O que Harvard sabe sobre higiene que todo fabricante também deveria saber

O que Harvard sabe sobre higiene que todo fabricante também deveria saber

Os gerentes nem sempre pensam nas palavras "manufatura" e "higiene" na mesma frase − mas especialistas em gerenciamento de instituições líderes como Harvard e The George Washington University certamente pensam. De fato, eles e outros importantes pensadores e profissionais estão ajudando a moldar a disciplina conhecida como higiene industrial.

Esse é um campo que se estende muito além da definição comum de higiene, que é "manter-se limpo". Um relatório da Harvard School of Medicine observa que, para atingir objetivos com o intuito de melhorar de maneira abrangente a saúde e segurança (e para alcançar os benefícios de produtividade e lucratividade que se seguem), os fabricantes precisam desenvolver programas que gerenciem e otimizem uma ampla variedade de fatores, incluindo ergonomia, ruído, temperatura, qualidade do ar interno, exposição a produtos químicos, radiação e riscos biológicos.

3 pontos chave para obter uma higiene industrial eficaz

O desenvolvimento e a implementação de tais programas requer o envolvimento da alta gerência, da cooperação interdepartamental e o que para muitas organizações será um novo conhecimento e uma nova especialização − testemunhar a ascensão do Higienista Industrial Certificado (do inglês Certified Industrial Hygienist - CIH). Em uma situação ideal, o CIH é integrado a todos os aspectos do planejamento e monitoramento da produção. Embora a lista de preocupações por eles abordada possa parecer assustadora, pode ser útil analisá-las através de três pontos de vista esclarecedores:

Um: a cultura da limpeza

Sob o ponto de vista da higiene industrial abrangente, é útil definir seus planos em termos de pessoas, áreas de trabalho e produtos.

No mínimo, o seu pessoal precisa de higiene básica − mãos limpas, para iniciantes − para ficar bem, permanecer no trabalho e ser produtivo (e é surpreendente como pouca lavagem das mãos é realizada sem incentivos e lembretes específicos e muitos suprimentos disponíveis, como desinfetante para as mãos). Os locais de trabalho precisam ser mantidos limpos, sem derramamentos perigosos para evitar acidentes como escorregões e quedas. E sua escolha de produtos precisa ser feita com cuidado, para não agravar os problemas de saúde e segurança que você está tentando evitar (como usar trapos como panos de chão, que podem não fazer uma limpeza adequada dos derramamentos e continuar a representar um risco de desperdício tóxico enquanto continuarem a ser usados no local de trabalho, esperando para serem limpos).

Dois: investimento em bem estar dos funcionários

Os funcionários também precisam de suporte menos óbvio: ferramentas e equipamentos ergonômicos para evitar lesões; luz suficiente para melhorar o humor e a função; ventilação adequada e filtros especializados para evitar a inalação de toxinas.

Esses esforços para prevenir lesões representam um bom começo para o bem estar, mas promover a saúde requer imaginação adicional. Um fabricante de sistemas áudio visuais criou seu próprio "parque de bem estar", com pista de corrida, estações de treinamento físico, quadra de vôlei e "desafios competitivos de saúde". Esses esforços criativos de fitness, redução do estresse e muitas vezes a nutrição podem exigir um investimento significativo, mas que produz excelente retorno. Um estudo recente descobriu que as empresas com programas formais de bem estar veem quedas significativas do absenteísmo e dos custos médicos, entre outros benefícios, gerando um retorno médio de 6 para 1 sobre o investimento.

Três: planejamento de segurança antes que ocorram acidentes

A Universidade George Washington é outra instituição líder que promove o valor do investimento em higiene industrial. Em um artigo recente, um de seus professores aconselhou que os fabricantes "... encontrem e corrijam os riscos no local de trabalho antes que os trabalhadores se machuquem". Ele recomenda o uso de Sistemas de Gerenciamento de Segurança e Saúde, observando que uma abordagem sistemática em toda a organização, constantemente monitorada e ajustada com base na experiência, é crucial para reduzir os quase um bilhão de dólares que os fabricantes (nos EUA) gastam diariamente em indenizações para os funcionários. Ele também aconselha os fabricantes a receberem de braços abertos os inspetores de órgãos governamentais de fiscalização e os considerarem "consultores baratos". Afinal, em média, os pedidos de indenização pelos trabalhadores diminuem 9% após uma inspeção.

Você não precisa ir a uma universidade de elite para ver os benefícios de adotar a higiene industrial. Você precisa iniciar um programa, observar como ele funciona no chão de fábrica, aprimorá-lo continuamente − e, em seguida, ver o seu lucro melhorar continuamente.

Soluções Wesco para limpeza e higienização dos colaboradores

Como vimos, manter o ambiente de trabalho limpo no chão de fábrica é importante para evitar acidentes. Colaboradores que tem ao seu dispor equipamentos para higiene pessoal também se sentem mais valorizados, além de limpos, o que também aumenta a sua motivação e respectiva produtividade.

