É essa a principal tendência de design para o varejo?

É essa a principal tendência de design para o varejo?

Não faltam artigos com títulos como "Tendências de design do varejo para 2019", "O que vem a seguir em design do varejo", "Dicas de design para lojas" e... bom, você entendeu. Todos nós queremos conhecer as dicas e truques que nos manterão um passo à frente da concorrência por pelo menos mais um ano.

Mas seguir todas essas dicas pode ser complicado e improdutivo, se você não se concentrar primeiro no que é mais importante. No varejo, seja online ou nas lojas, o ponto mais importante para começar é a experiência do cliente − e novas pesquisas mostram que o determinante mais importante de qualquer boa experiência no varejo é o bom design.

Como competir com o comércio eletrônico roubando seus segredos de design

O poder do design eficaz é bem reconhecido no comércio eletrônico, onde os campos entrelaçados do design da UI (interface do usuário, que vem do inglês User Interface) e da UX (experiência do usuário, que deriva do inglês User Experience) há muito se concentram na facilidade de uso. Sites ou aplicativos simples, de navegação intuitiva e que sejam fáceis de usar para comprar, são os que mais vendem.

Cada vez mais, a experiência nas lojas também está sendo redesenhada tendo em mente a simplicidade da facilidade de uso – mas, também com a simpatia, a comodidade e a capacidade de relacionamento. Em suma, com a totalidade de uma experiência muito humana sendo levada em consideração.

A organização por cores para o sucesso do varejo nas lojas

A tendência de color blocking (blocos de cores) é uma manifestação do UX design que está passando para o “mundo real”, para ajudar os varejistas tradicionais a competir. No nível mais simples, a organização de produtos por cor pode ser um auxílio à navegação nas lojas − essencialmente "codificando por cores" seu inventário para ajudar os clientes a diferenciar categorias e encontrar produtos com mais facilidade. Em um nível mais profundo, as cores podem acentuar o apelo sazonal e emocional dos produtos, funcionando como gatilhos sutis de compra.

6 características de design que criam uma experiência eficaz no varejo

Aproveitar totalmente o poder do design não deve ser confundido como uma tarefa simples de colocar cores bonitas em arranjos inteligentes. Pesquisas recentes da Gensler, uma das principais empresas de design experimental do mundo, identificaram seis características do design de loja necessárias para fornecer a experiência geral que os clientes adoram.

1) Beleza

Esta é uma verdade atemporal: a beleza atrai. Mas, como disse certa vez o estilista clássico Christian Dior, “não há beleza atraente sem entusiasmo”. E “entusiasmo” é o que o bom design deve trazer aos espaços de varejo, para atrair, surpreender e encantar os consumidores, criando uma loja que se destaque dos concorrentes e recompense os consumidores por se aventurarem além dos seus smartphones.

2) Clareza

A regra aqui é tão simples quanto deve ser o design da sua loja − mantenha as coisas claras, bem organizadas e intuitivas. Quanto mais um cliente tiver que se esforçar para descobrir o que você está vendendo e onde está esse produto, menos você venderá.

3) Sensação de boas-vindas

Nos primórdios do comércio eletrônico, um discurso comum era “Faça compras em casa, no conforto do seu pijama”. Por mais clichê que isto possa parecer agora, os clientes que mais uma vez estão saindo do sofá e indo para o shopping ainda querem se sentir bem. Como afirma o relatório, "os espaços onde os clientes se sentem acolhidos e que apoiam uma comunidade diversificada de pessoas são consistentemente classificados como melhores experiências".

O resultado é que os espaços do varejo agora podem incluir espaços comunitários que não são para vendas, sejam eles salões sociais, cafés ou espaços para apresentações. E como o excelente atendimento ao cliente é um componente importantíssimo da experiência positiva dos clientes, os espaços também devem ser projetados para serem agradáveis para os funcionários e acomodarem suas necessidades.

4) Autenticidade

O design da sua loja deve ressoar a personalidade da sua marca. Se você vender moda divertida e acessível, pule os lustres e o mármore − opte por cores, texturas criativas e recursos surpreendentes, até interativos.

A experiência da sua loja também precisa ser consistente com a promessa da sua marca. Você é uma marca orientada a propósitos, que apoia o meio ambiente? Em seguida, utilize materiais reciclados, desde a madeira em seus móveis até o papel em seus banheiros.

5) Novidades

A sua loja é exclusiva? O seu design é surpreende e encantador? É interessante o suficiente para ser comentado nas mídias sociais? Caso contrário, talvez seja hora de redesenha-la, porque ambientes chatos e comuns simplesmente dizem aos clientes "você deveria ter ficado em casa e ter comprado online".

6) Inspiração

A pesquisa mostrou que 71% dos compradores que estão nas lojas não vieram para comprar. Então, por que eles vieram? Um grande motivo foi: o desejo de "agitar as coisas", de sair para o mundo e fazer parte do que está acontecendo, do que está por vir, do que é emocionante. Em outras palavras, para serem inspirados. Isso pode se manifestar em ambientes do varejo que trazem a natureza para dentro de casa, provocam novas ideias ou proporcionam entretenimento... as possibilidades são ilimitadas.

