4 dicas práticas para combater a gengivite

4 dicas práticas para combater a gengivite

Se quando você for escovar os dentes você notar manchas de sangue nos fios da escova dental ou na pia, isto é um sinal de gengivite. E o que é a gengivite?

A gengivite é uma infecção das gengivas causada por placas de bactérias, que ficam aderidas à base dos dentes. Essas bactérias não apenas provocam uma infecção das gengivas, como também podem causar cáries nos dentes.

Se não for adequadamente tratada, a gengivite pode causar lesões mais graves das gengivas e também dos ossos mandíbula e maxilar, onde os dentes estão inseridos. Este é um quadro conhecido como periodontite.

Como evitar este problema? Veja, a seguir, 4 dicas para combater a gengivite:

1. Estabeleça uma rotina diária para a higiene bucal

Todos os dias, escove bem os dentes após acordar, antes de deitar e após as refeições. Após uma boa escovação, passe o fio dental, e enxague com uma solução antisséptica, como, por exemplo, a Listerine.

2. Programe visitas regulares ao dentista

Às vezes, quando não é feita uma boa higiene bucal, as bactérias se acumulam em bolsões localizados na base dos dentes, locais estes dificilmente acessados pela escovação normal. Após a placa converter-se em tártaro, este só pode ser removido por uma limpeza profissional. Assim sendo, recomenda-se fazer uma visita anual ou a cada seis meses ao dentista.

3. Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos

Quando houver uma infecção que não seja totalmente resolvida pelas medidas já mencionadas, pode ser necessária a prescrição de antibióticos, que podem ser de uso local, ou ainda geral, tomados sob a forma de comprimidos ou cápsulas.

4. Intervenção cirúrgica

Em último caso, quando tudo que já foi anteriormente descrito não resolve o problema, pode ser necessária uma cirurgia das gengivas, na qual elas são afastadas dos dentes, para permitir uma limpeza mais radical e completa e, então, suturadas de volta, cobrindo as raízes dos dentes.

É claro que, se você fizer tudo o que foi mencionado nas duas primeiras dicas, as dicas três e quatro possivelmente serão evitadas.

Você gostou deste post? Você escova os dentes todos os dias, conforme mencionado na dica número 1? Com que frequência você visita o seu dentista? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações:
Listerine.com