6 formas de arrasar a motivação dos seus funcionários

Muitas empresas acham importante ter funcionários bem motivados, pois, elas creem que nesta situação os funcionários têm um melhor desempenho e são mais felizes.

Todavia, conseguir manter um alto nível de motivação não é fácil e alguns fatores podem atrapalhar bastante.

6 formas de arrasar a motivação dos seus funcionários e como evitá-las, é o que você verá a seguir:

1. Colegas pessimistas

Quem nunca viu isto em algum lugar? Há gente para quem as coisas sempre vão de mal a pior e o fim do mundo está próximo. Estas pessoas podem contaminar todo um grupo com o seu péssimo astral. Se houver alguém assim na sua empresa, livre-se desta pessoa o quanto antes. Talvez, uma boa solução num caso destes seja promover esta pessoa a gerente de arquivo morto e tranca-la no porão, onde fica o arquivo morto!

2. Falta de uma visão de conjunto

Em muitas organizações ninguém se preocupa em mostrar aos funcionários o que a organização representa e para aonde se dirige. Isto pode limitar a capacidade dos funcionários focarem no que é realmente importante e os deixa meio perdidos, sem saber bem para aonde ir e o que fazer. Ter uma visão geral de conjunto é muito importante.

3. Falta de perspectiva de carreira

Saber que por mais que você se esforce nunca vai sair do lugar gera uma enorme apatia. Isto é muito comum nas empresas públicas e é péssimo para os níveis de desempenho. Para render o máximo, as pessoas precisam saber que elas podem aprender e progredir e que estão sendo úteis para si próprias e para os colegas.

4. Desperdício de tempo e de esforço

Há lugares nos quais reuniões são marcadas sem um real motivo para existirem, e-mails são enviados para todos com informação irrelevante e coisas deste tipo. Eu já presenciei gente fazendo joguinho no computador em horário de trabalho. Existe algo mais desmotivador para quem assiste uma cena destas? Isto gera um ambiente no qual proliferam as fofocas e a falta de empenho.

5. Falta de reconhecimento

Você fez um grande trabalho, economizou alguns milhares de reais para a empresa e, depois de tudo, num um muito obrigado. Se você quiser ter uma equipe motivada reconheça os méritos, se possível publicamente. Se valer a pena, um aumentozinho não faz mal a ninguém!

6. Estilo inadequado de liderança

Parece óbvio que o estilo de liderança numa organização militar não pode ser o mesmo existente em uma organização de marketing e de vendas. Um soldado obedece sem discutir o mérito das ordens recebidas, mas um funcionário de uma empresa de tecnologia jamais aceitará ser liderado desta maneira.

Este assunto está longe de ser esgotado, mas, acho que deu para passar a ideia que motivação é chave numa organização para o melhor desempenho possível dos funcionários e que certos fatores podem ser verdadeiros destruidores de uma boa motivação.

Você gostou deste post? Você concorda com o que foi descrito? Você tem algum caso interessante sobre este assunto que gostaria de compartilhar conosco? Se tiver, poderemos cita-lo num próximo artigo. Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?