12 segredos poderosos de pessoas realmente persuasivas

Há algumas pessoas que são muito boas para fazer outras pessoas fazerem o que elas querem, especialmente no ambiente de trabalho. Ser genuinamente persuasivo é uma parte importante do sucesso, portanto, o que será que elas fazem para conseguir persuadir outras pessoas?

Veja, a seguir, 12 segredos das pessoas realmente persuasivas. Será que você reconhece algumas dessas qualidades em você mesmo? E em que áreas você necessita se aprimorar?

1. As pessoas realmente persuasivas sabem como se conectar com outras pessoas

Uma grande parte responsável pela persuasão ser eficaz é baseada no que os franceses chamam de rapport, isto é, um relacionamento próximo e harmonioso, que alguns chamam de uma boa conexão, entre você e o seu cliente/colega. Quando você não conhece a outra pessoa, é importante tentar construir rapidamente uma conexão, através de, por exemplo, interesses comuns e cultivar esse relacionamento.

2. As pessoas realmente persuasivas são curiosas sobre os pontos delicados de outras pessoas

Elas fazem questão de saber com quem elas estão falando. Elas procuram conhecer o interlocutor e estudam as preferências dele. Elas nunca fazem uma abordagem ampla, para uma pessoa focada em detalhes, e elas nunca fazem declarações enfáticas quando o interlocutor valorizar a colaboração. Quanto mais você prestar atenção aos pontos delicados dos outros, melhor você poderá adequar a sua mensagem para as preferências deles.

3. As pessoas realmente persuasivas preocupam-se em causar uma boa impressão

Elas sabem que causar uma boa impressão é importante, porque as pessoas fazem um julgamento a seu respeito poucos segundos após conhecê-lo. As pessoas persuasivas sabem que elas precisam se apresentar da melhor maneira possível em todos os encontros.

4. As pessoas realmente persuasivas sabem bem como definir uma necessidade

Elas sabem que precisa haver uma necessidade de alguma coisa que você está tentando vender, comprar, ou conseguir que elas façam. Sem uma necessidade, nada acontece. Você precisa ser capaz de encontrar uma área na qual algo está faltando, e então, vender o que for necessário para satisfazer essa necessidade.

5. As pessoas realmente persuasivas são emocionalmente inteligentes

Elas sabem controlar as suas emoções. Numa situação de conflito, elas mantêm a calma e não fazem um drama quando as coisas não são favoráveis. Elas permanecem calmas e isto leva as outras pessoas a confiar nelas.

6. As pessoas realmente persuasivas sabem dançar

Elas sabem que se quiserem exercer alguma influência, forçar a barra raramente funciona tão bem como dançar (ser flexível). Um passo para trás, dois para o lado, um passo para a frente, e assim por diante, de forma graciosa. Forçar a mão leva as outras pessoas a se colocarem na defensiva.

7. As pessoas realmente persuasivas são curiosas e inquisitivas

Elas não sabem tudo e nem têm todas as respostas, mas, elas estão sempre dispostas a fazer perguntas e a mostrar curiosidade. O dom de ser curioso é bom porque você sempre pode aprender algo mais, além do que você já sabe. Este é o presente de ser inquisitivo, pois você aprende tanto com as perguntas como através das respostas.

8. As pessoas realmente persuasivas são confiáveis e competentes

A confiança é sempre atraente e extremamente impactante, de uma forma que nenhuma outra qualidade pode se comparar. Quanto mais você acreditar em você mesmo, e no que você faz, os outros responderão de maneira mais positiva. A maioria das pessoas procura em outras a mesma confiança que gostariam de ter em si próprios.

9. As pessoas realmente persuasivas sabem como inspirar

As pessoas são motivadas a imitar o comportamento de outras, e é parte da natureza humana desejar pertencer a alguma coisa e se sentir bem adaptado. Quando você encontra um terreno comum para se conectar, isto transmite aos outros a segurança de que o que você está sugerindo está correto, sem ter que pensar muito a respeito, e que isto não as vai decepcionar.

10. As pessoas realmente persuasivas são grandes contadoras de histórias

Elas sabem como contar uma história de maneira atrativa e cativante. As outras pessoas têm uma maior probabilidade de comprar uma ideia se elas tiverem uma visão do que lhes está sendo vendido.

11. As pessoas realmente persuasivas se conectam num nível pessoal

Entre outras coisas, isto significa saber os nomes das outras pessoas e usa-los numa conversa. Também significa mostrar respeito pelo que elas são. Isto é conectar-se num nível pessoal.

12. As pessoas realmente persuasivas são autênticas e genuínas

Talvez esta seja a qualidade mais importante e elas sabem que ser genuínas e autênticas inspira confiança. Quando as outras pessoas acreditam em quem você é, elas sabem que você não é uma criatura manipuladora e que fica brincando com elas. Então, elas confiam em você.

Não subestime as suas qualidades, você pode aprender o que significa ser uma pessoa persuasiva. Faça isto com uma autenticidade do fundo do coração e uma genuína intenção, e sempre você estará do lado certo.

Você gostou deste post? Você se considera uma pessoa persuasiva? Se a sua resposta for afirmativa, por quê? Se for negativa, gostaria de aprender a ser persuasiva? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Fonte: Adaptado do original "12 Powerful Secrets of Really Persuasive People", escrito por Lolly Daskal, Presidente da Lead From Within, para a Inc.com

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?