09 de junho: Dia Mundial da Imunização

Hoje, dia 09 de junho, comemora-se o dia mundial da imunização.

O dia 09 de junho é a data escolhida para chamar a atenção para a importância da imunização. Devido ao fato que diversas doenças já foram erradicadas graças ao ato de imunização, esse dia se torna ainda mais importante já que normalmente nós só nos preocupamos enquanto temos/somos crianças e/ou quando acontece um surto em nossa região.

Dentre as doenças que a imunização através da vacinação conseguiu erradicar aqui no Brasil estão a febre amarela e a varíola, além de haver mais de 20 anos desde o último surto conhecido de paralisação infantil, e dez anos desde o último surto de sarampo.

Aqui no Brasil, o direito pela imunização através do uso de imunobiológicos, como as vacinas, é lei desde a década de 1970. Conhecido como Programa Nacional de Imunização (PNI), recomenda a vacinação da família, que deve ser feita desde o primeiro dia de vida de um bebê e deve-se estender até a vida adulta e terceira idade. O PNI garante o direito da imunização para todos, incluindo povos indígenas e pessoas com necessidades especiais.

Vacinação em crianças

A imunização em crianças começa logo nas primeiras horas de vida, onde se dá uma dose única para a imunização da tuberculose e uma dose para a imunização da hepatite B. Depois disso, inicia-se uma intensa bateria de vacinas quando a criança completa dois meses. É essa bateria de vacinação que garantirá que a criança consiga crescer e se desenvolver sem maiores complicações.

Clique aqui e saiba o calendário completo de vacinação em crianças.

Vacinação em adultos

Quando crescemos, achamos que estamos safos, mas é uma ideia errada, isso porque, ainda em pleno século XXI, existem doenças que podem acometer adultos.

Muitos só fazem novas vacinas ou reforços de vacinas quando pretendem viajar para um lugar onde a imunização é obrigatória, ou então quando há um surto na região onde mora.

Mas na realidade, existe um calendário de vacinação para adultos também, no qual conta que a partir dos 20 anos devemos nos imunizar contra as doenças difteria, tétano, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), além da vacinação contra os vírus da Influenza.

Imunização é para vida a toda

Além das imunizações de doenças mencionadas nesse texto, existem diversas outras imunizações que todos podemos fazer. Não importa a sua idade, informe-se sobre as doenças que podem te acometer. Converse com seus familiares e com seu médico. Peça a opinião de um profissional da saúde, e se achar que vale a pena, se achar que você parte de alguma área de risco, imunize-se.

Reforce também na prevenção. Pensando no bem-estar das pessoas, a Wesco é uma empresa que oferece para seus clientes formas de ampliar o lazer e bem-estar no meio corporativo, empresas familiares, lares, escolas, hospitais, entre outros locais, garantindo assim que todos possam desfrutar suas vidas com mais saúde e facilidades. Conheça nossa linha de produtos aqui.

Com informações de: Hospital Infantil Sabará; Associação Médica Brasileira.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?