• Av. Santa Catarina, 2.505 - Vila Mascote, São Paulo - SP
  • [email protected]
  • +55 11 5506-7900

Como fazer o uso correto do fio dental?

O seu bem-estar começa pela boca! Ao combinar a escova, a pasta de dentes e um dispenser de fio dental, é possível manter os dentes brancos e mais saudáveis. 

Logo, esses cuidados com a higiene bucal se refletem no corpo todo, uma vez que a flora bucal fica livre de bactérias e germes nocivos para o organismo.

Mas, infelizmente, o uso diário do fio dental ainda não é um hábito dos brasileiros - apesar da recomendação dos dentistas. 

Além disso, muitas pessoas utilizam o fio dental oferecido no dispenser, mas fazem da maneira errada. 

Portanto, confira neste artigo da Wesco algumas dicas interessantes para o melhor aproveitamento. Assim você cuida melhor dos seus dentes e garante uma saúde bucal prolongada! diepnser de fio dental wesco

Não usa? Saiba como isso pode afetar seus dentes! 

Certamente é um dos produtos de higiene bucal mais importantes para ter em seu kit. Afinal, é o fio maleável o responsável por remover as partículas de alimentos que ficam retidos nos dentes após a nossa alimentação.

Quando os restos de alimentos permanecem entre os dentes (ou entre dente e gengiva) por um tempo prolongado, o resultado pode ser desastroso! Em resumo, o que ocorre é o seguinte:

  • O alimento não removido se transforma na placa bacteriana, uma película incolor, mas pegajosa, formada também por bactérias. Se a remoção não acontece, a placa bacteriana dá origem ao tártaro.
  • A placa bacteriana é o principal agente causador da cárie e da gengivite, uma inflamação na gengiva capaz até mesmo de amolecer os dentes.
  • Essas bactérias podem entrar em contato com a corrente sanguínea, percorrer o organismo e se alojar no coração, sendo as principais causadoras da endocardite, uma infecção das válvulas do coração de difícil diagnóstico e que geralmente leva à morte.

Para evitar todos esses problemas, o ideal é manter uma higienização completa da boca, diariamente. Então, use uma pasta de dente de sua preferência, escova de dentes com cerdas macias e, claro, o fio dental. 

Como fazer a limpeza dentária com o fio dental?

Embora muitas pessoas escovem os dentes diariamente, nem todos usam o fio dental com a mesma regularidade. 

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Conselho Federal de Odontologia ao Datafolha em 2016, somente cerca de 57% dos brasileiros utilizam o fio dental na higiene bucal. Portanto, há ainda uma parcela de 43% da população que ignora o produto.

Um erro que pode custar caro e promover a perda de dentes prematuramente, e até levar à morte - algo que seria evitável com cuidados simples.

Por isso, veja como usar com eficiência e sem desperdícios:

Instruções de uso do fio dental

  • Aproveite 40 cm de fio dental - a medida recomendada pelos dentistas. Segure o fio enrolando a maior parte dele em ambos os dedos médios; 
  • Deixe apenas 1 a 2 centímetros para encaixar nos dentes;
  • Em seguida, segure o fio dental esticado com os polegares e com os dedos indicadores;
  • Coloque o fio dental entre dois dentes, deslizando-o suavemente para cima e para baixo; 
  • Cuidado para não encaixar o fio dentro das gengivas, de modo a não empurrar os restos de alimentos para dentro do tecido. Isso porque o acúmulo dos alimentos dentro da gengiva aumenta os riscos de inflamação e gengivite; 
  • À medida que o fio dental atinge suas gengivas, dobre na base do dente para formar uma forma de C. Isso permite que o fio acesse o espaço entre a gengiva e o dente, removendo para fora as partes de alimentos. Faça isso no dente da direita e da esquerda em cada intervalo.

Repita os passos com cada intervalo de dente, renovando o fio sempre que necessário. É importante passar o fio limpo entre os dentes. Assim você não leva sujeira de um dente para o outro.

De que forma a disponibilização do Dispenser da Wesco pode ajudar?

Primeiramente, disponibilizar fio dental em sanitários de uso coletivo é algo muito sério, pois o fio ao ser utilizado muitas vezes entra em contato com a corrente sanguínea. 

Portanto o dispenser precisa ser higiênico para evitar que as pessoas entrem em contato com a lâmina (que é um objeto cortante) e com o pedaço de fio dental que será utilizado pelo próximo usuário. O dispenser de fio dental com corte automático da Wesco atende a estes requisitos.

O simples fato de disponibilizar estes dispensers nas paredes dos banheiros de escritórios, indústrias, bares, restaurantes e hospitais, gera uma curiosidade no usuário que acaba puxando um fio. Uma vez com o fio na mão faz-se o uso. E assim vai-se criando o hábito. E todas as rotinas saudáveis que criamos, nada mais são do que hábitos.

Temos diversos relatos de colaboradores de empresas que oferecem o dispenser de fio dental Wesco em seus banheiros dizendo que não tinham o hábito de utilizar fio dental, e o adquiriram após a empresa implantar os dispensers nas paredes. 

Fale com um de nossos consultores e saiba mais sobre nosso dispenser de fio dental para sua empresa. 

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?