Qualidade de vida mesmo fora de casa

Seja em trabalho, em férias, em viagem, ocasiões especiais ou num simples passeio de fim de semana, algumas pessoas tem dificuldades para dormir e em manter uma boa qualidade de sono quando dormem fora da sua casa e da sua cama.

Por isso, alguns hotéis buscam tornar o ambiente mais aconchegante e agradável possível para que os hóspedes se sintam à vontade e tenham qualidade de vida mesmo fora de casa. Para quem está se hospedando, acompanhe algumas sugestões práticas:

● Chegou ao alojamento, hotel, pensão, campismo ou casa de um amigo ou namorado e está sem sono? Então não se deite de imediato. Procure deitar-se mais tarde, vai ver que dorme menos, mas melhor. Acredite vale mais 4 a 5 horas bem dormidas do que 8 ou 9 num sono ligeiro e sobressaltado.

● Leve a sua almofada para criar uma sensação fictícia de que continua em casa. O tato, olfato e visão da sua almofada irão ajudar a abstrair-se de que está a dormir fora da sua cama.

● Desligue todas as luzes de teto e use apenas o abajur de cabeceira, quanto menos luz tiver no quarto mais rápido o seu organismo e o seu sistema biológico abranda e o ajudará a ganhar sono.

● Procure desligar-se de todos os aparelhos eletrônicos que se encontram à sua volta. Televisão, computador e smartphone vão despertá-lo e dificultar que você adormeça mais rápido. Se você é daqueles que não dispensa e está habituado a adormecer assistindo televisão, então a use como se estivesse em sua casa, mas já sabe, evite ver filmes violentos, terror, ou programas que o despertem. Já experimentou o National Geographic?

● Se é um atleta ou um simples amante de esporte, não treine nem faça exercícios pesados até 3 horas antes de ir dormir.

● Não leve comida para o quarto, e evite alimentar-se 2 a 3 horas antes de ir dormir. Se tiver fome procure comer uma pequena quantidade de frutas secas e beba um pequeno chá sem cafeína e açúcar.

● Se vai dormir acompanhado, procure dormir em camas separadas. Foi comprovado que a qualidade de sono é melhor quando se dorme sozinho.

● Se não tem sono, procure ler um livro ou ouvir uma música calma. A leitura sempre foi considerada a maior aliada do sono, pois força a vista e o cérebro levando a que estes tendam a relaxar.

● Se estiver num hotel ou num quarto com ar condicionado, não deixe a temperatura abaixo dos 19ºc ou acima dos 21ºc. A temperatura ideal do quarto para um bom sono anda em volta dos 20ºc.

● Se vai fazer alguma espécie de competição no dia seguinte, procure alongar os músculos de forma a evitar um estado de tensão.

Com informações:
Insônias

× Como posso te ajudar?