Confira os benefícios da caminhada

No post anterior, falamos sobre o que é o sedentarismo e sobre seus danos, além de termos dado uma dica de como deixar e evitar o sedentarismo. A nossa sugestão de como você pode iniciar as suas atividades físicas foi a mais comum: faça uma caminhada leve três vezes por semana.

E é justamente sobre isso que iremos falar hoje, sobre caminhada e seus benefícios!

A caminhada e seus benefícios

Como já falamos no post anterior, a caminhada pode ser o início de sua rotina de atividades físicas. É uma atividade básica que praticamos desde as nossas origens que ao passar dos milênios foi perdendo a importância já que desenvolvemos meios melhores para nos locomovermos.

Porém, há aqueles que defendem que o ser humano foi feito para estar em movimento, e estudos comprovam que isso pode ser verdade. Afinal, a caminhada não apenas te ajuda a deixar de ser sedentário, mas ajuda a prevenir diversas outras doenças, e só não é recomendada em casos muito específicos.

Veja abaixo alguns benefícios que a caminhada traz:

  • Melhora a circulação do nosso corpo: quando caminhamos, o nosso fluxo de sangue aumento fazendo com que os nossos vasos sanguíneos se expandam, melhorando a nossa circulação. Além disso, melhora a performance de nosso coração, bombeando mais sangue oxigenado ao nosso corpo.
  • Combate a osteoporose: A caminhada aumento estímulos elétricos no nosso corpo que facilitam a absorção do cálcio.
  • Combate a depressão: Não apenas a caminhadas, mas exercícios físicos feitos com regularidade ajudam a combater a depressão, pois estimulam endorfina, um hormônio que nos traz bem-estar.
  • Deixa nosso corpo em forma: Além de emagrecer e de ajudar a manter o peso, caminhar melhora toda a nossa condição física, deixando nosso corpo mais saudável.
  • Controla a vontade de comer: Os hormônios estimulados pela caminhada ajudam a controlar a ansiedade e a vontade de comer guloseimas.
  • Ajuda na diabetes: A caminhada estimula uma quantidade maior de insulina a ser produzida; e pode ajudar ao corpo a evitar com que ele resista à insulina, algo importante para quem tem diabetes.

Como a caminhada deve ser feita

Para que a caminhada conte como uma atividade física e para que seus benefícios sejam melhores aproveitados, recomenda-se que a caminhada seja feita sem interrupções, num ritmo padrão e sem muita conversa.

O ritmo ideal dependerá de pessoa para pessoa, porém o recomendado é que seja uma caminhada moderada, aquele ritmo de pressa, como se você estivesse fugindo de uma chuva, por exemplo.

A duração da caminhada pode depender do seu ritmo, porém para quem está começando uma rotina de exercícios, recomenda-se que a duração seja de no mínimo 30 minutos.

A caminhada não deve ser feita em jejum, e o ideal é levar uma garrafa de água junto, para ir se hidratando ao longo do percurso ou da necessidade. Recomenda-se que a pessoa caminhe com uma postura ereta, olhando para a frente, na altura dos ombros, dando passadas curtas para evitar torções.

Este exercício pode ser utilizado como aquecimento para uma série de exercícios na academia, porém, após o término de suas atividades físicas, é importante se alongar. Caso a caminhada seja o único exercício no momento, o alongamento é importante no início e no fim.

Ressaltamos que estar vestido com roupas confortáveis e próprias para exercícios físicos é fundamental para o seu conforto e bem-estar durante a prática, além de estar calçando um tênis confortável e com a absorção de impacto ideal para a sua atividade.

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Com informações de: G1; Minha Vida; Personal Elisandria Mesquita.

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