Fatores que prejudicam a saúde bucal

Cuidar da saúde bucal é importante, isso porque as bactérias estão presentes naturalmente na boca. Junto com os ácidos, os resíduos de comida e a saliva, elas formam a placa, que adere ao dente.

O mais interessante é que a placa começa a se acumular nos dentes dentro de 20 minutos após comer. Se a placa não for removida de forma cuidadosa e rotineira, as cáries não só aparecem como se proliferam.

Mas alguns fatores podem prejudicar a saúde bucal, veja alguns deles:

Localização do dente

Deterioração dos dentes ocorre mais frequentemente molares e pré-molares, que ficam localizados na parte de trás da boca. Estes dentes têm muitas ranhuras, sulcos e fissuras que podem coletar partículas de alimento. Como resultado, eles são mais difíceis de serem mantidos limpos do que os dentes da frente, cuja escovação é mais fácil. Nos molares e pré-molares, pode haver formação de placa e acúmulo de bactérias, produzindo, assim, o ácido que corrói e destrói o esmalte do dente.

Certos alimentos e bebidas

Alimentos mais fáceis de ficarem presos aos dentes por um longo tempo, como leite, sorvete, mel, açúcar, refrigerante, frutas secas, bolos e biscoitos, são mais propensos a causar cárie do que alimentos que são facilmente dissolvidos pela saliva.

Comer com frequência

Quando você come ou bebe refrigerantes constantemente, você aumenta a produção de ácido que atacam os dentes.

Escovação inadequada

Não escovar os dentes logo após as refeições pode levar à formação de placas e ao início do processo de deterioração do dente. Os 20 primeiros minutos após a alimentação são o período de maior atividade bacteriana dentro da boca.

Azia

Azia ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) pode trazer o ácido produzido no estômago para a boca (refluxo), o que pode levar ao desgaste do esmalte dos dentes e causar danos significativos.

Tratar os dentes regularmente ajuda a evitar que a lesão no dente se transforme em cárie. Os dentistas preenchem o dente, removendo o material deteriorado com uma broca e substituindo-o por materiais como liga de prata, ouro, porcelana ou resina composta. A porcelana e a resina composta se aproximam mais da aparência natural do dente e podem ser a melhor alternativa para os dentes frontais. Muitos dentistas consideram que a amálgama de prata (liga) e o ouro são mais fortes e, normalmente, são usados esses materiais para os dentes traseiros. Também há uma tendência de utilização de resina composta de alta resistência nos dentes traseiros.

Com informações:
Minha Vida

Os comentários estão fechados.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?