Veja os sinais e as causas da CCL

Conheça a síndrome do Comprometimento Cognitivo Leve

Crescemos achando que é normal esquecermos de algumas coisas quando mais velhos. Que é charmoso termos cabelos brancos. Porém, com o avanço da ciência, se descobriu que ter cabelos brancos e ser esquecido na velhice podem ser um sinal de que algo não está bem na nossa saúde.

Com esses estudos, se descobriu a síndrome de Comprometimento Cognitivo Leve, a CCL. A doença, que deve ser considerada uma síndrome, é recente, com estudos que datam cerca de duas décadas. Saiba mais:

O que é a CCL?

Os estudos que descobriram a síndrome surgiram após a necessidade dos médicos em diferenciar os sintomas e sinais de demências, eles precisavam categorizar o que era normal e o que não era, a fim de poder dizer aos seus pacientes um diagnóstico mais correto.

A CCL é o que seu nome sugere, um comprometimento cognitivo leve. Por exemplo, nunca se lembrar onde você guardou as chaves de sua casa/carro, pode ser um sinal da síndrome. O comprometimento cognitivo da CCL pode afetar coisas bobas, porém não se deve ignorar, pois a doença pode evoluir e pode se tornar algo ainda mais grave, como a doença de Alzheimer.

O que pode causar a CCL?

O Comprometimento Cognitivo Leve pode ter várias causas, e por isso não deve ser ignorada. Dentre as causas da síndrome estão:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Hipertireoidismo;
  • Transtornos do sono;
  • Doenças degenerativas (especialmente em suas fases iniciais);
  • Lesões cerebrais não progressivas;
  • Deficiências vitamínicas;
  • Outros transtornos psiquiátricos.

Além dessas enfermidades, existem alguns sinais que podem indicar o desenvolvimento da síndrome:

  • Falha na memória: como, por exemplo, repetição de perguntas, esquecer eventos e/ou situações recentes, repetição de relatos.
  • Falta de atenção e de planejamento: não conseguir planejar tarefas, não conseguir assimilar instruções, dificuldade de tomar decisões e não conseguir manter a atenção focada em algo, como, por exemplo, assistir um filme, ler, conversar, etc.
  • Problemas de visão e linguagem: demorar para encontrar as palavras que quer usar, se enrolar em uma conversação, não conseguir determinar as distancias, entre outros problemas de visão que precisam do cognitivo.
  • Dificuldade cognitiva: não conseguir avaliar e tomar decisões cotidianas e ser mais impulsivo.

Somente um médico pode determinar com clareza a causa do CCL, por isso, se você suspeita de algo, consulte com seu médico e peça uma análise completa.

Embora se estima que cerca de 13% da população idosa possui a síndrome, estudos mostram que cerca de um terço dos casos clínicos não tiveram evolução, ficando estagnada por longos períodos. Não se sabe ainda porque existem casos em que a CCL não evolui, mas isso por si só não é motivo para não investigar sua causa.

Detectando e tratando a CCL

O fato de que existem casos em que a CCL não evolui, é uma esperança para os pesquisadores da área, pois isso pode significar que existe uma forma de evitar a progressão da doença, e, consequentemente, de outras doenças ligadas à CCL.

Detectar a CCL nem sempre é fácil, pois alguns de seus sinais (acima) podem ser interpretados como bobos, ou simples demais. Por isso, os médicos costumam dizer que, se você tem certeza que sua mente não está como antes, é porque você está certo.

O médico irá pedir uma bateria de exames: exames de sangue, exames de imagens neurais, dentre outros exames, e até mesmo testes cognitivos, como, por exemplo, testes de fala e de raciocínio.

O tratamento dependerá de qual é a causa e o estado da síndrome. Algumas pessoas conseguem reverter a doença com apenas suplementos vitamínicos, enquanto que outras precisam de outros métodos.

Não existe um remédio definitivo, ainda; porém, estudos mostram que viver um estilo de vida saudável, com influencias da dieta mediterrânea, é a melhor prevenção para a doença.

Reforce na prevenção

Reforce também na prevenção! A Wesco possui uma ampla gama de produtos que visam garantir o bem-estar de seus funcionários e de seus clientes. De dispensers para álcool gel à aromatizadores de ambiente, a Wesco possui um produto ideal para você e sua empresa, garantindo assim que todos possam desfrutar suas vidas com mais saúde e facilidades. Conheça nossa linha de produtos aqui.

Com informações de: Revista Saúde; GNCC.

× Como posso te ajudar?