Como controlar o seu dia e não deixar que ele controle você

A grande maioria das pessoas segue uma rotina ao acordar, que é constituída por hábitos adquiridos e perpetuados ao longo do tempo.

Durante muitos anos da minha vida, eu passei a maior parte do tempo viajando e trabalhando fora da minha cidade, ou mesmo fora do meu país. Quando eu não estava viajando, eu trabalhava em meu escritório doméstico. Uma das primeiras coisas que eu fazia logo cedo era verificar os e-mails.

Estas rotinas duraram anos. Um belo dia, eu fui questionado por um amigo se esta seria a forma mais produtiva de começar o meu dia. Então, eu decidi repensar algumas coisas e comecei a experimentar algumas mudanças.

Veja, a seguir, algumas sugestões de como você pode controlar o seu dia à partir da sua rotina matinal:

1. Olhe para a floresta, antes de ver as árvores

Pense no que você quer fazer nesse dia e escreva três metas a serem atingidas. Coloque o papel num lugar onde você possa vê-lo e lembrar das metas, para ver se você está caminhando na direção de atingi-las.

2. Ponha a alegria na frente dos e-mails

Se você quiser começar o seu dia de maneira positiva, comece por alguma coisa que o faça sorrir. Como fazer isto? Veja algumas sugestões:

  • Faça alguma coisa pelos outros; algumas vezes eu compartilho algum blog de um amigo, e, outras vezes, eu sugiro a alguém melhorar o seu perfil no LinkedIn; outra boa ideia é agradecer alguém por alguma coisa que fizeram por você;
  • Leia algo que o inspire, mesmo que seja uma única sentença;
  • Ouça boa música (eu, particularmente, sou saudosista e gosto de temas de jazz, gosto de bossa nova, gosto de música clássica, como a Nona Sinfonia de Beethoven, etc.);
  • Veja um vídeo engraçado no YouTube.

3. Evite ver as notícias

Na realidade, as notícias deviam ser chamadas de as más notícias. Você já assistiu a algum noticiário que consistiu predominantemente de boas notícias? Geralmente as manchetes são constituídas por más notícias políticas, algum atentado terrorista, algum crime, um desastre natural, e assim por diante. Minha sugestão é: não comece o seu dia assim. De alguma maneira, você deve se informar, mas, deixe isto para outra hora do dia.

4. Pense antes de fazer

Evite os automatismos inconsequentes. Concentre-se no que você vai fazer e siga em frente, sempre tendo em mente as suas metas.

5. Não comece por uma tarefa que você já sabe que vai deixa-lo estressado

Até que você esteja bem embalado, evite os indutores de estresse, que podem coloca-lo num caminho de negatividade. Deixe estas coisas para quando você já estiver em velocidade de cruzeiro.

Cumpra as suas metas, e, se sobrar algum tempo no final da tarde, faça uma caminhada, de preferência num jardim onde haja árvores, flores e bastante vegetação. Eu tenho a sorte de morar num lugar assim.

Você gostou deste post? Como é o seu dia? Você tem uma rotina matinal? Você tem alguma sugestão que gostaria de compartilhar conosco? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações:
Forbes

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?