Restaurantes e bares: como fidelizar clientes?

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O que os clientes percebem quando entram em um estabelecimento 

Você, dono de bar ou restaurante, sabe o que seu cliente realmente espera quando entra em seu estabelecimento? O que ele sente? Qual a sensação, cheiros ou a impressão inicial? As primeiras impressões importam muito, mas a fidelização chega com algo a mais: a experiência completa, desde a entrada até o pagamento da conta. Parece pouco, mas não é. Quem gerencia empreendimentos do ramo sabe dos desafios, mas está atento com todo o processo?

Nosso blog te auxilia a enxergar alguns desafios do setor e como fidelizar clientes.

A gastronomia está em alta. Com sucesso de programas televisivos como Master Chef e Cake Boss, as pessoas não se contentaram apenas em assistir, mas também fazer e degustar os pratos rebuscados que cozinheiros profissionais e amadores repetem a cada episódio.

Esse boom da culinária gourmet se refletiu em uma exigência ainda maior por parte do cliente. Afinal, quando juízes renomados transparecem problemas antes não percebidos pela clientela em relação aos pratos e serviços, hoje qualquer desleixo não passa em branco.

Cliente reclama

Mas afinal, o que os clientes esperam de bares e restaurantes além de comer e beber? O que o fará voltar ali ou recomendar o local para amigos e familiares? A resposta pode ser oferecer uma experiência agradável em todos os sentidos.

Em geral, esses são os pontos básicos que geram desconforto nas pessoas quando entram em um restaurante ou bar, segundo o portal Revista Hotel News:

  • Atendimento ruim

Uma das maiores queixas que podem causar não apenas um desconforto, mas um desprezo imediato de clientes (inclusive abandonando de imediato o local) é quando pedidos são esquecidos ou deixados de lado pelo garçom. Infelizmente, muitos estabelecimentos não estão com um número de funcionários adequados, por isso, muitos acabam anotando pratos e bebidas e viram as costas. Atenção e organização são fundamentais para manter a ordem e clientes satisfeitos.

  • Acomodação sem ajuda

É muito comum que clientes estejam com vários itens quando vão se sentar à mesa. Sejam casacos, pastas, mochilas ou sacolas de compras, o cliente quer se sentir à vontade. Por isso, quando ele recebe uma ajuda para se acomodar, logo entende que é bem vindo, podendo se sentir mais aliviado e preparado para usufruir da experiência do local. Porém, quando não recebe essa atenção e atendentes ficam apenas olhando, isso pode constranger o cliente.

  • Falta de noção sobre o cardápio

Novamente, o atendimento ganha destaque. A desinformação do garçom quando questionado sobre as características dos pratos ou quando for solicitada uma sugestão é frustrante em muitos casos. Pior ainda se o próprio cardápio estiver desatualizado, não condizendo com as ofertas reais. Em situações do tipo, o ideal é treinar os funcionários e fixar avisos complementares no menu.

  • Conversas paralelas

Para uma experiência mais satisfatória, o cliente quer conversar com os amigos, colegas de trabalho ou familiares. Por isso, em estabelecimentos, como restaurantes e bares que tenham um contato direto com o cliente, as conversas paralelas entre os funcionários podem incomodar os fregueses. O que para o cliente esse é um ambiente que ele está pagando por serviços, para o funcionário trata-se de um local de trabalho, por isso não pode ser tratado como sala de bate papo.

Higiene pode definir satisfação

Oferecer banheiros limpos e equipados, pode dar mais segurança para os fregueses
Oferecer banheiros limpos e equipados, pode dar mais segurança para os fregueses.

Apesar de o atendimento inicial ser um fator decisivo para muitos clientes julgarem o estabelecimento, o quesito higiene ainda é um dos cruciais e que vão ou não corroborar para a satisfação do cliente. Isso porque, quando se fala em alimentação, as pessoas ligam a questão com a comida que é oferecida. Afinal, se os banheiros não são organizados e limpos, será que a cozinha é?

Para Wesley Garcia Gomes, Diretor Comercial da Wesco, empresa especialista em oferecer ferramentas de higiene e bem-estar, o banheiro é um dos locais de maior impacto na percepção de higiene de um restaurante exatamente por refletir a cozinha. “Quanto mais cheiroso, equipado e disponibilizados sistemas que ofereçam facilidades e higiene aos seus clientes, mais à vontade eles se sentirão e, consequentemente, consumirão mais”.

Banheiros x Cozinha

O especialista afirma que oferecer banheiros limpos e equipados, pode dar mais segurança para os fregueses, pois, essa experiência ali refletirá o nível de sofisticação e limpeza de seus banheiros na sua cozinha. “Como resultado, eles consumirão mais, podendo comentar nas redes sociais e em suas rodas de amigos o quanto foram impactados pelas facilidades oferecidas e pelo nível de sofisticação encontrado no restaurante -certamente o banheiro fará parte do relato”.

Wesley acrescenta que essa repercussão tem um valor imensurável, pois nada tem mais valor do que uma opinião positiva da rede de contatos das pessoas conhecidas. “Muito mais do que qualquer propaganda”. 

Solução Wesco

Com a Wesco, com certeza a sua empresa estará com os produtos certos na hora da higiene dos seus cliente e funcionários. Conheça alguns dos produtos:

DISPENSER ESPUMA SENSOR

O dispenser Tork Foam Skincare de Elevation Design se encaixa em todos os banheiros e pode ser usado com uma ampla gama de produtos Skincare Tork em garrafas seladas. É fácil de usar e oferece boa higiene das mãos para todos os usuários. O dispenser Elevation tem um design funcional e moderno.

  • Fácil de apertar, botão permite o uso confortável, especialmente para crianças e idosos.
  • Limpeza sem esforço e reabastecimento intuitivo que economizam tempo.

TORK DISPENSER DE TOALHA INTERFOLHADA

A linha Tork Elevation é uma gama de dispensers com um design elegante e funcional. Possui uma aparência moderna e se encaixa em praticamente qualquer toalete. O sistema de toalha TORK é bem adequado para toaletes de restaurantes, escritórios e onde o cuidado extra e higiene são importantes.

DISPENSER PARA FIO DENTAL

O dispenser de Fio Dental é fácil de usar e deve ser instalado em ambientes: onde o zelo e a higiene são fundamentais. É recomendado a lugares públicos como escritórios, indústrias, restaurantes, universidades, órgãos governamentais, consultórios, laboratórios, hospitais e outros.

KIT DE ENXAGUANTE BUCAL LISTERINE

Leve ao seu estabelecimento um produto de fácil acesso, que preserva a saúde de sua equipe e clientes. Sinta um agradável frescor com antisséptico bucal Listerine sabor Cool Mint.

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Com informações: Revista Hotel News, Portal Gestão de Restaurantes, In Food, Avalio.

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