Existe uma relação entre higiene bucal e um coração saudável?

Sim existe uma relação entre higiene bucal e um coração saudável. Há muito se sabe que as infecções bacterianas da boca são, na maioria das vezes, causadas por bactérias do gênero Streptococcus. Embora a maioria das espécies seja inofensiva para os seres humanos, as dos grupos A e B são patogênicas e podem causar graves doenças que, em último caso, podem levar à morte.

Entre as espécies do grupo A, destaca-se o Streptococccus pyogenes, que pode causar faringite estreptocócica, escarlatina, impetigo, celulite, fascite necrotizante e choque séptico.

Já, entre as espécies do grupo B, está o temido grupo dos Streptococcus viridans, que podem causar periodontite (infecção das gengivas), abscessos dentários e, num segundo tempo, doenças graves, que podem ser mortais, como endocardite bacteriana e glomerulonefrite difusa aguda.

Existem estudos mais recentes, que tentam demonstrar uma eventual correlação entre infecções virais e aumento do risco de infarto do miocárdio, em pacientes idosos.

De qualquer maneira, está claro que a boa higiene oral é fundamental para evitar tais doenças. Portanto, a regra é, sempre depois de comer, faça uma boa higiene bucal.

E como deve ser essa higiene bucal?

Em primeiro lugar, faça uma boa escovação dos dentes, seguida pelo uso de fio dental, que remove partículas que ficam retidas entre os dentes e que, frequentemente, não são removidas pela simples escovação. Em seguida, enxague a boca com um bom antisséptico oral.

Todavia, se você estiver sem escova de dentes, como, por exemplo, num restaurante, use o fio dental, seguido pelo enxague com o antisséptico.

Hoje, graças à Wesco, muitas empresas, restaurantes e estabelecimentos em geral podem oferecer soluções em higiene bucal aos seus colaboradores e clientes:

Para manter a higiene bucal, adquira oDispenser Fio Dental e Listerine

Mas não se esqueça, é aconselhável que você pratique a boa higiene bucal principalmente em casa com os filhos e a família.

Você gostou deste post? Você cuida bem dos seus dentes? Como? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Creative Commons Imagem de capa: geralt

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?