Verão e os dentes: cuidado redobrado 

A estação mais quente do ano pede atenção com a saúde bucal 

A temperatura está subindo em todo o país, entretanto não é apenas com a pele e o calor que se deve ter como preocupação prioritária. A saúde bucal também precisa de atenção redobrada nesta época. São três fatores que podem prejudicar os dentes no verão:

  • As bebidas geladas;
  •  Os alimentos ácidos;
  • A moda do clareamento dental.

E as consequências desses fatores são enormes, todas elas ligadas a sensibilidade dos dentes. Entre elas, se destacam o bruxismo, cáries, fraturas dentárias, desgastes na superfície dos dentes, próteses dentárias defeituosas e de aparelhos ortodônticos.

As bebidas geladas podem causar uma sensibilidade momentânea e incômoda. Caso seja consumida após uma comida ou bebida quente, a diferença de temperaturas pode fazer mal ao dente.

Os alimentos ácidos, como frutas cítricas, entre elas o limão e kiwi, refrigerantes e isotônicos, todos muito comuns no verão, podem (se consumidos em excesso) causar corrosão do esmalte, que é a camada que protege o dente.

Em entrevista para o site Atmosfera Feminina, o dentista William Frossard, professor e coordenador do curso de especialização da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, destaca que se forem consumidos esses alimentos e, logo depois, os dentes forem escovados o problema pode se agravar. “O ideal é esperar pelo menos uma hora para que a acidez seja naturalmente diluída pela saliva”, avisa o dentista.

Frossard também alerta sobre a moda do clareamento dental realizado por diversas pastas. “Além de não serem efetivas, elas contêm substâncias abrasivas”, explica. Para o dentista, o importante é buscar um especialista, não importa se a vontade seja clarear os dentes ou se o assunto seja a sensibilidade nos dentes. Ele salienta que muitos desses problemas podem ser evitados ou resolvidos se houver uma escovação correta.

Para consultórios e empresas é importante educar

Nada como oferecer para o paciente em consultórios ou para funcionários e clientes de empresas e escritórios, a opção de uma limpeza bucal completa em banheiros. Pensando nisso, a Wesco inovou e trouxe ao mercado diversas opções de dispenser para fio dental, enxaguante bucal, entre outros. Veja mais aqui.

Com informações: Atmosfera Feminina

× Como posso te ajudar?