Mitos e verdades sobre os dentes

Quando somos crianças, nossos pais nos ensinam que devemos escovar os dentes três vezes ao dia e, de preferência, em seguida ao terminarmos de comer, mas será que realmente isso tem algum fundamento?

Claro que manter um hábito de escovação dentária ajuda a manter a saúde da nossa boca em dia, entretanto, será que estamos fazendo o certo? Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre os dentes.

Mitos:

  • Chiclete sem açúcar ajuda no combate às caries: Os chicletes sem açúcar não ajudam a evitar as cáries. A única coisa que evita as cáries é o bom hábito de saúde bucal: escovar os dentes sempre. Além disso, o hábito de mascar chicletes em excesso pode causar mais danos do que o imaginado, como por exemplo, acentuar problemas relacionados ao bruxismo.
  • Os enxaguantes bucais podem substituir a escovação: De maneira alguma se deve pensar que apenas o uso de enxaguante bucal irá fazer com que a placa bacteriana seja removida. O uso do exanguante é um complemento à limpeza bucal. Apenas a escovação tem a habilidade de limpar os dentes e de retirar as placas bacterianas que se acumulam em nossa boca.
  • Os cremes dentais funcionam como clareadores: Os cremes dentais que estão no mercado e que dizem clarear os dentes não possuem a quantidade suficiente de agentes ativos do clareamento dental. A ação “clareadora” deles acontece devido ao fato de serem produtos mais abrasivos, com o poder de retirar aos poucos as manchas externas em nossos dentes, dando a impressão que nosso dente ficou clareado.
  • Usar bicarbonato de sódio para clarear os dentes: Essa receita caseira jamais deve ser feita, pois o bicarbonato de sódio é muito forte e abrasivo, e utilizado inadequadamente pode causar sérios danos ao esmalte de nossos dentes. Somente um profissional da área da saúde pode utilizar o bicarbonato de sódio em seus pacientes.
  • Devemos escovar os dentes logo após as refeições: O ideal é esperar cerca de trinta minutos após o término de nossa refeição para escovar os dentes. Isso porque a nossa saliva demora trinta minutos para neutralizar o pH dos alimentos em nossa boca.

Verdades:

  • Durante o processo de clareamento não se deve ingerir bebidas e alimentos com corantes: Se você está passando por um tratamento clareador com o seu profissional, o ideal é não ingerir nenhum alimento e nenhuma bebida com corante, pois o resultado final de seu tratamento pode não ser o esperado.
  • Dentes sensíveis ficam mais fortes com o flúor: Sim, o flúor ajuda quem tem sensibilidade nos dentes. Isso acontece graças ao processo de remineralização que o flúor provoca. Porém, hoje em dia existem tratamentos ainda mais eficazes para a sensibilidade nos dentes.
  • O excesso de escovação faz mal aos dentes: A escovação em excesso ocasiona um atrito entre a escova e o creme dental, que em excesso causa um desgaste do esmalte de nossos dentes. Além disso, se você está escovando os dentes com maior frequência é porque você, provavelmente, está comendo com mais frequência. Isso também pode trazer alguns malefícios aos dentes.
  • Os dentes ficam escuros com o passar dos anos: Com o passar do tempo, nossos dentes vão ficando mais escuros. Isso acontece devido à alta exposição de agentes cromogénicos, como café, chá, chocolate... isso é natural, e também vai depender da genética da pessoa. Isso é mais percebido em quem faz tratamentos de clareamento. Quem é fumante, também pode notar isso.
  • A higienização noturna é a mais importante: Devemos escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, mas o momento da noite é o mais importante, pois é quando os alimentos estarão ali acumulados por mais tempo.

Para consultórios e empresas é importante educar

Nada como oferecer para o paciente em consultórios ou para funcionários e clientes de empresas e escritórios, a opção de uma limpeza bucal completa em banheiros. Pensando nisso, a Wesco inovou e trouxe ao mercado diversas opções de dispenser para fio dental, enxaguante bucal, entre outros. Veja mais aqui.

Com informações de: ZH Bem-Estar; Mundo das Tribos; Saúde Terra.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?