A pesquisa descobriu algo mais fascinante sobre os 71% dos clientes que saíram sem nenhuma intenção de comprar. Se eles realmente foram inspirados − se a loja forneceu a beleza, a clareza, a novidade, a autenticidade e a sensação de boas-vindas que é sentida em casa, e que se combinam para proporcionar uma experiência excepcional na loja − mais de dois terços dos que “não iam comprar”, antes mencionados, fizeram uma compra uma vez na loja.

Chegou a hora de cada varejista dar uma boa olhada no design da sua loja e na experiência que ela oferece, porque a experiência orientada pelo design é o que impulsiona as vendas atualmente. É também, sem dúvida, a tendência mais importante para competir com o comércio eletrônico e ir mais além.

Soluções da Wesco para um ambiente mais aconchegante

Como vimos, a beleza, a sensação de boas-vindas e a inspiração são três das características que criam uma experiência eficaz no varejo e a limpeza da loja, com certeza, é um elemento essencial para a concretização dessas três características. Pensando bem, se o ambiente não for agradavelmente limpo e cheiroso, de nada adianta investir em design, pois a experiência do usuário será abalada de qualquer forma.

A Wesco pode te ajudar a cuidar dessa parte mais básica e que não faz parte do seu negócio principal, para que você possa se dedicar ao design e UX da loja. Confira:

AROMATIZADORES DE AMBIENTE WESCO

Os aromatizadores de ambientes Wesco são elaborados com matérias primas de perfumaria fina, garantindo qualidade e fixação prolongada.

Produzidos com essências naturais, menos suscetíveis a provocar dores de cabeça e/ou ataques alérgicos e não mancham. Possuem sequestrantes de cheiros em sua formulação, para combater odores desagradáveis causados por cigarros, fungos, umidade, entre outros.

ODORIZADOR ODISSEY

O odorizador contínuo Wesco deixa uma sensação de bem-estar, perfumando o ar de forma silenciosa, contínua, 24 horas por dia e sem sprays. Seu design moderno foi desenvolvido para valorizar a decoração do ambiente e pode ser usado em salas de espera, banheiros, escritório, lojas, consultórios, academias, escolas e onde mais imaginar.

ODORIZADOR AEROSSOL POWER SENSE

Combinação perfeita da modernidade e tecnologia com total controle. A fragrância só vai ser emitida de acordo com a programação e, portanto, é possível concentrar a fragrância nos horários e dias que quiser.

BLOQUEADOR DE ODORES SANITÁRIOS FREECÔ PROFESSIONAL

FreeCô é o 1º bloqueador de odores sanitários do Brasil. Chegou para acabar com o constrangimento de usar o banheiro. Não é aerossol, é um produto natural feito com princípios ativos de óleos essenciais fitoterápicos, portanto, não faz mal à saúde nem ao meio ambiente. A versão Professional é fixa e perfeita para estabelecimentos comerciais de restaurantes a escritórios.

DISPENSER DE FIO DENTAL

O dispenser de Fio Dental possui um exclusivo sistema de corte automático, que o torna extremamente higiênico, é fácil de usar e deve ser instalado em ambientes onde o zelo e a higiene são fundamentais. Comprovadamente incentiva os usuários a fazer a sua higiene bucal quando se deparam com o dispenser no toalete, aumentando o engajamento e promovendo a força do hábito para que o uso do fio dental se torne uma prática diária.  É recomendado a lugares públicos como escritórios, indústrias, restaurantes, universidades, órgãos governamentais, consultórios, laboratórios, hospitais e outros.

KIT ENXAGUANTES

Leve ao seu estabelecimento um produto de fácil acesso, que preserva a saúde de sua equipe e clientes. Sinta um agradável frescor com antisséptico bucal Listerine sabor Cool Mint.

  • Kit para enxaguante bucal Listerine
  • Enxaguante bucal Listerine Zero
  • Enxaguante bucal Listerine Cool Mint

TORK WIPER LOW-LINT POP UP

Tork Low-Lint Cleaning Cloth é um tecido flexível e dobrável que funciona bem com solventes, detergentes e desinfetantes. O produto contém 100% de fibras sintéticas virgens.

TORK PAPER WIPER PLUS

Secar consiste em remover ou absorver líquidos derramados em superfícies, removendo a sujeira e a poeira com wipers a base de papel.

SABONETE TORK ESPUMA

O dispenser Tork Sabonete Suave em espuma facilita a limpeza das mãos, além de possuir ingredientes que reduzem o risco de irritação da pele. Com capacidade de armazenamento de 1L, o dispenser nas opções com sensor e toque manual libera 0,4ml de espuma por acionamento, quantidade ideal para a limpeza da pele sem desperdício de produto.

DISPENSER TORK ELEVATION

A linha Tork Elevation é uma gama de dispensers com um design elegante e funcional. Possui uma aparência moderna e se encaixa em praticamente qualquer toalete. O sistema de toalha interfolhada TORK é o mais econômico do mundo, gerando redução comprovada de aproximadamente 30% no consumo de papel.

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Fonte: Tork USA

Fontes de Informação:
Gensler: 
The Gensler Experience Index
BrainyQuotes: 
Quotes on Beauty
DotActiv: 
Color Block Merchandising