Como recuperar-se ao chegar atrasado para uma entrevista

Há pessoas que gostam de ser pontuais, outras nem tanto. Mesmo as pontuais, às vezes, podem se atrasar, em virtude de condições extremas ou inesperadas. Exemplos destas condições podem ser acidentes de trânsito, interrupção de linhas de trem ou de metrô, etc.

Vamos supor que você tem uma entrevista relacionada a um novo emprego muito importante para o futuro da sua carreira, e um desses imprevistos acontece. E daí? Você volta para casa? Tenta remarcar a entrevista? Há como tentar fazer a entrevista assim mesmo?

Às vezes isto pode ser possível. Vamos ver algumas dicas sobre como recuperar-se ao chegar atrasado para uma entrevista:

1) Telefone

Avise que você, apesar de todas as melhores intenções, está retido em algum lugar e vai se atrasar. Veja se você consegue estimar a provável hora da chegada ao destino. Veja se é possível fazer a entrevista assim mesmo e, se não for, procure remarcar para outro horário, outra data, ou ambas as coisas.

2) Peça desculpas, mas não exagere

Mostre que você realmente sente muito e explique claramente o motivo do atraso, que ocorreu contra a sua vontade. As pessoas entendem que isso pode eventualmente acontecer. Um excesso de desculpas pode afetar a sua credibilidade.

3) Respire fundo e recomponha-se

Na verdade, o que está feito, está feito. No caso da entrevista ser adiada por algum tempo (por exemplo, 30 minutos), use um minuto a mais para se acalmar (alguns sugerem parar e contar até dez). Chegar resfolegante e agitado não vai ajuda-lo na entrevista.

4) Ao chegar, desculpe-se de novo, mas brevemente

Isto feito, esqueça e bola para frente. Adote uma atitude profissional. Você provavelmente irá trabalhar junto com ou para quem o está entrevistando. Mostre que você é capaz de superar um imprevisto, sem perder o foco no que é realmente importante.

5) Mostre que você é capaz de se adaptar

Uma parte muito importante da entrevista de emprego é conhecer o entrevistado, saber qual é a sua atitude e como ele se comporta numa situação desafiadora. É como imaginar que, uma vez contratado, você poderá se atrasar para uma entrevista com um cliente e o entrevistador quer saber como você se comporta neste tipo de situação.

Você gostou deste post? Tem alguma dica a acrescentar? Se tiver e quiser compartilha-la conosco, poderemos eventualmente cita-lo num próximo artigo. Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações:
Themuse.com

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?