Montando um sistema hidropônico em casa | Wesco

Montando um sistema hidropônico em casa

Confira o passo a passo de um sistema hidropônico em casa

No último post da sessão sobre Sustentabilidade aqui no blog da Wesco, nós falamos sobre uma técnica sustentável de cultivo, a aeroponia. E após a divulgação do texto, muitos pediram um passo a passo para tentar cultivar em casa.

Por isso, o texto de hoje é um passo a passo de como montar um sistema de cultivo hidropônico. Confira!

Hidroponia em casa: as opções

Se você tem interesse em ter um sistema de cultivo sustentável em sua casa, a hidroponia costuma ser uma boa opção. Você pode comprar o seu próprio sistema hidropônico, ou então construir um do zero.

O sistema que já vem pronto, costuma ser mais fácil, basta instalar. Porém, o valor costuma ser mais elevado. Já o sistema que você mesmo cria costuma ser mais barato e você pode montar no tamanho e lugar que for melhor para sua casa.

Passo a passo: montando o sistema hidropônico em casa

O sistema que vamos explicar nesse texto, é o sistema mais simples de se fazer, o NFT. Para montar o seu sistema hidropônico em casa, você irá precisar de:

  • Tubos de PVC de 75mm;
  • Tampas para cada extremidade dos canos (pelo menos duas);
  • 2 mangueiras de 20mm para tubo;
  • Bomba de água com vazão de 100 L/H;
  • Recipiente para ser utilizado como reservatório de água;
  • Copos plásticos (com ou sem buracos) e materiais de jardinagem (terra, argila expandida, espuma);
  • Timer para a bomba de água (opcional).

Siga essas imagens como referência de como o sistema hidropônico deve ser:

Prepare o local onde você quer que o seu sistema fique, se é em uma parede ou se é apoiado em algo. Em seguida, pegue seus tubos de PVC e faça furos na parte que ficará para cima. Eles devem ficar alinhados e com um espaço de, no mínimo, 15 centímetros entre si.

É importante lembrar que seus tubos de cultivo deverão ficar presos em outros dois tubos que levarão a água até as raízes e até o reservatório, então separe dois tubos e faça o buraco para conectar os tubos de cultivo. São nesses tubos que você precisará colocar as tampas. Faça também, dois buracos onde você possa conectar a mangueira sem que ela caia ou vaze.

Com seus tubos furados, você precisará prender eles na base, onde irá passar a água. Com cuidado, prenda os tubos com leves declínios, para que a água possa circular. Aí é só prender essa sua estrutura onde você quer que ela fique, ou em uma parede ou em cima de algo. A seguir, é a vez de conectar a bomba de água e as mangueiras.

Pegue o recipiente que você utilizará como reservatório de água e instale a bomba de água nele. Pegue as mangueiras e instale as mangueiras na bomba. É uma mangueira para cada tubo de transporte de água, uma levando a água para as raízes, e outra devolvendo a água para o reservatório. Conecte as mangueiras nos tubos e, se você quiser, instale o timer nesse momento.

Cultivando as plantas no sistema hidropônico feito em casa

Com a sua estrutura pronta, você precisará das plantas. Compre mudas de plantas hidropônicas em casas de jardinagem. Com as mudas em mãos, está na hora de colocar elas no seu sistema hidropônico.

Pegue os copos de plásticos, e se eles não forem esburacados, faça alguns furos neles antes. Ao colocar a sua muda nesse copo, você precisará preencher o espaço restante. Você pode fazer isso com terra, com argila expandida, com algodão ou com alguma espuma própria.

Com sua muda no copo, encaixe no seu tubo. Aí é só começar a cultivar: ligue sua bomba de água e certifique-se que sua estrutura funciona corretamente. Em alguns dias você já deve notar diferenças em suas mudas. Dependendo da planta escolhida, não há necessidade de retirar do tubo e recomeçar o plantio.

A Wesco também oferece sustentabilidade

E a Wesco é uma das mais competentes em oferecer soluções práticas para escolas, condomínios e empresas que seguem um compromisso com o meio ambiente e a necessária sustentabilidade. Veja mais informações no site: wesco.com.br

Com informações de: Tudo Hidroponia; umComo.