Saiba tudo sobre a vacinação canina

O momento da chegada de um novo membro da família é sempre recebido com muita alegria. Se o novo membro for aquele de quatro patas então, a felicidade é maior ainda para o cãozinho (ou gatinho) que foi adotado. Mas seja filhote, adulto, ou seja, senhor, devemos ter em mente que além de carinho e comida, ele vai precisar de cuidados médicos. E a melhor forma para isso é a vacinação em dia.

Vacinação em filhotes e o calendário

Assim como um bebê, um cachorro quando adotado (ou é  comprado) necessita de vacinas para evitar doenças que podem ser fatais; e assim como nós humanos, os cachorros também possuem um calendário de vacinas (embora muito mais simples que o nosso). Por isso, se você adotou ou comprou um cãozinho, informe-se com o lugar se ele já recebeu alguma vacina e vermífugo. Mesmo que a resposta for sim, não deixa de levar seu novo amigo ao veterinário para conferir o seu estado de saúde.

Confira abaixo o calendário de vacinação de um filhote:

  • 1ª vacina VX: aos 45 dias aplica-se a primeira dose de uma vacina polivalente (normalmente é a V8 ou V10);
  • 2ª vacina VX + 1ª vacina TC: após 21 dias da primeira vacina, aplica-se a segunda dose da vacina polivalente e aplica-se também a 1ª dose da vacina imunizadora de Tosse dos Cães, ambas vacinas aos 66 dias de idade;
  • 3ª vacina VX + 2ª vacina TS: novamente, após 21 dias da segunda vacina, aplica-se a última dose da vacina polivalente e aplica-se também a 2ª dose da vacina imunizadora de Tosse dos Cães, ambas aos 87 dias de idade;
  • 1ª vacina GI: passando outros 21 dias após as vacinas VX e TS, aplica-se a 1ª dose da vacina imunizadora da Giárdia, aos 108 dias de idade;
  • 2ª vacina GI + vacina VR: e por fim, 21 dias depois da 1º dose da Giárdia, aplica-se a 2ª dose da mesma e aplica-se também dose única da vacina Antirrábica, aos 129 dias de idade.

Recomenda-se que enquanto o filhote ainda não tiver sido vacinado, ele fique longe de passeios e de outros cachorros, que mesmo vacinados saiam a rua. Se for a primeira vez do filhote num consultório, recomenda-se que o filhote fique no colo, sem entrar em contato com chão.

Vacinação nos cachorros adultos

Se você adotou um cachorro adulto e não recebeu informações em relação a sua saúde, o recomendado é levar esse cachorro a um veterinário para ver como está a saúde dele. Normalmente as vacinas polivalentes (V8 ou V10) também são aplicadas em cães adultos. Caso o cachorro precise fazer algum tratamento, é recomendado a aplicação das vacinas depois do tratamento/recuperação do cachorro. Se for uma cachorra grávida, não se recomenda a aplicação de vacinas durante a gestação para evitar possíveis problemas com os fetos; neste caso, aplica-se a vacina após o nascimento.

Quais são as doenças?

As vacinas polivalentes possuem uma proteção ampla, podendo proteger o cachorro de sete doenças. Além da polivalente, as vacinas contra a Tosse dos Cães, contra a Giárdia e vacina Antirrábica são tão importantes quanto. Confira quais são as doenças que as vacinas protegem o seu amigo:

  • Cinomose
  • Hepatite Infecciosa Canina
  • Adenovirose
  • Coronavirose
  • Parainfluenza canina
  • Parvovirose
  • Leptospirose canina
  • Giárdia
  • Tosse dos Canis
  • Raiva

Quais são as reações dessas vacinas?

Algumas vacinas podem doer durante a aplicação, e por ser uma amostra de antígenos, é comum os filhotes e cachorros adultos ficarem mais quietos, apáticos e com aparência de cansados durante as primeiras 24h após a aplicação. Pode ser que o local da aplicação também fique um pouco mais sensível. O recomendado é cuidar de seu amigo, deixando ele em repouso durante esse período. Caso os sintomas não passem, o ideal é voltar ao veterinário para investigar.

Wesco apresenta o Acacabou

A Wesco oferece para a comodidade dos donos de cães de estimação o Acacabou para Cachorros, um dispenser de saquinhos Oxi-Biodegradáveis. É uma inovação para aquelas horas de passeio com o melhor amigo e ele precisa fazer as necessidades. Confira mais informações aqui.

Com informações: CachorroGato

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?