Seja um líder simpático: dicas essenciais para conquistar uma equipe

Seja um líder simpático: dicas essenciais para conquistar uma equipe

Elencamos algumas sugestões para que sua gestão seja certeira!

Você se considera um líder simpático? Ou melhor, você acha que sua equipe te considera um bom líder? Parceiro e interessante? Uma boa influência profissional e até pessoal? Sua equipe te vê como exemplo inspirador e de motivação? Se você está em dúvidas de como sua gestão é vista, esse texto é para você!

O Blog da Wesco traz algumas dicas especiais que prometem te fazer um líder mais simpático, que utiliza o seu cargo mais alto para exercer de maneira positiva e sutil o objetivo de um líder: conduzir uma equipe para o sucesso.

Todo país democrático vive um grande fervor em ano eleitoral. Ultimamente, a radicalização de diferentes lados reflete uma sociedade um tanto desesperada por um líder que represente seus ideais. Nada como uma eleição e a sede da militância e simpatizantes em apoiar seus candidatos para identificar como a imagem de um líder transcende de forma que pode influenciar de maneira onipresente, basta que ele ocupe, ou se coloque, em um cargo mais alto na hierarquia.

Em uma empresa isso não é muito diferente. Quando se existe a necessidade de resultados positivos, o ambiente em que os colaboradores estão inseridos tem papel fundamental nessa jornada, e um líder apto nessa condução é essencial.

Portanto, utilizar meios para desenvolver as potencialidades dos colaboradores internos é tarefa indispensável do líder, principalmente com o aumento da competitividade no mercado atual. Caso contrário, é bem possível que a desmotivação de uma equipe se transforme em caos e resultados negativos.

Equipe estressada

Uma pesquisa realizada pela Robert Half em 12 países, divulgada em 2014, apontou que os brasileiros são os profissionais mais estressados do mundo. O levantamento contou com a participação de 1.500 diretores de Recursos Humanos.

  • 52% dos entrevistados em nosso país afirmaram que a principal causa do estresse no trabalho é a sobrecarga de serviço e o acúmulo de funções;
  • Para 44% o motivo do estado de estresse é pela falta de reconhecimento de suas funções;
  • 60% acreditam que o trabalho em equipe minimiza os fatores de estresse;
  • 51% sugerem uma reestruturação das funções e tarefas para melhor produtividade.

O estudo transparece que o trabalho de equipe é reconhecido como necessidade e tem potencial para se conquistar bons resultados. Todavia, uma gestão ineficiente, reflete diretamente na insatisfação, sobrecarga de tarefas e estresse.

Seja um líder simpático

rawpixel-660716-unsplash

Estudo comprova: o trabalho de equipe é reconhecido como necessidade e tem potencial para se conquistar bons resultados.

Travis Bradberry, co-autor do best-seller número 1 nos EUA, Emotional Intelligence 2.0, e também co-fundador da TalentSmart, uma das empresas líderes do mundo em fornecimento de testes e treinamentos em inteligência emocional, elencou 10 dicas essenciais para quem deseja ser um líder mais simpático.

Segundo o especialista, pessoas grosseiras com uma boa visão podem comandar um público relutante por um período, mas isso nunca dura muito tempo.

10 características de um líder simpático, segundo Travis Bradberry:

Formam conexões pessoais

Não importa a quantidade de pessoas em uma sala, os líderes simpáticos fazem com que todos se sintam como se estivessem tendo uma conversa pessoal, como se ele fosse a pessoa responsável por conectar todos na sala. Líderes simpáticos comunicam-se em um nível de conexão emocional muito grande com as pessoas. Eles nunca esquecem de que há um ser humano na frente deles.

São acessíveis

Independentemente da posição ou capacidade, os líderes simpáticos dedicam seu tempo e atenção para as pessoas, compreendendo suas necessidades. Eles fazem com que todos sintam-se importantes, porque acreditam que todo mundo é valioso.

São humildes

A arrogância destrói qualquer líder. Por isso, líderes simpáticos não agem como se eles fossem melhores do que outros, porque eles não pensam assim. Ao invés de ser uma fonte de prestígio, eles veem a sua posição de liderança como uma responsabilidade adicional para servir àqueles que os seguem.

Têm pensamento positivo

Otimismo é fundamental para ser um líder simpático. Ele sempre mantém uma perspectiva positiva em relação à vida, e isso se mostra na forma de descrever e conduzir as coisas. Mesmo em situações muito negativas, os líderes com essa característica emanam uma esperança de entusiasmo e positiva para o futuro. Isso gera confiança de que eles são capazes de fazer melhor amanhã do que fizeram hoje.

São resilientes e astutos

Quando se trata de suas próprias realizações e fracassos, os líderes simpáticos levam as coisas com tranquilidade e astúcia. Eles não explodem com as coisas ruins que lhes acontecem. Eles apreciam o sucesso sem deixar subir para as suas cabeças, e eles reconhecem prontamente as falhas sem ficar presos aos problemas. Eles aprendem com seus erros e acertos para seguir crescendo.

