Dicas de Gordon Ramsay sobre como administrar um pequeno restaurante

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Gordon Ramsay é um chef inglês que trabalha neste ramo há mais de 25 anos e é dono de um famoso restaurante em Londres chamado “Maze”. Ele é autor de diversos livros sobre culinária e também faz um programa de televisão mostrado no Brasil chamado “Hell’s Kitchen” (Cozinha do Diabo), no qual ele conta histórias de restaurantes que estavam mal das pernas e que ele, como consultor, ajudou a levantar. Num outro programa de televisão ele dá aulas de culinária fazendo em sua própria cozinha pratos deliciosos, onde frequentemente é ajudado pelos filhos.

Vamos ver, a seguir, algumas dicas do chef Ramsay sobre como administrar um pequeno restaurante:

Dica número 1: Paixão

Gordon diz que a paixão é o motivador mais importante de um restaurante. Se o dono for um apaixonado pelo que faz, ele transmitirá essa mensagem a todos os seus funcionários. Sejam eles garçons ou cozinheiros e ajudantes. É claro que só a paixão não é suficiente; junto com ela é necessário trabalho duro e consistente. A sua paixão não deve ser apenas direcionada a fazer bons e saborosos pratos, mas também a servir bem os clientes.

Dica número 2: Exija sempre mais e seja criativo

Segundo o chef Ramsay a criatividade é uma das principais ferramentas que faz a diferença. Para um cliente, ver sempre o mesmo menu pode ser cansativo. Portanto, tente se antecipar aos seus clientes e procure surpreendê-los com novos pratos e variações. Para manter bem um pequeno restaurante, o chef sugere o seguinte:

  • Um menu curto é melhor que um longo. Cada chef tem a sua própria especialidade e geralmente são esses pratos que ele sabe preparar melhor que ninguém. Isto também ajuda a manter a boa qualidade.
  • Apresente pratos simples e rápidos. Estes pratos devem sempre estar no cardápio. Muitos clientes não dispõem de muito tempo para fazer uma refeição, principalmente na hora do almoço. Eles preferem chegar, comer bem e rapidamente e voltar ao trabalho.
  • Use sempre ingredientes frescos. Isto ajuda a manter a boa qualidade dos pratos servidos e manter os clientes satisfeitos.

Dica número 3: a concorrência é saudável

Este é outro ponto importante, pois, sem concorrência você tende a relaxar e considerar que não há necessidade de continuar a fazer um esforço para servir cada vez melhor os seus clientes. Na realidade, a concorrência é um balizador do seu desempenho e do nível de satisfação dos seus clientes.

Dica número 4: comprometimento

De acordo com o chef Ramsay, no seu trabalho você tem que estar comprometido 110% a ser o melhor que puder, caso contrário estará fadado ao fracasso. O seu incansável compromisso com a qualidade dos pratos e a satisfação do cliente irradia-se para toda a sua equipe. Ou você trabalha assim, ou é melhor não trabalhar!

  • Esteja preparado para trabalhar duro durante longas horas. E isto vale para todos os dias. Mesmo sendo o dono de um pequeno restaurante, o seu objetivo deve ser que ele seja o melhor que você for capaz de fazer.
  • Saiba lidar com as frustrações. Nem todos os dias são perfeitos e as coisas sempre correm bem. Há momentos nos quais algumas coisas não dão certo, mas você precisa ser capaz, nestes momentos, de continuar a tratar bem os seus funcionários e, principalmente, os seus clientes.
  • Aprenda a delegar. Não tente ser o dono e o chef de cozinha ao mesmo tempo. A sua principal função é administrar bem. Deixe o chef fazer a parte dele. Assim, todos se sentirão melhor e terão mais disposição para dar o melhor deles.

Dica número 5: como fazer os clientes continuarem a voltar

Vale aqui lembrar que conquistar novos clientes é tão importante quanto fazê-los continuar voltando. Gordon elaborou uma pequena lista com alguns pontos importantes.

  • Causar uma primeira boa impressão é importante.
  • Divida bem o seu espaço interno e não ponha mesas demais.
  • Cuide bem da decoração.
  • O serviço ao cliente deve ser impecável.
  • Mantenha sempre a boa qualidade da cozinha.

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Com informações:
DejviManushi.hubpages.com

Imagem:
Gordon Ramsay Everyday

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