Dicas para lidar com dias difíceis no trabalho

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Há dias que nem sempre acordamos dispostos, e há outros dias que acontece algo em algum momento do dia que nos deixa tristes e sem ânimo para seguir com o dia. E tudo bem, todos nós temos dias difíceis e nem sempre precisamos estar de bom-humor, porém não podemos permitir que esse sentimento interfira em nosso trabalho.

Seja o sentimento de desanimo, de tristeza, ou apenas acumulo de stress, precisamos tomar cuidado para que nossas ações não interfiram no nosso trabalho, para não ofendermos nenhum colega de trabalho ou nosso chefe, e até mesmo para não “infeccionar” as pessoas ao nosso redor com o nosso sentimento.

Portanto, se você possui alguns dias difíceis no trabalho, confira algumas dicas:

Respire fundo

Aconteceu alguma coisa que te deixou chateado, ou uma situação muito estressante? Faça uma pequena pausa, respire fundo lentamente e expire lentamente. Repita esse procedimento por algumas vezes, e não se assuste se você sentir uma leve tontura, é a oxigenação chegando ao seu cérebro, se isso acontecer volte à sua respiração normal.

Experimente também mentalizar na inspiração um sentimento bom, e na expiração um sentimento ruim, como se você estivesse trocando um pelo outro.

Pode parecer bobagem, mas a respiração ajuda a gente a esvaziar a mente, encontrando um pouco de paz e concentração, e, de repente, uma solução para algum problema.

Não tome decisões à flor da pele

Acordou se sentindo um pouco desanimado e chegou no trabalho e teve que ouvir poucas e boas de algum colega? Ou então recebeu uma proposta incrível no meio daquela tarefa mais tensa? Acontece! Mas evite tomar alguma decisão logo em seguida.

Espere, deixe as informações serem assimiladas por você, pense um pouquinho, respire fundo se necessário, espere a tarefa tensa ser finalizada. Apenas depois disso tudo que você pode responder.

Mas porquê? Porque, se foram insultos que você recebeu, de nada adianta seguir com a discussão. É melhor esperar a pessoa (e você) ficar mais calma para dizer algo, que será melhor ponderado. E se for uma proposta, é melhor esperar um pouco para analisar com calma e decidir melhor.

Seja o que for, o ideal é não tomar decisões à flor da pele, a fim de evitar um dia mais difícil ainda.

Peça desculpas

Se você respondeu algo para alguém e depois percebeu que foi grosso ou irônico, ou se você perceber que sua resposta deixou a outra pessoa chateada, e se você acabou tendo sua atenção chamada por alguém, peça desculpas. Respire fundo e peça desculpas.

Diga que não foi sua intenção ofender ou chatear, e se a situação permitir, explique-se, ou peça algum tipo de ajuda. Não há nada de errado de desabafar com alguém, contanto que o momento no trabalho permita isso, e também não há nada de errado em pedir ajuda. A solidariedade pode melhorar o seu dia e ainda render uma nova amizade.

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