Conheça alguns hábitos que podem estragar os seus dentes

Todo mundo tem alguma mania estranha. Mas todo mundo tem, ou já teve manias comuns, como por exemplo, mastigar a ponta da caneta e roer as unhas. Mas você sabia que esses dois hábitos, e muitos outros, estão danificando os seus dentes? Abaixo, confira uma lista de hábitos comuns que danificam os seus dentes.

  1. Escovar os dentes com muita frequência. Já comentamos por aqui que embora devemos manter a nossa saúde bucal em dia, a escovação de dentes com muita frequência pode ser prejudicial à saúde bucal. Por causa disso, recomenda-se que a escovação dentária não ultrapasse das três vezes ao dia, e recomenda-se também que se espere trinta minutos depois de comer para escovar os dentes.
  2. Usar inadequadamente o palito de dentes. Muitos utilizam o palito de dentes para retirar aquele resíduo de alimento que fica entre os dentes. Porém, quem tem essa função é o fio dental. O palito de dentes deve ser usado com delicadeza, sem apertar ou empurrar a gengiva, sem utilizar ele como uma alavanca. Lembre-se: se queres limpar seus dentes, use o fio dental.
  3. Beber isotônicos em excesso. As bebidas isotônicas, muito utilizadas por atletas e por quem frequenta academias, possuem um ph muito ácido, e em excesso podem danificar o esmalte dos nossos dentes. Alguns ainda não ricos em açúcares, o que pode facilitar no desenvolvimento de cáries.
  4. Roer unhas. Hábito abominado por muitas mães, não é nem um pouco higiênico, e as bactérias encontradas em nossas mãos, dedos e unhas podem causar infecções no aparelho digestivo e na boca.
  5. Morder tampas de canetas. Ou morder a própria caneta. Quem tem esse hábito pode estar provocando a erosão de seus dentes. Isso porque quem geralmente faz isso, faz no mesmo lado da boca, com os mesmos dentes sempre, e isso pode causar um desgaste anormal dos dentes. Além disso, a utilização da boca para outras atividades que não envolvam a comida, pode causar distúrbios nas articulações da mandíbula, causando dor na região dos ouvidos, em longo prazo, danificando a coluna.
  6. De longe um dos hábitos mais nojentos e com mais consequências negativas para o corpo todo. Fumar enfraquece e amarela os dentes, causa inflamações nas gengivas, ajuda na formação de cáries e está relacionado diretamente com casos de câncer de boca, garganta e pulmão.
  7. Nadar na piscina. As piscinas são tratadas com cloro para se manterem limpas, e é justamente esse cloro que pode vir a afetar os dentes de quem nada. Porém, somente as pessoas que passam mais de seis horas dentro de uma piscina poderão vir a sofrer com o cloro.
  8. Utilizar os dentes como ferramenta. Abrir coisas com os dentes, cortar fios/fitas com os dentes ou qualquer outra coisa que venha na sua cabeça em que os dentes possam fazer: não faça. Por mais inocente que possa ser, as chances de você danificar seus dentes são altas. Dependendo do estrago, você pode ter que fazer um implante.

Para consultórios e empresas é importante educar

Nada como oferecer para o paciente em consultórios ou para funcionários e clientes de empresas e escritórios, a opção de uma limpeza bucal completa em banheiros. Pensando nisso, a Wesco inovou e trouxe ao mercado diversas opções de dispenser para fio dental, enxaguante bucal, entre outros. Veja mais aqui.

Com informações de: G1; FGM; Portal Terra.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?