Menos reclamação para uma vida mais saudável

Estudo recente liga as reclamações a problemas de saúde

Você já percebeu que, às vezes estamos bem, nos sentindo ótimos, e aí chega um amigo e faz uma reclamação (ou uma série de reclamações) e todo o nosso sentimento positivo evapora? Isso acontece porque, de acordo com um estudo recente, reclamar demais possui um alto impacto na nossa saúde.

O estudo foi realizado pelo cientista e filósofo Steve Parton, e mostra os efeitos negativos das reclamações e dos reclamões para a nossa saúde.

Parton acredita que hábitos negativos – como, por exemplo, reclamar – reestruturam o nosso cérebro, facilitando o aparecimento de pensamentos negativos no futuro. E ao longo prazo, ser um “reclamão profissional” pode até baixar o sistema imunológico, facilitando o surgimento de algumas doenças, como, por exemplo, hipertensão.

A explicação de Parton para sermos tão afetados por essa negatividade oriunda de reclamações é química: as informações dentro do nosso cérebro fluem de um neurônio para o outro, formando assim as sinapses. As sinapses possuem um breve intervalo que permitem determinar a nossa reação de acordo com a informação recebida.

Mas, se a reação para uma informação for repetida diversas vezes, esse intervalo entre as sinapses se torna mais curto, e por causa disso, acabamos “programados” a ter a mesma reação negativa toda vez que ouvimos ou fazemos uma reclamação.

A pesquisa de Parton também descobriu que algumas reações geradas pelas reclamações, como a raiva e a frustração, fazem com o nosso organismo libere o hormônio do stress, o cortisol.

Com mais cortisol em nosso corpo, a nossa pressão arterial e nosso colesterol sobem, o nosso sistema imunológico se enfraquece, e nosso aprendizado e nossa memória também enfraquecem. Além disso, o cortisol ajuda na possibilidade de desenvolvermos diabetes, doenças cardíacas e obesidade.

Mas, ainda de acordo com Parton, parar de reclamar não adianta. Se convivemos com pessoas negativas ou que estão sempre reclamando de algo, os efeitos negativos também acontecem na gente. E isso acontece por causa da empatia, que mesmo de forma inconsciente nos faz compartilhar as emoções de nossos amigos.

Além disso, o estudo também revelou que, essas reclamações geralmente não servem para nada, além de causar stress em todos. Cerca de 95% das reclamações não passam disso, pois o reclamante não procura solucionar o problema que originou a reclamação.

A solução pode estar no nosso comportamento

Outro estudo, realizado pela Universidade de Illinois, mostra que o otimismo faz muito bem para a nossa saúde.

Foram analisados mais de cinco mil indivíduos que aceitaram participar da pesquisa, e o estudo concluiu que uma pessoa otimista tem o dobro de chances de ter um coração saudável do que uma pessoa pessimista.

A boa notícia é que o nosso cérebro é muito flexível e permite ser “reprogramado”. Para isso, analise seus comportamentos. Você reclama muito? O que você faz com essas reclamações? E suas companhias, também são negativas? A partir das respostas, tente mudar para você ser uma versão melhor de si mesmo!

Reforce na prevenção

Reforce também na prevenção! A Wesco possui uma ampla gama de produtos que visam garantir o bem-estar de seus funcionários e de seus clientes. De dispensers para álcool gel à aromatizadores de ambiente, a Wesco possui um produto ideal para você e sua empresa, garantindo assim que todos possam desfrutar suas vidas com mais saúde e facilidades. Conheça nossa linha de produtos aqui.

Com informações de: Minha Vida; GQ Brasil.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?