Decoração vegetal para condomínios

Veja algumas sugestões de plantas para você decorar o seu condomínio

Você já parou para pensar como é a decoração do seu condomínio? Afinal, às vezes nos dedicamos tanto com a decoração d nosso canto preferido, mas esquecemos do resto. E se perdemos tempo decorando a nossa casa para que possamos nos sentir bem, por que não podemos fazer o mesmo com algumas das áreas comuns do nosso condomínio? E seguindo a pegada sustentável de nosso post anterior, que tal investir em decoração vegetal para essas áreas?

A decoração vegetal, além de estar alinhada com os princípios da sustentabilidade, traz vida ao ambiente, fazendo com que as pessoas – e o meio ambiente! – se sintam bem. Além disso, plantas sempre deixam o ambiente lindo, valorizando o local. Abaixo, confira algumas opções de plantas, mas lembre-se de levar em conta a quantidade de luz natural que cada ambiente possui.

Decoração vegetal para o hall de entrada

Para impressionar os visitantes, invista em plantas que se desenvolvam bem em vasos. Algumas sugestões:

  • Árvore da felicidade: não precisa de sol a pino, possui crescimento lento, e não carece de muita manutenção, mas necessita de umidade no ar, então em dias de baixa umidade no ar ou em locais secos, essa planta precisará de cuidados.
  • Palmeira areca: adapta-se muito bem em ambientes com excesso de sombra ou com excesso de sol, mas prospera em ambiente com me sombra (ou seja, que bate sol apenas um período de tempo). É uma planta que cresce bastante, então precisa de planejamento e manutenção.
  • Vasos com flores, como por exemplo, azaleia, dente-de-leão, violeta, gérbera, crisântemo...

Decoração vegetal para os muros do condomínio

Os muros em volta do condomínio geralmente são lisos e sem graça, ou com demarcações para a garagem de cada apartamento. Mas é possível decora-los com algumas plantas e deixar o ambiente mais bonito. Algumas sugestões:

  • Clúsia Fluminensis: uma planta tipo arbusto, bem verdinha quando saudável. Adapta-se bem tanto no sol como na meia sombra, e pode ser podada em formatos paisagísticos, além de servir como cerca viva.
  • Ixora: também tipo arbusto, não precisa de tanta água e possui flores lindas que atraem beija-flores e borboletas. Se adapta melhor em locais que recebem bastante sol.
  • Floreiras suspensas também ajudam a embelezar os muros, e ainda dão a opção de cultivar diversas flores, trazendo cor e vida ao ambiente.

Decoração vegetal para a área da piscina

Normalmente as áreas da piscina não possuem espaço para vegetação, pois as plantas podem acabar danificando o sistema da piscina conforme suas raízes vão crescendo. Então a sugestão aqui é investir em plantas que se adaptem bem em vasos. Porém, se a área de piscina do seu condomínio tiver a opção, opte por plantas que não possuem raízes grandes. Veja algumas sugestões:

  • Palmeira Cica: esta palmeira apresenta diversos portes e por causa disso consegue preencher muito bem um espaço sem a necessidade de muitas plantas. Adapta-se bem tanto em locais com muita sombra ou com muito sol e preferem as áreas mais úmidas.
  • Norantea Brasiliensis: planta com flores vermelhas lindas, não carece de muita água e suas folhas não caem com frequência, facilitando a manutenção e limpeza do local.

Decoração vegetal para outras áreas

Para outras áreas, como a área de lazer e o jardim, é interessante pensar em plantas sem espinhos, pois essas áreas costumam ser frequentadas por crianças e animais de estimação. De repente, plante alguma planta frutífera para estimular a convivência e cuidado com o meio ambiente.

Para as garagens que não possui luz natural, a sugestão é investir em plantas artificiais ou em algum outro tipo de decoração que possa deixar o ambiente alegre e bonito. Mas se sua garagem possui alguma entrada de luz natural, considere a possibilidade de decorar com vasos.

Para os cães, Acacabou evita transtornos

Caminhar com seu melhor amigo nos arredores e dentro de seu condomínio também faz bem, tanto para a sua saúde como para a saúde do seu amigo! Porém, na falta de saquinhos de coleta de fezes, ou a falta de consciência de alguns donos, é comum reclamações e até brigas por causa de sujeira no espaço de vivência entre moradores.

Uma solução prática é instalar um dispenser que possibilita a retirada de saquinhos um a um. Ele pode ficar fixado nos locais por onde as pessoas circulam ao passear com seus cães. É o fim do transtorno. Saiba mais aqui.

Com informações de: Condôminos verdes; Globo Rural.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?