM em inglês) que envelhece rapidamente é como uma fenda ruim na fundação (alicerce) de suas instalações − e continuará aumentando, a menos que você aja agora. Com uma idade média de 49 anos, o setor enfrenta a perda de 50% de seus trabalhadores nos próximos cinco a quinze anos (esses dados são dos EUA, mas também podemos observar tendência parecida no Brasil). E "graças" à grande recessão, nem tantos jovens entraram em campo na última década como seria normal de se esperar.

Essa é a má notícia. A boa notícia é que, se você gerenciar facilidades (instalações) comerciais, educacionais ou de saúde, há quatro iniciativas principais que você pode tomar para garantir o sucesso futuro da força de trabalho.

1) Criar um plano de sucessão da força de trabalho

O termo "planejamento de sucessão" é frequentemente associado à preparação para a sucessão da liderança, mas também é um exercício crítico para garantir a viabilidade contínua de sua equipe de gerenciamento de facilities. O planejamento eficaz deve ser:

Baseado em equipes

Pode ser tentador para um gerente sênior de facilities realizar o planejamento de sucessão como um projeto solo, mas é aconselhável envolver subordinados, líderes de outros departamentos e até clientes. Isso permitirá obter uma visão de 360 graus do que as várias funções exigem e como o trabalho pode ser ajustado para melhorar o desempenho e a satisfação dos funcionários.

Focado no futuro

Esses trabalhos que você está projetando provavelmente parecerão muito diferentes em uma década do que são atualmente. As demandas dos prédios inteligentes e tecnicamente avançados de amanhã exigirão um projeto de trabalho que reflita uma base de conhecimentos e habilidades muito diferente da exigida atualmente.

Apoiado por liderança

Por uma questão de autoridade e eficácia, qualquer processo de planejamento de sucessão precisará do apoio e do envolvimento do escalão superior. Isso ajudará a fornecer autoridade para obter participação interdepartamental. Idealmente, também convidará o departamento de gerenciamento de facilities para o ciclo de planejamento de negócios, para que você possa alinhar a estratégia de sucessão da força de trabalho à estratégia geral dos negócios.

2) Cultivar o melhor, iluminar o mais brilhante

A melhor maneira de iniciar qualquer plano de sucessão é descobrir como ajudar seus melhores trabalhadores atuais a ter sucesso. Procure internamente primeiro, não apenas os talentos promissores nas fileiras de gerenciamento de facilities, mas também nos departamentos adjacentes. Você pode identificar habilidades que poderiam ser melhor implantadas e aprimoradas na arena do FM.

Depois de encontrar suas estrelas, estabelecidas e em ascensão, deixe-as brilhar. Recompense e comunique seus sucessos e avanços. Faça deles os rostos de uma cultura atraente no local de trabalho que seja emocionante, voltada para o futuro e conhecida por apoiar tanto o indivíduo quanto a organização.

3) Recrutar com base no potencial futuro, não na experiência passada

Criar uma cultura atraente no local de trabalho ajuda tanto no recrutamento quanto na retenção. Todavia, procurar pessoas com as habilidades existentes pode não ser suficiente ao recrutar a equipe de FM do futuro − e não apenas por causa do tamanho pequeno do grupo de talentos atual mais jovem. Os líderes de recursos humanos recomendam que os gerentes de facilities procurem trabalhadores com potencial de desenvolvimento, a capacidade de adquirir novas habilidades e um forte senso de iniciativa pessoal e adaptabilidade (esta última, para que possam satisfazer necessidades futuras ainda desconhecidas).

4) Orientar para mobilidade ascendente

Se você está considerando os atuais colaboradores mais valiosos que deseja manter ou os novos contratados que espera que cresçam, você não pode esperar que até os mais motivados encontrem crescimento e satisfação por conta própria. Todos os colaboradores precisam de mentores, seja nos vários programas de aprendizagem que começam a aparecer, seja nas relações formais e informais de treinamento em sua organização.

Os mentores podem fornecer conselhos, incentivo, instrução e, o mais importante, um exemplo, uma imagem do que outros podem realizar.

O setor de gerenciamento de facilities supera o desafio

Não há dúvida: a força de trabalho antiga de gerenciamento de facilities representa um grande desafio para praticamente todas as organizações. Entretanto, como gerente de facilities você não está sozinho para enfrentar esses desafios. As escolas de ensino médio estão indo além de sua ênfase exagerada na preparação para a faculdade, para finalmente dar aos jovens a opção de aprender o que antes eram valorizadas como habilidades comerciais (habilidades agora atualizadas para novas necessidades). E as organizações do setor estão montando iniciativas agressivas, como o Programa Global de Força de Trabalho da Fundação IFMA, para oferecer aos jovens educação, treinamento e credenciais específicos em gerenciamento de facilities.

Não há como evitar os fatos do futuro da força de trabalho de FM, mas há muitas maneiras de se preparar. A chave real é começar agora.

Produtos Wesco para ajudar a sua equipe de FM, seja ela jovem ou antiga

Independe da sua equipe de FM ser mais jovem ou experiente, a Wesco pode lhe ajudar! Oferecer facilidades e bem-estar às pessoas, proporcionando melhor qualidade de vida, sempre foi um dos nossos ideais. Temos produtos próprios que atendem às necessidades específicas de empresas e estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares, hotéis, hospitais, clínicas e contamos com a parceria de empresas reconhecidas no mercado, como Tork, Johnson & Johnson e Dental Clean.

Tenha ao seu lado um fornecedor que tem como foco oferecer um atendimento personalizado e realizar a manutenção preventiva dos equipamentos, tudo de maneira ágil e eficaz.

Conheça nossa linha de produtos como os dispensers de Fio Dental e Suporte de Enxaguante Bucal, Odorizadores, aromatizadores e bloqueadores de odores, dispensers e reposição de papel toalha, papel higiênico, sabonete e álcool gel, guardanapos, wiper e acessórios.

Clique aqui para conhecer os nossos produtos.

Fonte: Tork USA

Fontes de informação:
Higher Ed Facilities Forum: 
Dealing with an aging facilities management workforce
IFMA: 
Making facilities management a career of choice (PDF)
HFM Magazine: 
Succession planning for facilities managers