Como fazer a escovação dentária canina

Saiba como implementar o hábito da escovação de dentes em seu cachorro

Escovar os dentes é uma tarefa importante para nós, afinal é através da escovação dentária que evitamos uma série de doenças. E você sabia que podemos dizer o mesmo para os cachorros? Sim, se você tem cachorros, provavelmente você terá que pagar por uma limpeza de tártaro na boca de seu amigo. Mas esse procedimento (que às vezes pode ser bem caro) pode ser evitado se você implementar na rotina de seu cachorro a escovação dentária.

Importância da escovação dentária canina

Pode parecer bobagem dizer que os cachorros precisam escovar os dentes, afinal eles tinham isso antes de serem domesticados. Mas esse argumento não é válido, pois muita coisa mudou de lá para cá, principalmente o estilo de vida dos cachorros.

A escovação dentária canina é essencial para manter a saúde bucal e geral de seu cachorro, além de evitar o mau hálito. Aliás, se o seu cachorro possui mau hálito em excesso, marque uma consulta com o seu veterinário, pois o mau hálito é um indicador de doenças bucais.

Além de ser essencial para a saúde de seu amigo e para evitar o mau hálito, a escovação dentária canina previne o aparecimento de tártaro, que pode chegar a matar se não for cuidada. E a escovação dentária canina mostra ao seu cachorro quem está no comando: você.

Quando devo começar a escovar os dentes do meu cachorro?

O melhor momento para se implementar hábitos com sucesso é durante a infância do seu cão. Porém, se você nunca escovou os dentes de seu cão e gostaria de começar esse hábito, saiba que é possível, porém um pouco mais difícil e requer paciência.

Escolha um momento em que seu cachorro esteja tranquilo e relaxado. Tenha em mente que a escovação dentária é uma grande novidade para o seu cão e vá com calma, nada de enfiar uma escova boca adentro do seu cão.

Dicas de como realizar a escovação dentária canina

Como dito acima, vá com calma, independentemente da idade do seu cachorro, a escovação dentária canina deve ser feita com cuidado e calma, caso contrário o seu cão poderá ficar com medo e estressado e tentar te machucar.

Apresente ao seu cão as ferramentas que você irá utilizar: uma escova dentária para cães ou um dedal especifico para escovação dentária; e a pasta de dentes para cães (não utilize a sua pasta dental!). Conversar com o seu cão também ajuda a acalmar ele. Não fique em cima dele durante a escovação, fique ao lado dele ou na frente dele, e tente não parecer ameaçador.

Prepare as gengivas de seu cão. Nem todos cães gostam ou permitem que mexam em suas bocas, então se seu cão já for adulto, vá com calma e com cuidado. Abra a boca dele, e com cuidado, vá passando a ponta de seus dedos na gengiva de seu cão. Quando essa etapa estiver ok, coloque um pouco da pasta de dentes em seus dedos e apresente a pasta para o cão. Se depois de algum tempo ele continuar evitando a pasta, troque o sabor até encontrar um que seja agradável para o seu cão. Até o momento em que ele não estiver acostumado com tudo isso, você pode tentar escovar os dentes dele com seus dedos.

Quando a etapa de preparação e a de acostumar seu cão estiverem feitas, comece a acostuma-lo com a escova (ou dedal) com pasta. Novamente, vá com calma. E tudo bem se você não conseguir fazer uma bela escovação logo de primeira. O negócio é ir tentando aos poucos até que você consiga escovar toda a boca de seu cão. Até lá, vá fazendo movimentos circulares pequenos e foque nos dentes que contém uma grande quantidade de placa. Após a escovação dentária canina, recompense o seu cãozinho com algo que ele goste.

Para ajudar na saúde bucal de seu cão, você também pode dar guloseimas caninas que ajudam a limpar as gengivas, e brinquedos com o objetivo de limpar os dentes dos cães.

Mas antes de inserir qualquer hábito novo na rotina dos eu cão, lembre-se de consultar o seu médico veterinário!

Wesco apresenta o Acacabou

Para evitar que seu cão traga para a sua casa uma série de bactérias e sujidades, a Wesco traz o Acacabou para Cachorros. Se trata de um dispenser de saquinhos Oxi-Biodegradáveis, é uma inovação para aquelas horas de passeio com o melhor amigo e ele precisa fazer as necessidades. Confira mais informações aqui.

Com informações de: LinkAnimal; Tudo Sobre Cachorros.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?