São generosos

Líderes simpáticos são muito generosos e preocupados em servir as pessoas que estão ao seu redor. As pessoas ao redor deste líder sabem que ele quer seu bem e preocupa-se com seu trabalho. Com isso, as pessoas entendem que o sucesso de seu líder está diretamente ligado ao seu sucesso.

Demonstram integridade

Líderes simpáticos são muito generosos e preocupados em servir as pessoas que estão ao seu redor.

Líderes simpáticos são muito generosos e preocupados em servir as pessoas que estão ao seu redor.

Líderes simpáticos inspiram confiança e admiração através de suas ações, e não apenas as suas palavras. Muitos líderes dizem que a integridade é o mais importante para eles, mas os líderes simpáticos gostam é de demonstrar sua integridade todos os dias. Mesmo um líder que espalha charme não será simpático se esse encanto não é apoiado por uma base sólida de integridade.

Compreendem Pessoas

Líderes simpáticos sabem ler as pessoas apenas observando-as. Eles observam as expressões faciais, linguagem corporal e tom de voz, para obter o que realmente está acontecendo com seus liderados.

Apreciam potencial

O líder simpático não só vê o melhor em seu povo, mas também aprecia o sucesso e talento das pessoas em evolução. Eles tiram o melhor das pessoas, de modo que todo mundo se encontre em melhoria contínua em relação a si mesmo e a seu trabalho.

Lideram com essência

O líder simpático entende que seu conhecimento e experiência são fundamentais para o sucesso de todos aqueles que o seguem. Portanto, eles se conectam regularmente com as pessoas para compartilhar a sua essência sem superficialidade. Ele procura manter sua essência como fator muito mais importante que seus próprios méritos, não deixando o sucesso inflar seu ego.

Ambiente físico: um líder deve oferecer o melhor

Mas nem só um líder simpático pode alavancar uma equipe. O ambiente físico, como um escritório, precisa oferecer condições que aliam conforto, praticidade e segurança para os colaboradores.

“A implantação dos sistemas de higiene numa empresa traz uma alta percepção dos colaboradores, pois é o que as pessoas mais utilizam quando se fala de cuidados pessoais durante o período que estão no escritório”, destaca Wesley Garcia Gomes, Diretor Comercial da Wesco, empresa especializada em utilidades de higiene e bem-estar.

De acordo com o diretor, a Wesco investe em oferecer para líderes e gestores tudo o que é de melhor no mercado em âmbito global. “Essa qualidade faz com que os colaboradores valorizem o local que trabalham, pois se sentem valorizados, e isso é, inevitavelmente, uma via de mão dupla”.

Para Wesley, investir em ambientes equipados, também é fundamental para uma imagem interna na empresa. “Geralmente, o gestor que implanta os sistemas Wesco na empresa acaba recebendo elogios de seus colegas que o parabenizam pela iniciativa”.

Veja alguns utensílios que, aliados com uma higienização periódica e manutenção do ambiente dos banheiros, podem auxiliar nessa melhor recepção dos usuários:

Bloqueador de odores sanitários FreeCô

Produtos_Site_FreeCo_Professional

FreeCô Professional é o primeiro produto do Brasil que bloqueia o mau cheiro que sai do vaso sanitário.

Trata-se de um spray de óleos naturais aromatizados que deve ser espirrado na água do vaso sanitário antes de fazer o “número 2”. Assim, se forma uma camada na parte superior da água, que as fezes furam quando caem, mas é imediatamente restaurada e as fezes ficam debaixo vedadas, impedindo que o cheiro saia. Como o óleo é aromatizado, é como se as pessoas fizessem “número 2” com cheiro mais agradável. Ao final puxa-se a descarga e tudo vai embora sem deixar nenhum odor, apenas um leve aroma gostoso no ar. Saiba mais sobre essa inovação aqui.

Protetor de assento sanitário

O protetor de assento sanitário descartável é um conceito de higiene, para proteção da saúde contra os riscos de contaminação em toaletes coletivos. Feito em papel hidrossolúvel, é um hábito já consagrado e largamente utilizado nos mais avançados centros do mundo. Veja mais sobre esse produto aqui.

Coletor de Absorvente

Coletor de Absorvente: Produzido no formato de luva.

Coletor de Absorvente:
Produzido no formato de luva.

Produzido no formato de luva, em polietileno de alta densidade (PEAD 1° uso), evita o contato direto na hora de trocar de absorvente e simplifica o seu descarte, contribuindo para a não contaminação do ambiente onde está sendo descartado. Veja aqui mais informações.

Dispenser para fio dental

O dispenser de Fio Dental é fácil de usar e deve ser instalado em ambientes: onde o zelo e a higiene são fundamentais. É recomendado a lugares públicos como escritórios, indústrias, restaurantes, universidades, órgãos governamentais, consultórios, laboratórios, hospitais e outros. Conheça essa inovação aqui!

Kit de enxaguante bucal Listerine

Leve ao seu estabelecimento um produto de fácil acesso, que preserva a saúde de sua equipe e clientes. Sinta um agradável frescor com antisséptico bucal Listerine sabor Cool Mint. Saiba mais sobre essa inovação aqui!

Com informações: Sucesso Jovem, Administradores, Resultados Digitais, Accion, IBCCoaching,