Saiba como descartar corretamente o lixo

Você já parou para pensar onde o seu lixo vai parar depois que você realiza o descarte dele? O ideal é que todos nós façamos uma seleção dos nossos produtos a fim de descartar os mesmos corretamente. No post de hoje, saiba como realizar o descarte correto dos principais produtos do nosso dia a dia.

Descarte correto de remédios

Se você possui algum remédio que já venceu, não jogue ele no lixo comum e não jogue ele na privada. Isso porque, se descartado de forma errada, ele vai parar nos aterros sanitários, sendo absorvido pela terra contaminando o loca e podendo atingir algum lençol freático. Se jogado na privada, esse remédio poderá se dissolver ou não, chegando ao esgoto que depois de tratado retorna ao consumo. Se esse remédio parar no mar, estará contaminando um ecossistema ainda mais vulnerável.

Por isso, a maneira correta de descartar os remédios é devolvê-los à uma farmácia que receba remédios vencidos. Essa farmácia irá levar esses remédios vencidos para um aterro especial, onde o descarte é feito corretamente.

Descarte correto do óleo de cozinha

Você sabia que basta uma gota de óleo para contaminar um litro de água? Por isso, nunca jogue o seu óleo usado no ralo da pia ou na privada. No momento que você faz esse descarte incorreto do óleo, está contribuindo para o entupimento dos canos e para a contaminação da água potável.

A forma correta de descartar o óleo é armazenar ele em garrafas até que você encontre uma empresa ou um local que recolha esse óleo usado. Essa empresa irá realizar o descarte correto, que pode ser desde transformar esse óleo em sabão a transformar esse óleo em biodiesel.

Descarte correto de aparelhos celulares

O que fazer com aqueles 4 (se não mais) celulares guardados que você não usa mais? Uma opção é vender por um preço mais em conta, ou doar para quem precisa. Algumas operadoras até aceitam o seu celular antigo na hora de comprar um novo.

Seja como for, aparelhos celulares (e tablets, e computadores) são compostos por diversas partes que podem ser reutilizadas ou transformadas em outras coisas. O descarte correto para esse tipo de objeto é entrega-lo à um posto de coleta desse tipo de material de informática. Caso você não conheça nenhum, leve até uma loja do gênero e veja se eles fazem esse recolhimento.

Descarte correto de lâmpadas fluorescentes

Não se deve descartar lâmpadas no lixo comum. Mas não porque são feitas de vidros, mas sim porque essas lâmpadas fluorescentes possuem componentes tóxicos, como por exemplo o mercúrio. Esses compostos tóxicos, em contato ou inalados, podem trazer sérios riscos à saúde.

A forma correta de descarte de lâmpadas é leva-las até um posto de coleta que aceite esse tipo de material. Normalmente as grandes lojas de materiais de construções aceitam esse tipo de coleta. Se uma lâmpada fluorescente quebrou em sua casa, abra as janelas e areje bem o local. Passados uns 10 minutos, comece a limpar o local. Certifique-se que você esteja protegendo suas mãos com luvas. Após recolher os cacos, limpe o resto com a ajuda de uma toalha úmida e finalize com água sanitária. Mesmo com luvas, após a limpeza lave bem as mãos com água e sabão. O material recolhido deve ser colocado numa sacola lacrada e entregue a um posto de coleta.

Descarte correto de pilhas e baterias

Não devem ser descartados no lixo comum pois possuem muitos compostos tóxicos que podem contaminar o solo e a água.

O descarte correto desse tipo de material é o mais fácil de se encontrar, pois muitas lojas e supermercados possuem um canto especial para a coleta desse material.

Wesco oferece sustentabilidade

A Wesco é uma das mais competentes em oferecer soluções práticas para escolas, condomínios e empresas que seguem um compromisso com o meio ambiente e a necessárias sustentabilidade. Veja mais informações no site: wesco.com.br

Com informações de: Condomínios Verdes.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?