Conheça os desconfortos causados pelo clima seco

Saiba quais as doenças que a baixa umidade do ar pode causar

Ultimamente muito tem se visto e falado sobre o clima seco em nosso país durante as previsões do tempo em jornais. Só no mês de agosto, que é considerado o auge da seca durante o inverno no Brasil, em alguns estados a umidade relativa do ar chegou a ser a mesma ou mais baixa do que a umidade relativa encontrada no maior deserto do mundo, o Saara.

E embora o clima seco tenha seus pontos positivos, quando a umidade relativa do ar está abaixo do ideal (que é de 60%), ele causa muitos danos à nossa saúde e ao meio ambiente. Dores de cabeça, desidratação, e queimadas são apenas alguns dos problemas que podem acontecer. Leia abaixo as doenças que o clima seco pode causar e confira algumas dicas de como enfrentar ele.

Doenças causadas pelo clima seco

O grande malefício causado pelo clima seco é a desidratação das nossas células, em especial de nossa pele e de nossas mucosas. Dores de cabeça, olhos e narinas ressecados e cansaço também são sintomas causados frequentemente pelo clima seco. Isso acontece por causa da baixa umidade do ar, que em níveis abaixo do ideal mantém os agentes causados de alergias, como a poeira por exemplo, por mais tempo pairando no ar.

E por causa desses agentes causadores de alergias, aumenta a incidência de doenças respiratórias e de infecções virais e bacterianas. Já as infecções acontecem com mais facilidade por causa da desidratação de nossas células, pois o vírus ou bactéria consegue se aderir com maior facilidade à uma célula ressecada do que à uma hidratada.

Além disso, as pessoas que já nasceram com predisposição a doenças respiratórias são as que mais sofrem com o baixo nível de umidade no ar. Isso acontece porque quando nós respiramos nosso corpo precisa umedecer o ar que está entrando pela cavidade nasal. Sem umidade no ar, o nosso muco nasal fica espesso demais e não consegue limpar as nossas vias aéreas corretamente, dando oportunidade para uma infecção respiratória se instalar em nosso corpo.

As doenças mais comuns causadas pelo clima seco são:

  • Rinite alérgica;
  • Sinusite;
  • Conjuntivite alérgica;
  • Faringite;
  • Dermatites;
  • Asma.

Dicas de como enfrentar o clima seco

Em regiões que sofrem com o clima seco e com a baixa umidade relativa do ar com frequência, fazer uma prevenção é essencial. E a mais importante das prevenções é a hidratação: beber muita água, para manter o corpo como um todo hidratado; utilizar soro fisiológico para hidratar as narinas e os olhos, para evitar ressecamento e doenças; utilizar hidratantes faciais e corporais e filtros solares para ajudar a evitar o ressecamento; e manter ambientes umidificados com toalhas úmidas ou bacias de água, a fim de manter o ambiente com um nível de umidade do ar maior.

Além de manter-se hidratado, quem pratica esportes também deve ter um cuidado maior em dias de clima seco e baixa umidade do ar. Evite a prática de exercícios físicos, ou até mesmo de atividades mais intensas no trabalho, entre os horários de 10 horas da manhã até às 4 horas da tarde.

E por fim, manter o seu ambiente de moradia ou de trabalho limpo também é um cuidado que ajuda muito a evitar os desconfortos causados pelo clima seco.

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

Seja qual for o estilo de seu restaurante, a Wesco possui uma gama de produtos para a sua empresa que ajudam a garantir o bem estar de seus clientes e funcionários. A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: Veja.com; Minha Vida.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?