Saúde bucal é sinônimo de vida saudável

Mantenha sua saúde bucal sempre em dia para ter uma vida saudável

Manter a saúde bucal em dia é essencial para a prevenção de diversas doenças, inclusive das mais perigosas, como o câncer bucal. A lógica é simples, se não quisermos adoecer, precisamos nos cuidar. E com a saúde bucal é a mesma coisa.

Não é apenas pela estética, cuidar da saúde de nossa boca é essencial para que as doenças fiquem longe de nosso organismo. No post de hoje, confira algumas dicas para manter a sua saúde bucal sempre em dia.

Cuidados diários

Entendo que tem dias que mal temos tempo para respirar direito, e que por causa disso podemos deixar alguns cuidados de lado.

Não é o ideal, mas se os cuidados bucais forem deixados de lado durante esses momentos, desde que não aconteçam com frequência, então tudo bem. Mas você talvez tenha que caprichar um pouco mais na próxima vez de escovar os dentes.

O ideal é escovarmos os dentes três vezes ao dia – pela manhã, após o almoço e antes de dormir, sempre respeitando o tempo mínimo de 30 minutos após as refeições, e sempre utilizando o fio dental antes da escovação.

Esse tempo de 30 minutos é para dar tempo de sua saliva neutralizar corretamente os alimentos que você comeu. Se você escovar os dentes logo em seguida de comer, pode sentir um gosto estranho na boca, ou ficar com a sensação de que não ficou bem escovado.

Lembre-se também de escovar sua língua, pois é nela que a maioria das bactérias se encontram. Uma vez ao dia, utilize um enxaguante bucal, como o Listerine, por exemplo. E à noite, capriche bem nos seus cuidados bucais.

Cuidados com a alimentação

Evite comer alimentos açucarados à noite (ou 3 horas antes de você ir dormir). Se você puder, escolha comer esses alimentos açucarados junto, ou após, suas principais refeições durante o dia.

Evite também alimentos muito gordurosos, e evite o excesso de doces e refrigerantes, pois eles podem causar cáries e prejudicar o esmalte natural dos dentes.

Para melhorar a sua saúde bucal – e geral – inclua frutas e verduras que ajudam a manter a saúde bucal em dia, como, por exemplo, maçã, abacaxi, gengibre, limão e outras fontes de vitamina C.

Em caso de dor de dente

Em caso de dor de dente, seja por cárie ou qualquer outro motivo, o melhor é consultar seu dentista assim que possível. Mas até lá, há algumas coisas que você pode fazer para aliviar:

  • Faça bochechos vigorosos com água morna;
  • Passe, com cuidado, fio dental entre os dentes que estão no local de sua dor, a fim de ajudar a limpar o local e evitar uma piora do caso;
  • Caso você note um inchaço, faça uma compressa fria no lado de fora do local da dor;
  • Não aplique medicamentos no local da dor, no máximo, tome alguma dipirona ou similar.

Outras dicas para manter a saúde bucal em dia

  • Utilize uma escova de dentes de boa qualidade;
  • Troque sua escova de dentes a cada três meses, ou se você notar um grande desgaste antes;
  • Não exagere no creme dental, uma porção do tamanho de uma ervilha já é o suficiente.

Lembre-se que a prevenção é a melhor solução! Previna-se e tenha uma vida e boca saudável!

Visite seu dentista periodicamente e eduque-se!

Por isso que a visita periódica com seu dentista é tão importante. Somente ele pode avaliar o estado de sua saúde bucal, e somente ele pode te ajudar a prevenir doenças. Escove os dentes diariamente e utilize sempre o fio dental.

A Wesco possui diversas opções de dispensers para a sua empresa ou consultório. Entre eles, a linha de inovações, onde a Wesco traz dispensers voltados para a saúde bucal, como dispenser para fio-dental e para enxaguante bucal. Conheça a nossa linha de dispensers clicando aqui

Kit de enxaguante bucal

Com informações de: Blog Dental Cremer; Odontoclinic Clinicas odontológicas.

× Como posso te ajudar?