Cuidados durante a hora do passeio

Para certificar-se que o momento do passeio seja o mais feliz do dia, saiba quais cuidados você deve tomar.

Na terça-feira falamos sobre a higienização do seu cão antes, após e durante o banho dele. Hoje vamos falar um pouco sobre alguns cuidados durante e após o passeio.

Antes do passeio

Primeiramente você deve ter em mente que todo cachorro gosta de passear, e todo cachorro deveria ter esse hábito desde pequeno. Porém, cada cão tem uma necessidade diferente. Os mais ativos podem gostar e necessitar de um passeio mais longo, que o permita a correr livremente. Já os cães mais idosos, ou os cães que não demonstrem tanta energia, precisam de um passeio mais calmo, mais curto, sem intensidade.

Pensando nisso, você deve ter em mente também a sua disponibilidade para passear com o cão. Portanto planeje-se, mas sem esquecer de cuidados básicos, como evitar horário de pico do sol, preparo físico do cão, se está chovendo, etc.

Pense na coleira que o seu cão irá usar. Não escolha pela estética, mas sim pela funcionalidade. Cães com problema na coluna não podem usar a coleira de pescoço, e cães que tendem a puxar demais não podem usar a coleira peitoral.

Durante o passeio

Durante o seu passeio com seu cão, dependendo da distância e da intensidade, lembre-se de levar água para oferecer a ele. Se o seu cão tiver uma pelagem mais clara, vale a pena conversar com o seu veterinário sobre proteção solar para o seu cão.

Tome cuidado com tudo ao seu redor, principalmente com as outras pessoas, pois nunca sabemos quando o cão pode estranhar algo ou alguém e colocar em risco a vida dele ou de outro animal ou pessoa. Tome cuidado com ruas com um grande fluxo de carros.

Algumas raças necessitam do uso da focinheira para passear, portanto escolha uma focinheira que permita a abertura da boca do seu cão para ele poder colocar a língua para fora.

Certifique-se que o lugar do passeio seja livre de riscos para as patas de seu cão. Às vezes lugares com grama podem ter espinhos que machucam as patas dos cães. E às vezes a cidade acaba oferecendo alguns riscos nas calçadas como pedregulhos e cacos de vidro. E tenha em mente que no verão, dependendo do material utilizado na construção do local, o chão pode estar muito quente e ferir gravemente as patas de seu cão.

Após o passeio

Após o passeio, é interessante realizar uma breve, mas eficaz higienização no cão. Existem sprays antissépticos justamente para isso. Limpe as patas, focinhos e partes intimas do seu cão. Se você utiliza de algum produto antisséptico, faça a limpeza com a ajuda de um pano macio, ou uma gaze ou algodão. Caso você não tenha um produto para isso, um pano úmido com álcool já basta. Esfregue com delicadeza nas áreas citadas, até que a sujeira tenha sido limpa.

Essa limpeza é importante pois tanto você como o seu cão estarão trazendo microrganismos e bactérias da rua, então no momento que você faz essa limpeza, você está evitando possíveis doenças.

Uma escovação também pode ser uma boa ideia, ajudando a eliminar alguma sujidade da rua e algum possível inseto que possa ter planos de se alojar no pelo do seu cão.

E fique de olho no seu cãozinho. Por mais cuidadosos que sejamos, podemos deixar alguma coisa passar, então cuide dele e veja se o seu comportamento pós-passeio continua o mesmo. Caso contrário, caso você note algum comportamento diferente, converse com algum médico.

Wesco apresenta o Acacabou

Para evitar que seu cão traga para a sua casa uma série de bactérias e sujidades, a Wesco traz o Acacabou para Cachorros. Se trata de um dispenser de saquinhos Oxi-Biodegradáveis, é uma inovação para aquelas horas de passeio com o melhor amigo e ele precisa fazer as necessidades. Confira mais informações aqui.

Com informações de: PetMag

× Como posso te ajudar?