Óleos essenciais: saiba onde utiliza-los | Wesco

Óleos essenciais: saiba onde utiliza-los

O que você faz quando seu corpo se machuca? Toma um remédio, muito provavelmente? E como você hidrata a sua pele? Com cremes próprios? Que tal utilizar um produto natural nesses momentos? Você já ouviu falar em óleos essenciais? Conhece algum? No texto de hoje vamos falar um pouco sobre os benefícios e as aplicações desse produto natural.

O que é um óleo essencial?

Um óleo essencial é uma substância orgânica e natural, e pode ser responsável pelo aroma de plantas aromáticas; é uma substância lipossolúvel, mas volátil e geralmente é produzido por estruturas secretoras especializadas de plantas. Por causa disso, dependendo da planta, o local de extração do óleo essencial será diferente, podendo ser feita de diversas partes da mesma planta. E embora leve o nome de “óleo”, o óleo essencial não é uma substancia oleosa.

Os óleos essenciais são mais conhecidos por seus aromas agradáveis e característicos, sendo muitas vezes utilizados apenas com o intuito de aromatizar um ambiente. Mas os óleos essenciais possuem diversos usos e benefícios.

Possíveis aplicações de óleos essenciais

Como o óleo essencial pode ser extraído de diversas partes diferentes da mesma planta, e por métodos diferentes, o óleo essencial acaba sendo composto por diversas substâncias. E é graças à essa fórmula tão completa que o seu uso é tão amplo, garantindo benefícios de um único óleo essencial em mais de uma aplicação.

Podemos utilizar óleos essenciais em:

  • Na aromatização do ambiente: o uso mais frequente. Por ser uma substância muito concentrada, é muito utilizado. Uma gota de óleo essencial da sua preferência para cada metro do ambiente é o suficiente. Ou então, dilua 10ml do óleo em um litro de água, umedeça um pano com a mistura e passe onde deseja.
  • Em compressas: o uso de óleos essenciais em compressas ajuda na recuperação de uma lesão. Isso acontece porque alguns óleos essenciais possuem propriedades analgésicas e estimulantes de circulação periférica. Use no máximo três gotas na compressa.
  • Na massagem: também o uso mais frequente. Alguns óleos essências possuem propriedades analgésicas, relaxantes e estimulantes de circulação periférica, sendo perfeitos para esse momento. Dilua 35 gotas de óleo essencial em 100ml de óleo vegetal para obter os benefícios.
  • Em inalações: Se você estiver resfriado, a inalação de alguns óleos essenciais pode te ajudar a melhorar o seu sistema respiratório, além de possibilitar o relaxamento mental. Cerca de 4 gotas de óleo essencial em água quente devem bastar.
  • Na limpeza: Diversos óleos essenciais possuem ações antissépticas, tanto que alguns produtos industrializados os possuem em suas composições. Em casa, você pode colocar algumas gotas do óleo essencial que você preferir em um pano e realizar a limpeza.
  • No cabelo e na pele: A utilização de óleos essenciais para cuidados estéticos também é muito utilizada. Para os cabelos, use cerca de 10 gotas para 100ml de xampu, ou em algum outro óleo vegetal deve bastar. Quem sofre com cabelo seco, oleoso, com caspa ou com queda são os que mais se beneficiam com os óleos essenciais. Para utilizar na pele, como hidratante natural, deve-se utilizar as mesmas 35 gotas para 100ml de óleo vegetal.
  • Durante o banho: A utilização de um óleo essencial no momento do banho pode ajudar no sistema respiratório e para o relaxamento da mente. Em um box, pingue cerca de 3 gotas em um canto. Na banheira, use cerca de 10 gotas.
  • E na ingestão: Nem todos óleos essenciais podem ser ingeridos, portanto consulte sempre o seu médico. Mas a ingestão dos óleos que podem ser ingeridos é feita principalmente para fins médicos.

Benefícios dos óleos essenciais

Óleo essencial Analgésico / Refrescante Anti-séptico Anti-inflamatório Cicatrizante Estimulante de circulação periférica Tônico
Alecrim x x x x x
Camomila x x x x x
Canela x x x
Eucalipto Globulus x x
Erva-doce x x
Hortelã x x x x
Lavanda x x x x
Laranja x
Limão x x
Melaleuca x x x x x
Menta x x
Rosa Vermelha x x x

 

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

Uma empresa deve garantir o bem-estar de seus funcionários e de seus clientes, por isso a Wesco apresenta uma gama de produtos para a sua empresa que ajudam a garantir o bem-estar de todos.

Além da linha de odorizadores, a Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: eCycle; Terra Flor; Óleo Essencias.org