Tudo sobre a distensão muscular em cães

Saiba os sinais, as causas e o tratamento

Quem tem cachorro sabe que, às vezes, entre uma brincadeira e outra, o nosso amigo se machuca. É algo normal, que acontece até mesmo com a gente. O problema é que nem sempre nós notamos que nosso cão se machucou, não é mesmo?

Por exemplo, outro dia eu fui colocar um dos meus na cama, e ao pegar pelos bracinhos ele chorou, alto. Ficou sentido e eu preocupada. Quando levei no veterinário, o diagnostico era distensão muscular.

Para minha sorte (e do meu amorzinho), não era uma distensão muito grave. Mas a distensão muscular em cães, pode ser séria. E é sobre essa condição de dor, da distensão muscular em cães, que vou falar no post de hoje. Confira:

Distensão muscular em cães

A distensão muscular também pode ser chamada de “músculo distendido”, e pode acontecer em mais de um músculo.

A lesão pode ser simples, como, por exemplo, um estiramento do músculo, ou pode ser uma lesão mais grave, como, por exemplo, uma ruptura do musculo. Em casos mais graves pode ser que seja necessária uma cirurgia.

Sinais da distensão muscular em cães

Em distensões mais leves, o principal sinal a se notar é a dor. O seu cão pode choramingar em determinados momentos (subir ou descer de sua cama, por exemplo), pode reclamar da dor se você tocar onde está lesionado, e dependendo da lesão, seu cão pode ocasionalmente mancar.

Em lesões mais graves, seu cão pode se tornar agressivo por causa da dor, ele provavelmente irá chorar durante o momento da lesão e após a lesão. Se você tentar tocar ou movimentar, tome cuidado, pois ele pode te machucar.

As mudanças comportamentais são as mais notáveis durante o momento em que seu cão está sentindo dor. Então se você notar que o seu cão está afastado, agressivo, com alteração de apetite, ou quieto demais, suspeite. Investigue, e se for necessário, leve no veterinário.

Outros dois sintomas são: mancar, e inflamação. Se você notar que seu cão está mancando ou que alguma parte do seu corpo está inflamado, é melhor investigar.

Causas da distensão muscular em cães

Assim como em nós, as causas da distensão muscular nos cães podem ser variadas. No caso do meu cachorro, acredito que foi descendo da cama (algo que ele faz com muita frequência). Ainda mais se o cão for bastante ativo, as chances de ele se lesionar aumentam.

Dentre as causas estão:

  • Algum trauma ou impacto;
  • Alguma inflamação;
  • Alguma doença degenerativa;
  • Miopatia, uma doença neuromuscular;
  • Fatores de risco: alta atividade física, atividades de caça, atividades de rastreamento, altas atividades ao ar livre, qualquer atividade que cause tensão aos músculos.

Tratamento da distensão muscular em cães

O tratamento costuma ser simples: descanso, e remédios. Em casos mais graves, onde há a necessidade de cirurgia, o tratamento varia de caso a caso. Mas normalmente é receitado remédios anti-inflamatórios e analgésicos, acompanhado de repouso absoluto.

Claro, o tratamento dependerá do caso de seu cachorro. Se seu cão for hiperativo e não aceitar o repouso, talvez você precise impor o repouso de alguma forma, seja confinado num ambiente seguro, ou em algum lugar com sua coleira.

Há ainda a possibilidade de você adaptar o ambiente para minimizar as chances de uma nova lesão. No meu caso, por exemplo, comprei uma escada para que meu cachorro possa usar para subir e descer da cama com maior segurança.

Wesco apresenta o Acacabou

Para evitar que seu cão traga para a sua casa uma série de bactérias e sujidades, a Wesco traz o Acacabou para Cachorros. Se trata de um dispenser de saquinhos Oxi-Biodegradáveis, é uma inovação para aquelas horas de passeio com o melhor amigo e ele precisa fazer as necessidades. Confira mais informações aqui.

Com informações de: eHow; A saúde do cão.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?