Como melhorar a sua qualidade de vida dentro e fora do escritório

Greg Wells, no site Entrepreneur (Empreendedor), faz algumas recomendações úteis para melhorar a sua qualidade de vida dentro e fora do escritório.

Vejamos, a seguir, o que ele recomenda:

1. Coma de forma inteligente

Ele sugere que os alimentos de alta qualidade são os combustíveis ideais para a nossa saúde. Além disso, devemos:

  • Manter-nos bem hidratados: 60% do nosso corpo e, particularmente, 90% do nosso cérebro são feitos de água. Por isso permanecer bem hidratado é importante.
  • Otimizar a relação alimentos/calorias ingeridos: Nesse caso, a recomendação é ingerir alimentos ricos em nutrientes e relativamente pobres em calorias e evitar o contrário.
  • Coma proteínas saudáveis: Ele chama de proteínas saudáveis as que não são processadas. Entre estas ele sugere ovos, peixe, aves, porco, quinoa e grão de bico. Podemos acrescentar a essa lista as carnes magras em geral, a soja, o feijão, a lentilha.

2. Faça exercícios físicos

A atividade física regular ajuda a prevenir inflamações, a síndrome metabólica, as doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial e a doença coronariana, a osteoporose, o diabetes e o envelhecimento. Também melhora a densidade óssea e o estado emocional, além de ajudar as atividades mentais.

  • Faça exercícios físicos regulares: Escolha as suas formas preferidas. Algumas sugestões são natação, andar de bicicleta, andar/correr. É importante que o exercício físico seja proporcional à idade e esteja de acordo com a sua capacidade física.
  • Ande/corra/passeie em espaços abertos: O contato com a natureza melhora muito a atividade mental e ajuda a aliviar o estresse.
  • Mova-se de forma estratégica: Sabemos há muito tempo que as pessoas que trabalham em ambiente fechado se beneficiam de um intervalo para fazer alguma atividade física. Tem sido demonstrado que isto também melhora a atividade intelectual.

3. Durma bem e profundamente

Dormir bem é muito importante e, às vezes, só percebemos isto quando não conseguimos, por algum motivo, dormir adequadamente. Alguns estudos recentes feitos por psicólogos têm mostrado que, para algumas pessoas, o sono vem dividido em duas partes, isto é, em dois períodos. A conferir.

  • Deixe o café para as manhãs: A cafeína é um poderoso estimulante e tende a permanecer no organismo por 6 a 8 horas. Assim, recomenda-se deixar o café para as manhãs e evita-lo após o jantar.
  • Procure se acalmar antes de dormir: Nessa hora, evite atividade mental intensa e busque algo que acalme a mente. Isso pode ser conseguido através de uma boa história. Alguns pais costumam ler histórias para os filhos antes que eles durmam.
  • O dormitório não é lugar para telas: Adote alguns limites, do tipo parar de verificar e-mails a partir das 8 horas da noite e não assistir filmes de terror ou noticiário antes da hora de dormir. Uma música suave costuma ser um bom calmante.

4. Pense claramente e aprenda a focar a sua atenção

Focar a atenção é algo que se aprende e que requer exercício constante. Há muito tempo certas pessoas são famosas pelas técnicas de meditação, especialmente na Índia e na China. Elas valem tanto para ajudar a resolver problemas como para criar um determinado estado mental.

  • Fale com você mesmo: Esta é uma conhecida técnica de meditação que tem por objetivo mantê-lo concentrado no que você está fazendo. Atletas de grande desempenho normalmente fazem isto.
  • Foque a sua atenção: Aprenda a evitar que a sua mente fique pulando de um lado para outro. Novamente, as técnicas de meditação são muito úteis para conseguir isto.

Você gostou deste post? Você concorda com as sugestões de Greg Wells? Tem algo a sugerir, que gostaria de compartilhar conosco? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações:
Entrepreneur.com

× Como posso te ajudar?