20 maneiras de mudar a sua vida em 10 minutos ou menos

A maioria das pessoas fica a procura daquela receita mágica que mudará as suas vidas da noite para o dia, como se um único gesto pudesse render uma enorme mudança. Todavia, segundo os especialistas (e as lições da vida), são pequenos gestos diários que podem gerar grandes mudanças.

Veja a seguir 20 maneiras de mudar a sua vida:

1. Desinfete as mãos com álcool-gel

Sempre que usar o banheiro, antes de sair desinfete as mãos com álcool-gel. Segundo algumas pesquisas, isto reduz a possibilidade de disseminação de germes causadores de infecções em pelo menos 90%. Para as mulheres, esta é também uma ótima sugestão para quando saírem da manicure.

2. Faça meditação antes de dormir e logo após acordar

Para começar, informe-se sobre técnicas de meditação através de leitura ou por meio de um(a) instrutor(a). Este hábito o ajudará a dormir melhor e a começar bem o seu dia, clareando as suas ideias e o ajudando a focar nos seus principais objetivos.

3. Coma peixe duas vezes por semana

Os peixes são ricos em proteínas e em ômega-3 e, por isso, merecem um lugar no seu prato.

4. Coma menos sal e menos açúcar

O excesso de sal aumenta a pressão arterial e prejudica o seu sistema circulatório. O excesso de açúcar pode fazê-lo engordar e aumenta a sua chance de desenvolver diabetes.

5. Faça exercícios físicos diariamente

Esses exercícios devem ser adequados à sua idade e ao seu estado físico. Para alguns, uma boa caminhada é adequada e suficiente (aqui eu gostaria de lembrar o meu saudoso professor Antônio Boaventura, para dizer que o ritmo deve ser 120 passos por minuto), enquanto que para outros, especialmente se forem jovens e saudáveis, pelo menos meia hora diária de um bom exercício, como corrida, natação, bicicleta, etc.

6. Tome sol diariamente, preferencialmente de manhã cedo

Os raios solares são necessários para converter a provitamina D em vitamina D ativa. Esta vitamina é de vital importância para o desenvolvimento e a manutenção normal do nosso esqueleto.

7. Ouça música diariamente

A música acalma e relaxa. Ela tem um efeito semelhante ao barulho das ondas do mar, se naquele momento não houver uma tempestade. Eu particularmente gosto de ouvir Beethoven, Brahms, Rachmaninoff, os noturnos de Chopin, Antônio Carlos Jobim, Boccherini, Vivaldi e algumas peças de Jazz, entre outras coisas.

8. Planeje uma viagem

Viajar é muito bom, seja para outros continentes, como também simplesmente para ir até a praia mais próxima; e o prazer começa no planejamento.

9. Exercite a sua memória

Quando for ao supermercado, ao invés de levar uma lista, use um método mnemônico para lembrar o que comprar. Uma sugestão é inventar uma história, na qual figurem todos os itens da sua lista de compras.

10. Aprenda algumas receitas com iogurte

Iogurte é um excelente alimento e pode fazer parte do seu desjejum e também de muitas outras coisas, como molhos, sopas, etc.

11. Tome uma chávena de chá à tarde

Este é um hábito salutar e famoso dos ingleses, que vale a pena adquirir. Entre outras coisas, isto o ajudará a fazer um pequeno intervalo nas suas atividades.

12. Lembre-se do que você quer

Pelo menos uma vez por dia, quebre a rotina de trabalho, sente-se confortavelmente, feche os olhos e pense no que você fazer da sua vida e como quer viver o tempo que lhe resta (podem ser muitos anos ou décadas). Isto pode ser associado a uma chávena de chá.

13. Faça um estoque de legumes congelados

Esses legumes são geralmente colhidos na melhor época possível e têm, por isso, um melhor valor nutritivo.

14. Visite o banheiro, mesmo que tenha que se atrasar um pouco

Quando chegar a hora, não segure. As fezes ressecadas podem causar uma irritação crônica do cólon e isto pode ter consequências desagradáveis para a sua saúde, como, por exemplo, hemorroidas.

15. Antes de dar a descarga, olhe a sua urina

Ela deve ser transparente, límpida e ter cor amarela clara ou um pouco mais escura. Uma urina muito escura pode significar que você deve beber mais água. A melhor maneira de manter-se bem hidratado é beber água em pequenos goles várias vezes por dia.

16. Rir é o melhor remédio

Este é o título de uma seção de piadas da publicação Reader’s Digest. Use alguns motivos para rir, como assistir a vídeos incríveis e engraçados de animais, pegadinhas populares na TV, vídeos engraçados enviados por amigos através das redes sociais, etc.

17. Sorria

Não esconda a sua natureza. Se tiver vontade de sorrir, sorria, da melhor maneira que puder. Os outros agradecem!

18. Levante sem usar as mãos

Sempre que estiver sentado, tente levantar sem usar as mãos. Se possível, repita esse movimento de cinco a dez vezes.

19. Ande pela casa sem sapatos

Se possível, sempre que entrar em casa tire os sapatos. Andar descalço faz bem para o seu corpo, principalmente para os seus pés.

20. Ao caminhar procure um local com bastante verde

De acordo com algumas pesquisas, isto ajuda a evitar depressão.

Você gostou deste post? Tem alguma sugestão que gostaria de compartilhar conosco? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?