Melhore a qualidade do ar de seu ambiente

Você já passou por alguma situação em que você estava respirando bem em um momento, e quando chegou em um lugar você notou que sua respiração piorou? E você já reparou se o ar da rua – repleto de fumaça dos carros e outras sujidades – te faz mais bem que o ar do seu ambiente de trabalho ou de vivencia? Isso tudo pode ter a ver com a qualidade do ar do ambiente no qual você entrou.

Embora muito se fale da poluição do meio ambiente e do ar que nós respiramos, existem alguns estudos recentes que mostram que falta preocupação com a qualidade do ar de ambientes internos, que o ar fresco da rua, por mais que esteja poluída, está com uma qualidade melhor que a dos ambientes internos.

O que faz a qualidade do ar cair em um ambiente fechado?

Em um ambiente interno fechado, com pouco ou nenhuma circulação do ar, muita coisa influência. Primeiramente porque com pouca ou nenhuma circulação do ar fica difícil a renovação do ar, e um ar “velho” é uma porta de entrada para doenças respiratórias.

Produtos de limpeza, com ou sem perfume, também irão influenciar na qualidade do ar desse ambiente. Produtos de construção, como tintas, também. Quem tem o hábito de fumar dentro de ambientes fechados está colaborando para a deterioração do ar.

Por que ambientes sem circulação de ar tem uma qualidade de ar pior?

Um ambiente fechado não tem a renovação de ar, essencial para manter a qualidade do ar boa. Com isso, o ar fica “velho”, “viciado”. E em cidades ou locais úmidos, a circulação do ar é ainda mais necessária, para evitar com que os micróbios cresçam ainda mais e para evitar a formação de mofo.

Tenha em mente que em ambientes corporativos, existe uma norma da NBR, a NBR 16401, que estabelece uma taxa mínima de renovação do ar.

O que é o ideal?

Os ambientes internos fechados e que recebem pouca luz solar são favoráveis para diversas bactérias, como a bactéria causadora da tuberculose, e além disso esses ambientes podem causar pioras em casos de asma e de outras doenças crônicas.

Por isso, o ideal é ter um ambiente com a possibilidade de arejamento, de circulação de ar. Evite ambientes em que as janelas são seladas (que não abrem), limpe os filtros dos aparelhos e ar-condicionado regularmente, proíba o fumo em ambientes fechados, e quando for o momento de limpeza, certifique-se que as janelas estejam abertas, para poder arejar o local.

Soluções para melhorar a qualidade do ar

  • Sempre que possível abra as janelas e deixe o ar entrar no ambiente, renovando e arejando;
  • Limpe os filtros dos aparelhos de ar-condicionado;
  • Informe-se sobre tecnologias que ajudam a limpar o ar de um ambiente, como por exemplo, foto catálise e luz UV;

Você também pode trazer mais vida e mais cor para o ambiente ao adotar algum tipo de planta que ajuda a despoluir o ar. Confira abaixo alguns tipos de plantas, todas elas são de fácil manutenção:

  • Areca Bambu;
  • Azaleia;
  • Crisântemo;
  • Espada de São Jorge;
  • Gerbera;
  • Jiboia;
  • Lírio da paz;
  • Samambaia Boston.

Reforce na prevenção

 

Reforce também na prevenção! A Wesco possui uma ampla gama de produtos que visam garantir o bem-estar de seus funcionários e de seus clientes. De dispensers para álcool gel à aromatizadores de ambiente, a Wesco possui um produto ideal para você e sua empresa, garantindo assim que todos possam desfrutar suas vidas com mais saúde e facilidades. Conheça nossa linha de produtos aqui.

Com informações de: Condomínios Verdes; EEA; Globo Rural.

× Como posso te ajudar?