Mais abraços para mais bem-estar

A ciência comprova: um abraço é tudo de bom.

Às vezes tudo que precisamos é de um pouco de carinho, não é mesmo? Um bom abraço dado por aquela pessoa especial, por algum familiar ou por um bom amigo, já diz muita coisa e nos ajuda demais. Às vezes é como se o peso do mundo saísse de nossos ombros.

E você sabia que essa sensação de alívio, de carinho, de bem-estar, de amizade, e de amor que um abraço proporciona possuem comprovação científica? Sim, a ciência apoio e comprova todos os efeitos benefícios do abraço. Confira:

O abraço na saúde

O abraço ajuda a combater o stress, a ansiedade, a depressão, e ajuda também a combater infecções.

Em pesquisa realizada no EUA, um professor de psicologia, Sheldon Cohen, estudou os efeitos de abraços em cerca de 400 pessoas em relação ao stress e à infecção causada pelo vírus da gripe.

Para sua surpresa, o estudo concluiu que, um abraço dado por uma pessoa em quem confiamos transmite mais apoio e ainda aumenta a frequência desses abraços. Por causa disso, o stress diminui.

Quanto em relação à melhora de infecções, o estudo não soube dizer se há a melhora devido ao contato físico (aumentando o fortalecimento imunológico) ou devido ao fortalecimento emocional.

Outro estudo também realizado nos EUA, mostrou que um abraço pode beneficiar as pessoas que sofrem com a dificuldade de compartilhar emoções.

Este estudo foi realizado com cerca de 920 pessoas diagnosticadas com alexitimia, e embora essas pessoas tenham grandes dificuldades em se expressar emocionalmente, o estudo mostrou que a comunicação proporcionada pelo abraço afetuoso ajudou a aliviar a tensão e a aflição que sentem, além de aliviar o stress.

Enquanto isso, um estudo realizado na Áustria, comprova que o abraço dado por alguém que confiamos ajuda a reduzir a nossa pressão arterial e ainda ajuda na nossa memória.

O curioso deste estudo é que isso só funciona com abraços de pessoas em quem confiamos. No momento que temos que abraçar um estranho, o estudo mostrou efeitos contrários e estressantes.

E para finalizar, há um estudo realizado na Carolina do Norte (EUA) que mostra uma melhora significativa na dor, comprovando que um bom carinho pode sim aliviar dores.

O abraço nas relações interpessoais

Além de ajudar aliviar o stress ao induzir a produção de hormônios que o aliviam, a ciência comprovou que o abraço de mãe tem poder de causar um bem-estar quase que instantaneamente.

Ainda sobre mães e abraços, ao nascer, o abraço entre a mãe o bebe é muito importante. Descobriu-se que o abraço entre mãe e bebe libera um hormônio chamado oxitocina, que está fortemente ligada ao parto e à amamentação, e que ainda possui um papel biológico na formação da ligação entre mãe e filho.

Além disso, para os casais, o abraço fortalece a relação, pois o abraço romântico libera dopamina, hormônio que aumenta o desejo sexual.

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

Seja qual for o estilo de sua empresa, a Wesco possui uma gama de produtos para ela que ajudam a garantir o bem-estar de seus clientes e funcionários. A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: Zero Hora; Terra.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?