Saiba o que é a ecogastronomia

Se você acha que toda essa tendência que está rolando, já há alguns anos, sobre a preocupação com que ingerimos e com os danos que esse nosso estilo de vida causa ao meio ambiente é algo novo, você está enganado. Conceitualmente, a ecogastronomia apareceu por volta da década de 1980, e se popularizou com o aparecimento do movimento slow food, que além de seguir sua cartilha, acrescenta mais filosofia.

Se você leu sobre o slow food e acho interessante, no post de hoje, vamos explicar melhor o que é a ecogastronimia.

O que é ecogastronomia

Assim como o slow food, a ecogastronomia também segue uma filosofia e um estilo de vida. Seu conceito pode ser considerado uma filosofia de vida que defende quatro pilares básicos:

  • Preservação da biodiversidade: com a preservação da biodiversidade espera-se aumentar o leque da ecogastronomia, se fazendo mais conhecida e que seja mais aplicada à diversificação dos alimentos, aumentando a oferta de alimentos produzidos e consumidos.
  • Respeito ao alimento e ao agricultor: este pilar visa incentivar o consumidor a fazer uma escolha mais saudável, de qualidade e com responsabilidade e consciência ecológica, além de incentivar o consumidor a conhecer os agricultores e famílias agrícolas de sua região, dando preferência aos seus produtos.
  • Uso consciente dos recursos naturais: a ecogastronomia acredita no uso consciente da água, da terra, e incentiva a utilização de soluções ecológicas para defender a lavoura, como por exemplo, adubação verde e a utilização de defensivos naturais.
  • Escolha de ingredientes de qualidade: com este pilar, a ecogastronomia incentiva o consumidor a escolher produtos com procedência conhecida, cm o mínimo de processamento possível, além de incentivar o consumidor a respeitar a sazonalidade dos produtos e a valorização do produto local.

Alguns gastrônomos defendem que a ecogastronomia deve defender o não-consumo de alimentos de origem animal, como por exemplo, as carnes e os ovos. Porém, é possível sim criar animais destinados para o consumo humano dentro da filosofia da ecogastronimia, tanto que cada vez mais é possível encontrar carnes, ovos e outros alimentos de origem animal orgânicos.

Além disso, a ecogastromia, assim como o slow food, não deixa nada ser desperdiçado, incentivando o uso de tudo que for orgânico, seja para a alimentação humana, ou seja para a alimentação dos animais ou para a adubação.

Aqueles que seguem as práticas da ecogastromia defendem que é possível evoluir e cultivar o suficiente para suprir todas as necessidades do ser humano, pois é mais saudável e sustentável. Além disso, a ecogastronomia tem o poder de trazer o desenvolvimento para as regiões mais pobres do mundo, dando esperança e melhor qualidade de vida para os moradores dessas regiões.

Cuidado com o cliente é essencial

Não importa se for numa loja física, em um food truck, em um fast food ou em um fast casual. Fazer com que os seus clientes se sintam bem em seu restaurante é sempre importante.

Seja com um bom atendimento, com um lugar confortável ou com uma alimentação diferenciada, a Wesco oferece uma linha de qualidade superior para atender as necessidades de restaurantes engajados com um bom serviço.

A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para fio dental, para enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Entre aqui no site e confira.

Com informações de: Jasmine Alimentos; Slow Food Brasil

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?