Vamos se exercitar ao subir e descer as escadas?

Subir escadas pode até desanimar algumas pessoas, mas você sabia que esse exercício faz muito bem para a saúde? Que tal começar a utilizar as escadas do seu condomínio, da empresa onde trabalha e em shoppings para se exercitar em vez de se acomodar com o elevador?

Essa é uma atividade aeróbica muito eficaz para trabalhar os músculos das pernas, queimar gorduras da parte inferior do corpo e gastar energia. Estimula a quebra de moléculas dos macronutrientes dos alimentos consumidos, consequentemente, ajudando a eliminar a gordura armazenada no corpo. A frequência cardíaca e a capacidade pulmonar melhorarão notavelmente.

Curiosidade: Uma pessoa de 65 quilos pode queimar cerca de 500 calorias ao descer e subir escadas no período de uma hora. Isso dependerá da velocidade e da quantidade de degraus, mas é prova de que não se necessita de nenhuma atividade adicional para manter a saúde em ordem. Outro benefício é a redução de níveis de colesterol ruim no sangue e a prevenção de enfermidades crônicas como problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer, proporcionando energia e vitalidade.

Se parece difícil cumprir essa rotina de segunda à sexta, aproveite para se exercitar aos finais de semana. Tente subir o mais rápido possível, lembre-se de manter a postura ereta e use roupa adequada para exercícios. Com essas atitudes, as pernas ficarão mais torneadas, a cintura mais fina, adquirindo preparo físico e disposição no dia a dia.

Então, comece hoje se exercitar nas escadas. Veja como:

  • Subir na ponta dos pés: Suba as escadas com as pernas juntas e dando saltos de degrau em degrau, para alcançar resultados satisfatórios, o exercício deverá ser feito em pelo menos dez degraus. Repita mais três séries, isso ajuda a melhorar a força explosiva e a elasticidade dos músculos.
  • Correr: Suba escadas com a máxima velocidade que conseguir. Recupere o fôlego descendo e repita o mesmo procedimento três vezes.
  • Saltar a cada dois degraus: Suba de dois em dois degraus, salte pelo menos seis vezes, o que corresponde a 12 degraus. Faça quatro séries e desça.
  • Elevação do joelho: Dê um salto mais amplo ao subir as escadas, flexionando um dos joelho até tocar o Abdômen, alternando entre joelho direito e esquerdo. Faça 3 séries de 16 degraus cada uma.
  • Subir com um pé só: Dando saltos com uma só perna, flexione a outra perna para trás, de modo que ao saltar, essa perna não toque o chão. Fazer quatro séries (duas com cada perna) e descansar na descida.

Com informações:
Melhor com Saúde

Os comentários estão fechados.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?