Os 3 Ps de Marcus Lemonis para as empresas terem sucesso

Nesta semana vamos falar um pouco mais sobre Marcus Lemonis, “O Sócio” que é um dos mais fantásticos empresário americano para fazer empresas terem sucesso. De acordo com artigo de Mike Periu para o site Open forum, Marcus associa os seus investimentos monetários a uma consultoria direta aos donos e aos funcionários de pequenas empresas, como já vimos no post anterior.

Lemonis é o fundador e Presidente (CEO) da Camping World e Good Sam, uma empresa nacional (nos Estados Unidos), varejista de veículos recreativos e de bens e serviços relacionados. Esta empresa gera mais de 3 bilhões de dólares americanos anuais em vendas e emprega mais de 6.000 pessoas, nada mal para um indivíduo que ainda não chegou aos 40 anos de idade!

Lemonis tem um processo de avaliação composto de 3 partes, algo que ele diz que desempenhou um papel importante na sua própria empresa. Os três componentes são: pessoas, produtos e processos. Veja, a seguir, como através dos 3Ps, Marcus Lemonis ajuda as empresas terem sucesso:

1. Pessoas

Em todos os episódios da primeira temporada do seu programa de TV The Profit (O lucro), apresentado na TV brasileira como “O Sócio”, Lemonis enfatizou a importância das pessoas para o sucesso das pequenas empresas, embora garantir que você tenha as pessoas certas trabalhando para você faça parte do bom senso de qualquer empresário.

Todavia, Marcus diz ainda que é muito importante não somente ter as pessoas certas trabalhando para você, como tê-las nos lugares certos. É também importante criar um ambiente favorável ao bom desempenho dos seus funcionários, para assegurar que farão o melhor de si.

Há poucos dias, eu ouvi ex-funcionários do meu pai, que foi um gerente de agência bancária em cidades do interior do Estado de São Paulo, o elogiarem muito, porque ele não apenas foi um excelente profissional, muito querido pelos seus clientes, como também foi muito querido e respeitado pelos seus funcionários, porque exigia deles o melhor desempenho possível, num ambiente agradável e favorável para que cada um deles se esforçasse para dar o melhor de si.

2. Produtos

O segundo ingrediente chave para uma empresa, segundo Lemonis, são os produtos. Em cada episódio da série de TV, ele analisa cuidadosamente o que está sendo vendido e as suas características mercadológicas mais importantes, como preço, embalagem, tamanho das embalagens, e público alvo. Muitos donos de pequenas empresas supõem que os seus clientes enxergam os seus produtos da mesma forma como eles os vêm, mas isto nem sempre ocorre. Ele citou o exemplo de um fabricante de pipocas especiais, que, modificando as embalagens, ao criar aspectos e imagens mais simples, permitiu que a empresa vendesse os seus produtos com margens dramaticamente maiores.

3. Processos

O elemento final, as operações de uma empresa, é muito importante para assegurar a eficiência e o bom aproveitamento das oportunidades. O fabricante de pipocas especiais, acima mencionado, que vende os seus produtos para grandes clientes, entre eles a Disney, e grandes feiras e exposições em todo o país, não tinha um sistema para gerenciar o fluxo de caixa, pois os pagamentos eram feitos principalmente em dinheiro. Havia pilhas de dinheiro espalhadas por diversos lugares da empresa. Resultado? Não havia como explicar o desaparecimento de aproximadamente 400 mil dólares americanos!

Se a sua empresa tiver problemas e não se desenvolver como você espera, olhe para os 3 Ps, isto é, as pessoas, os produtos e os processos e veja o que pode e deve ser melhorado.

Você gostou deste post? Você é um pequeno empreendedor? O que você achou dos 3 Ps de Marcus Lemonis para as empresas terem sucesso? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

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