6 características que grandes líderes têm em comum | Wesco

6 características que grandes líderes têm em comum

A liderança pode estar relacionada a múltiplos aspectos de nossa vida. A nossa praia é a atividade profissional e agora vamos falar um pouco sobre a liderança relacionada a ela. O que grandes líderes como Bill Gates, fundador da Microsoft e hoje considerado um dos homens mais ricos do mundo, Steve Jobs, fundador da Apple e falecido há pouco tempo e outros têm em comum?

Vejamos abaixo seis características que estes grandes líderes têm em comum:

1. Procuram se cercar de pessoas que têm habilidades que eles não têm

Se você quiser se cercar de pessoas que sejam competentes em tudo, você acabará rodeado por uma equipe medíocre. É melhor cercar-se dos melhores em cada disciplina e apoia-los através de outros que possam compensar os seus pontos fracos. Valorizar a diversidade é crítico para uma boa liderança. Isto aumenta o poder de decisão e a capacidade de execução.

2. Satisfazem necessidades humanas básicas

Em toda atividade profissional, você estará sempre lidando com pessoas. Fazer os colaboradores se sentirem valorizados e incluídos são duas atitudes típicas de grandes líderes e uma forma de satisfazer duas necessidades humanas básicas. Quando alguém acha que não está sendo ouvido e que não é parte de algo maior, para de engajar e de contribuir.

3. Não são arrogantes

Ninguém sabe tudo. É relativamente fácil alguém se sentir um verdadeiro Deus, quando quase nunca escuta a palavra não de um colaborador. As pessoas que o cercam podem se sentir estimuladas a lhe dizer o que elas acham que você quer ouvir e você pode começar a acreditar que é realmente um Deus. Então, para não cair nesta armadilha, estimule os seus colaboradores a falar livremente e a dizer o que realmente eles pensam.

4. Grandes líderes são capazes de adaptar diferentes estilos de liderança, de acordo com as necessidades do momento

grandes líderesEm situações de crise, mesmo que temporária, às vezes é preciso liderar assumindo a frente da batalha e atuando de forma autocrática. Porém isto deve ser uma exceção. Na maior parte das vezes, a liderança democrática é mais bem aceita e produz melhores resultados. Sir Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, disse “Não importa qual for o seu estilo e o seu método, você precisa acreditar em você mesmo, nas suas ideias e no seu pessoal. Ninguém chega ao sucesso sozinho. O truque é alcançar o equilíbrio entre delegar poder à sua equipe e ser um exemplo a ser seguido por ela”.

5. São bons comunicadores

À medida que crescem, as empresas podem mudar as suas estratégias, necessitando de comunicação clara e constante para manter a paz e o sincronismo. Líderes que percebem este aspecto são mais humildes e procuram ter a certeza de que as pessoas entendem a sua mensagem. Frequentemente você precisa explicar porque você faz o que faz, sendo honesto nas suas intenções. Você precisa fazer o que diz que faz, ou o que promete fazer.

6. Compartilham o seu conhecimento

Grandes líderes não escondem o que sabem. Não compartilhar conhecimento e fazer alguém se sentir estúpido não é um comportamento aceitável. Delegue autoridade e inspire as pessoas a ter iniciativa. Seja tolerante com o erro, mas insista na importância de aprender com os erros cometidos.

Você gostou deste post? Como é o seu estilo predominante de liderança? Você tem alguma história interessante a nos contar sobre este assunto? Conte-a e nós poderemos cita-lo num próximo artigo. Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

× Como posso te ajudar?