Como as empresas podem combater a obesidade

Saiba como sua empresa pode ajudar a combater a obesidade de seus funcionários.

Cerca de dois terços dos americanos sofrem com a obesidade e suas consequências. Aqui no Brasil, estima-se que cerca de 15% da população do país esteja obesa, e atualmente, têm-se visto campanhas que lutam contra a obesidade infantil.

Mas não importa a idade, a obesidade é um dos problemas de saúde pública no mundo todo, e suas consequências fazem com os gastos relacionados com a saúde em empresas subirem, além de fazer com que a produtividade e lucratividade da mesma caírem por falta de funcionários trabalhando.

Pensando em como evitar os gastos extras de empresas, e pensando em como melhorar o bem-estar de seus funcionários, diversas firmas têm implementado medidas para incentivar seus funcionários a se movimentarem mais e a comerem melhor.

Perigos da obesidade

As pesquisas mais recentes mostram que a pessoa considerada obesa tem a sua qualidade de vida reduzida, podendo morrer antes das pessoas que são consideradas com um peso ideal. Isso acontece porque o excesso de gordura em nosso corpo acaba agravando problemas de saúde e geram uma série de doenças físicas e psicológicas.

Dentre as diversas doenças que aparecem com a obesidade, as principais são:

  • Hipertensão;
  • Hipertrofia ventricular;
  • Apneia;
  • Depressão;
  • Diabetes tipo 2.

Como combater a obesidade

A melhor forma de combater a obesidade é largar os maus hábitos, que às vezes são adquiridos com a rotina de trabalho, e começar a se alimentar de forma saudável e fazer exercícios físicos regularmente. E só quem vai poder te indicar a melhor maneira de fazer isso é um médico. Portanto, certifique-se que você, ou o(s) seu(s) funcionário(s) esteja(m) bem amparado(s) clinicamente antes de começar qualquer nova dieta e qualquer exercício físico.

Confira algumas dicas que você pode implementar em sua empresa

Porém, é possível incentivar a mudança de hábitos dentro de sua empresa aos poucos. Confira:

  • Você pode procurar parcerias com academias, a fim de oferecer planos especiais para seus funcionários;
  • Pode incentivar uma alimentação mais saudável no ambiente de trabalho. Se sua empresa dispõe de alimentos, você pode procurar por parcerias de alimentos mais saudáveis, como frutas, sanduíches naturais, e água no lugar de refrigerante. Se o funcionário quiser algum desses alimentos mais gordurosos, estabeleça que ele terá que trazer de casa.
  • Ainda no incentivo de uma alimentação saudável, você pode procurar mudar o fornecimento de alimentos utilizado por sua empresa.
  • Algumas empresas americanas possuem programas que ajudam os funcionários a cumprirem suas metas, aumentando o bem-estar desse funcionário e tornando-o mais produtivo e feliz em seu ambiente de trabalho. Esses programas tendem a funcionar, pois de acordo com seus idealizadores, antes da empresa fazer com que o funcionário mude de hábitos, ela precisa saber e o funcionário está emocionalmente (e às vezes até financeiramente) apto para fazer essa mudança.
  • Visando o bem-estar coletivo, se sua empresa possui uma creche, uma academia, ou algum tipo de clínica de saúde, você pode oferecer esses serviços para a sua comunidade ou para o restante da família de seu funcionário. Além de ser uma forma de fazer algo de bom para a comunidade, você estará ajudando na saúde mental dos envolvidos.
  • Aqui no Brasil, os Vigilantes do Peso possuem programas para empresas que possuem o interesse de uma ajuda externa. Informe-se com a associação mais perto de você.
  • Se falta de tempo é a desculpa de seus funcionários, contrate um personal trainer especializado em atender empresas. Muitas empresas fazem isso nos horários de almoço ou nos horários mais calmos, onde um profissional da área de educação física dá uma aula leve por alguns minutos. O mais comum é ioga e ginástica funcional.

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

A prevenção de doenças também faz parte das preocupações de uma empresa. A Wesco possui uma gama de produtos para a sua empresa que ajudam a prevenir doenças, como por exemplo, as transmitidas por vírus.

A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: Saúde Controle; Exame.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?