Conheça a Síndrome de Visão Cansada

Conheça os sintomas e o tratamento para esta síndrome

É indiscutível como a tecnologia ajuda no nosso dia-a-dia, tanto no ambiente de trabalho como em casa e no lazer. Porém, conforme a tecnologia vai avançando e quebrando novas barreiras, alguns novos problemas de saúde vão aparecendo. Um deles é a CVS, sigla em inglês para Síndrome de Visão Cansada. Também conhecida como Vista Cansada.

O que é a Síndrome de Visão Cansada?

Antes de o ser humano passar um bom pedaço de sua vida encarando a tela do computador, essa síndrome era muito mais comum a partir dos 40 anos de idade. Nesta faixa etária, a doença é comum pois é normal que nossos olhos se desgastem conforme ficamos mais velhos.

Porém, com o avanço da tecnologia, que invadiu de vez o nosso mundo, a síndrome da visão cansada está cada vez mais presente na vida de jovens.

Ela se dá devido à necessidade que temos em focar a nossa visão em um determinado espaço (o monitor), que muitas vezes é muito pequeno, e que contém diversos fatores, que juntos, formam uma imagem ou textos.

Sintomas da Síndrome de Visão Cansada

A CVS possui sintomas bem desconfortáveis, e se você não cuidar dela, pode evoluir para a doença da Vista Cansada, também chamada de presbiopia, e é a doença que costumava atingir o ser humano a partir dos 40 anos de idade, antes do advento da tecnologia.

Dentre os sintomas da CVS estão:

  • Falta de continuar encarando o monitor/espaço;
  • Ardência nos olhos;
  • Ressecamento das córneas;
  • Vermelhidão;
  • Dificuldades em focar a visão naquilo que é preciso;
  • Dor de cabeça constante;
  • Desconforto ocular em ambientes mais iluminados.

Embora seja algo que a pessoa vai adquirindo através da repetição, a quantidade de tempo gasto encarando o monitor é um fator assustador: bastam apenas três horas diárias para que a síndrome possa se desenvolver.

Tratamento para a Síndrome de Visão Cansada

Como já dito, a CVS não é algo que devemos tratar com leniência, pois a síndrome pode evoluir para algo mais grave. Além disto, em sua grande maioria, seu tratamento é simples.

Se você suspeita de algum desses sintomas descritos acima, a primeira coisa que você pode fazer é dar uma pausa as atividades envolvendo o computador. A segunda coisa é a marcar uma consulta com seu oftalmologista de confiança.

Uma vez que o seu médico fez o diagnóstico da síndrome de visão cansada, você provavelmente terá um acompanhamento médico frequente, e seu médico poderá te receitar um colírio para combater o ressecamento.

Dependendo do seu caso, pode ser que seu médico te receite o uso de lentes especiais para o seu caso, além de ser aconselhado a realizar pausas durante seu trabalho (se afastando do monitor) ou até mesmo uma pausa obrigatória e longa.

Também dependendo dos eu caso, pode ser que a CVS já tenha evoluído para a presbiopia. Se esse for o diagnostico que seu médico te deu, o tratamento é outro e as visitas ao consultório anda mais frequentes.

Dicas para amenizar a Síndrome de Visão Cansada

Embora nós aconselhamos que você consulte um oftalmologista, existem algumas atitudes que podem amenizar o seu desconforto, veja:

  • Iluminação e ventilação: O ambiente em que você se encontra pode afetar diretamente na sua visão. Evite ambientes muito escuros e evite o ar-condicionado, se você já sofre com a síndrome.
  • Pisque muito: Pode parecer bobagem, afinal o ato de piscar é involuntário. Mas quando focamos nossa visão em algo, a frequência do nosso piscar diminui, fazendo com a lubrificação diminua. Portanto, pisque mais quando estiver na frente do computador.
  • Faça pausas: Os médicos sugerem uma pausa de 10 a 15 minutos para cada hora defronte ao monitor. Mas cuidado para não focar a sua visão em atividades similares, como, por exemplo, assistir à TV, ler um livro. Escolha algo relaxante e que não exija tanto a visão.
  • Dê preferência às telas de LCD: Não é a solução e nem a desculpa para descuidar, mas as telas de LCD costumam oferecer uma iluminação e resolução melhores, proporcionando um cansaço menor aos nossos olhos.

Reforce na prevenção

Reforce também na prevenção! A Wesco possui uma ampla gama de produtos que visam garantir o bem-estar de seus funcionários e de seus clientes. De dispensers para álcool gel à aromatizadores de ambiente, a Wesco possui um produto ideal para você e sua empresa, garantindo assim que todos possam desfrutar suas vidas com mais saúde e facilidades. Conheça nossa linha de produtos aqui.

Com informações de: TecMundo; Minha Vida.

× Como posso te ajudar?