Líder, não esqueça de sua preparação

Um líder despreparado pode ser o motivo pelo qual a equipe não alcança seus resultados

Nós já falamos aqui no blog diversas dicas para quem é, ou quem pretende ser, um líder na equipe da empresa em qual trabalha. Porém, o líder também precisa estar com seu treinamento em dia para que ele possa realizar suas funções com êxito.

Administrar e comparecer aos treinamentos que visam melhorar e instruir a sua equipe faz parte de sua função como um líder competente, porém você também precisar comparecer em eventos que visam melhor o seu treinamento.

Além disso, não dá para ficar parado no tempo, fazendo sempre a mesma coisa e esperar que a cada vez surja um resultado diferente. É preciso aceitar a mudança, aceitar e demonstrar ter total comprometimento com a posição de líder.

O líder que não aceita a mudança, que vê a mudança como algo dispensável, que acha que só sua equipe precisa se qualificar, terá resultados iguais e negativos em tudo que ele e sua equipe fizerem.

E isso acontece porque a equipe pode passar a ver o líder como um exemplo de conduta, e podem virar um reflexo das más escolhas e más decisões tomadas por ele.

Porém, também de nada adianta se o líder realizar todos os treinamentos do mundo se os resultados dele e de sua equipe continuam negativos. A equipe precisa saber colocar em prática as estratégias planejadas, caso contrário nenhum treinamento que o líder possa fazer vai impedir o insucesso da equipe.

O Brasil está recém vendo a saída da crise na qual vive há cerca de dois anos, e algumas empresas precisaram se adaptar para conseguir operando durante esse período.

De acordo com o gerente de consultoria da Dale Carnegie, Henry Goettert, e ainda seguido a lógica de que um líder deve se manter atualizado e aberto a mudanças, durante um período de crise, as empresas podem agir de quatro modos, mas segundo Goettert apenas um dos modos garante resultados positivos. Veja:

  • Enviar seus funcionários à cursos e treinamentos é sempre bom, porém não garante que a empresa obtenha mudança de comportamento a fim de ter mais resultados positivos;
  • Contratar consultorias a fim de avaliar o(s) negócio(s) da empresa é uma opção bacana pois pode agregar conhecimento e expertise para os funcionários, mas não é uma opção com 100% de garantia;
  • Tentar alavancar a moral dos funcionários através de eventos motivacionais é bom para não deixar “a peteca cair”, mas assim que algo não dá certo, a desilusão volta;
  • Para Goettert a ação que melhora os resultados de uma equipe é quando o líder consegue descobrir o que ele faz de errado, e junto com sua equipe, discute maneiras para ele melhorar e, como consequência, para a equipe toda melhorar e alcançar os resultados esperados.

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Sabemos que, às vezes, trabalhar é estressante e que todo pequeno detalhe pode nos ajudar a conseguir um dia mais produtivo. Pensando nisso, a Wesco desenvolveu um portfólio repleto de produtos que garantem o bem-estar e o conforto de seus funcionários e de seus clientes.

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Com informações de: Revista Exame.

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