7 formas de aprimorar a sua inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de entender e de controlar as próprias emoções e as das pessoas que estão ao seu redor. As pessoas que têm uma alta inteligência emocional sabem o que sentem, entendem as próprias emoções e sabem como as emoções afetam o comportamento das pessoas. Estas pessoas então aplicam este conhecimento às pessoas que estão à sua volta. A inteligência emocional é considerada um componente importante para uma liderança eficaz.

Afinal, quem tem maiores chances de sucesso, um líder que responde ao estresse gritando e tomando decisões por impulso, ou um que calma e firmemente avalia a situação e controla as circunstâncias?

Veja, a seguir, 7 formas de aprimorar a sua inteligência emocional:

1. Fique ligado nas emoções

Faça diariamente um esforço deliberado para identificar emoções e consequentes comportamentos, ações e reações. Pense em como elas o afetam e afetam as pessoas ao seu redor.

2. Faça-se responsável

Controlar as suas emoções e estados de espírito é um elemento básico da sua responsabilidade pessoal. Se você for capaz de controlar as suas respostas, você evita tomar más decisões no calor do momento e aprende a controlar o seu estado de espírito.

3. Confie em você mesmo e na sua equipe

Sabendo que você e a sua equipe são capazes de dominar o momento e sair de uma crise por cima dela, você reage adequadamente ao que tiver pela frente e lidera pelo exemplo.

4. Use a sua empatia

Isto ocorre quando você é capaz de ver com os olhos dos outros, ouvir com os ouvidos dos outros e sentir com o coração dos outros. Em outras palavras, como dizem os americanos, “put yourself in someone else’s shoes” (colocar-se nos sapatos de outra pessoa). Isto lhe dá um extraordinário nível de entendimento e a comunicação abre-se para você.

5. Seja um motivador

Através da inteligência emocional, você torna-se capaz de escolher sabiamente entre o conforto no curto prazo e as suas metas no longo prazo, entre o que você quer agora e o que você mais quer, e desenvolver a sua própria motivação o torna capaz de motivar outros.

6. Crie um ambiente seguro à sua volta

Deixe as outras pessoas sentirem-se confortáveis e seguras na sua presença, sem ter que pesar cada sentimento e medir cada palavra. Este tipo de ambiente encoraja uma comunicação aberta, que caracteriza as grandes equipes.

7. Respeite as pessoas

Lembre-se que para ser respeitado é preciso respeitar. Procure ajudar os outros sempre que for possível. Quem tem alta inteligência emocional geralmente tem mais sucesso em tudo que faz e passam pela vida com mais entusiasmo e felicidade. Construir uma forte inteligência emocional não só irá melhorar a sua vida, como as dos que o cercam.

Você gostou deste post? O que você acha da inteligência emocional? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações:
Inc.com

× Como posso te ajudar?