Como convencer alguém em 10 segundos

Imagine que você está dentro de um elevador com uma só pessoa ao seu lado. Até a próxima parada, há um intervalo de tempo de 10 segundos, e a sua missão é convencer este estranho a dizer sim e concordar com você. Isto é possível?

Mantenha a calma para convencer alguem

Antes de mais nada, fique calmo: quando você está ansioso, a sua respiração fica mais curta, mais superficial, o seu coração bate mais rapidamente e você vai demonstrar nervosismo.

Para que você tenha uma mínima chance de sucesso, tente se acalmar e a melhor maneira de fazer isto é respirar profunda e lentamente, pelo menos três vezes. Em seguida, sorria e diga bom dia, ou boa tarde, dependendo da hora.

Sem entrar em detalhes sobre a explicação científica, a sua imagem comunica ao estranho muito sobre você, isto é, antes de você abrir a boca, você já transmitiu muita informação.

Assim sendo, é muito importante, para começar, ter uma boa apresentação. Caso contrário, você será nocauteado no primeiro golpe.

Observe o seu interlocutor

Da mesma forma, é importante você observar o estranho e ver o que lhe diz a imagem dele. Dependendo do caso, talvez nem valha a pena tentar. Por exemplo: se ele estiver falando ao celular e o tom da conversa revelar urgência ou importância, talvez seja melhor você ficar em silêncio.

convencerPorém, se ele não estiver fazendo nada e estiver olhando para você, então há uma possibilidade de sucesso. Esta possibilidade aumenta se ele sorrir e responder bom dia, ou o que for.

Agora suponha que você recebe uma chamada no celular e não está vendo quem está chamando: você ouve apenas uma voz que dará alguma informação. Suponha então que esta voz pergunte: o senhor é um vendedor? A sua resposta poderá ser: bom dia, sim eu sou, o meu nome é fulano de tal e as minhas referências podem ser acessadas num website (informe qual). Como posso ajuda-lo?

Neste caso, você já conquistou a atenção do ouvinte e o próximo passo deverá ser ouvi-lo atentamente, para saber quais são as necessidades do potencial cliente.

Vamos supor, em seguida, que ele precise de um atendimento de urgência e que você tem a possibilidade de atendê-lo, mas apenas no dia seguinte. Você terá então alguns segundos para verificar se ele estará disposto a esperar até amanhã.

O que poderá convencê-lo a esperar? Talvez um vídeo que você postou no seu website (ou no da sua empresa) possa garantir a espera do cliente.

Este vídeo terá que convencer o cliente em alguns segundos. Portanto, neste curtíssimo espaço de tempo, você terá que comprovar a sua qualidade, credibilidade, experiência e derrubar possíveis objeções do cliente.

Como? Uma ideia é lembra-lo de algum atendimento de urgência já executado, seguido pelo testemunho do cliente dizendo o quanto ele ficou satisfeito com você. Talvez, esse vídeo possa ser repetido com dois ou três outros clientes.

Se você fizer isto, mostre imagens bonitas e clientes que sorriem satisfeitos (e que existam realmente). Nunca minta ou exagere a mensagem. Você tem 10 segundos para transmitir confiança e credibilidade.

Não esqueça da parte emocional

Procure falar ao coração das pessoas e dirija-se às emoções delas. Facilite ao máximo a decisão do futuro cliente para que ele diga sim.

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