Veja algumas das soluções da Wesco para limpeza e higienização pessoal que irão contribuir para uma fábrica mais limpa e o bem-estar da sua equipe:

DISPENSER TORK DE PAREDE PAPEL TOALHA WIPERS ROLO

Tork Dispenser Parede Pap Toalha Wipers Rolo

Tork Dispenser Parede Pap Toalha Wipers Rolo

O TORK Dispenser de parede economiza espaço, oferece um fácil carregamento e é ergonómico. Os dentes de fibra de vidro garantem reforço e segurança.

Características:

  • Alta capacidade;
  • Estacionário: economiza espaço;
  • Grande variedade de recarga;
  • Fácil carregamento e reenchimento;
  • Material: Metal e plástico;
  • Cor: Branco e turquesa.

TORK INDUSTRIAL HD WIPING PAPER JUMBO ROLL

Secar consiste em remover ou absorver líquidos derramados em superfícies, removendo a sujeira e a poeira com wipers a base de papel.

A tecnologia QuickDryTM, de secagem rápida oferece o melhor na categoria de wipers para a sensação das mãos, velocidade de absorção e capacidade total de retenção de água.

TORK WIPER LOW-LINT POP UP

O Tork Low-Lint Cleaning Cloth é um tecido flexível e dobrável que funciona bem com solventes, detergentes e desinfetantes. O produto contém 100% de fibras sintéticas virgens.

Características:

  • Cor do papel – Turquesa;
  • Não contém gravação em relevo.
Tork Wiper Heavy-Duty

Tork Wiper Heavy-Duty

TORK WIPER HEAVY-DUTY

O TORK Heavy-Duty é um pano multiuso com um forte poder de absorção e pode ser utilizado com diversos solventes. É adequado para proteger as mãos do calor e do metal, fornecendo um resultado de limpeza profissional graças a sua tecnologia limpadora excelCLEAN®. Este produto contém 100% de fibras sintéticas e virgens.

BLOQUEADOR DE ODORES SANITÁRIOS FREECÔ

Sendo o primeiro produto do tipo no Brasil, o bloqueador de odores FreeCô acaba com o constrangimento de usar o banheiro. Produzido com produtos naturais com princípios ativos de óleos essenciais fitoterápicos, não agride a saúde nem o meio ambiente. Na versão portátil, ele pode ser levado na bolsa, no bolso ou onde quiser, e na versão professional facilita a utilização em sanitários de uso coletivo.

SABONETE TORK ESPUMA

O dispenser Tork Sabonete Suave em espuma facilita a limpeza das mãos, além de possuir ingredientes que reduzem o risco de irritação da pele. Com capacidade de armazenamento de 1L, o dispenser nas opções com sensor e toque manual libera 0,4ml de espuma por acionamento, quantidade ideal para a limpeza da pele sem desperdício de produto.

DISPENSER TORK ELEVATION

A linha de dispensers Tork Elevation para papel toalha completa o procedimento de limpeza das mãos, assegurando a higiene com o sistema touch- free, onde o usuário toca apenas no papel que vai utilizar. O dispenser possui uma aparência moderna e é adequado para espaços que recebem muitos visitantes.

A linha Tork Elevation é uma gama de dispensers com um design elegante e funcional. Possui uma aparência moderna e se encaixa em praticamente qualquer toalete. O sistema de toalha interfolhada TORK é o mais econômico do mundo, gerando redução comprovada de aproximadamente 30% no consumo de papel.

DISPENSER DE PAPEL HIGIÊNICO TORK SMARTONE

Acabe com o desperdício constante dos dispensers de rolos jumbo tradicionais. O Dispenser de papel higiénico Tork SmartOne® tem um design robusto de alimentação central, que distribui uma folha protegida de cada vez, pelo que favorece a higiene, resiste aos atos de vandalismo e reduz o consumo - em até 40%*.

* Dados obtidos com base em um estudo interno em 7729 utilizadores na Europa. Dispenser maxi jumbo tradicional vs. dispensador Tork SmartOne®. Redução comprovada com base no número de metros quadrados gastos em cada utilização. Maxi jumbo 13,6 dm2, Tork SmartOne® Twin Mini: 8,2 dm2.

Conheça a Wesco e descubra o produto ideal para a sua empresa fortalecer o ambiente de trabalho e a relação com o cliente. Clique aqui!

Fonte: Tork USA

Fontes de Informação:
Harvard School of Health: 
Industrial Hygiene Keeping Workers Healthy and Safe
Harvard Business Review: 
7 Ways to Improve Operations without Sacrificing Worker Safety
Workdesign: 
Wellness Programs for a Healthy Workplace
Boss Magazine: 
The Benefits of a Wellness Program in the Manufacturing Sector